Buscar

Intolerância Religiosa e Preconceito

Prévia do material em texto

Todas as religiões possuem o mesmo respeito e legitimidade? O que provoca os casos de intolerância que eclodem pelo mundo inteiro, e que em algumas regiões se intensifica, inclusive sob a forma de conflitos bélicos? Qual seria o papel do Estado diante dessas tensões? A sociedade possui alguma incumbência sobre esses fatos? 
Resposta: Sim,a intolerância religiosa é uma forma de preconceito por conta da religião.Geralmente esse tipo de discriminação,profanação e agressão.A intolerância religiosa é o desrespeito ao direito das pessoas de manterem as suas crenças religiosas. 
O que é o preconceito? De onde ele se origina? Será que o preconceito é um aspecto essencial da interação social humana e, por isto, determinado por nossa personalidade? 
Resposta: Preconceito é o ato de julgar algo ou alguém antes de conhecer o objeto de juízo. O preconceito começou como consequência da escravidão, porque os negros eram considerados, até pelos mais estudiosos da época, seres inferiores, associados a animais e desprovidos de inteligência. Preconceito como vimos pode ser passado de geração a geração sem ter um motivo lógico racional para a sua existência. Sendo assim o preconceito é algo preconcebido em relação a determinados grupos sociais. O Brasil por ser uma pais que acolhe a todos tornasse muito difícil que as pessoa admitam terem preconceito devido que tal fato é considerado repugnante de forma geral. A possibilidade de redução do preconceito e da discriminação encontram-se na mudança de atitudes quando nos propomos a saber de forma real as características históricas dos outros grupos. 
No caso em tela, Malu sofreu violação aos seus direitos e garantias fundamentais? 
Resposta: Sim, valores e normas são fatores fundamentais para que possamos viver em sociedade, e para estabelecer relações, sejam elas políticas, econômicas ou sociais, precisamos seguir certos princípios e determinar regras que devem ser respeitadas. 
 O estabelecimento empresarial pode ser alienado? Os credores precisam concordar com esse negócio jurídico? 
Resposta: O empresário que pretendesse alienar o seu estabelecimento empresarial deveria obter o consentimento prévio - expresso ou tácito - dos seus credores. Estaria o empresário alienante, no entanto, desonerado da obtenção desse consentimento prévio se, mesmo após a alienação do estabelecimento, continuasse dispondo de recursos para honrar as suas obrigações. 
Para o alienante do Estabelecimento existe alguma responsabilidade remanescente? 
Resposta: Se o alienante, após a venda do estabelecimento, deixar de explorar qualquer atividade econômica, responderá o adquirente pelas dívidas tributárias originadas da atividade desenvolvida no local do estabelecimento. Se, por outro lado, o alienante continuar a explorar qualquer atividade, mesmo que distinta da explorada no estabelecimento vendido, nos seis meses seguintes à alienação, responderá o adquirente apenas subsidiariamente pelos tributos decorrentes da atividade desenvolvida no estabelecimento até a data da transferência deste, ou seja apenas no caso de falência ou insolvência do alienante.

Continue navegando