Buscar

Recuperação judicial- questão

Prévia do material em texto

UFCG – CCJS – Campus Sousa-PB
Direito Empresarial III – 2020.1e - Profª. Monnizia Pereira Nóbrega
Estudo Dirigido I 
Questão:
A sociedade empresária Pará de Minas Veículos Ltda. Pretende requerer sua recuperação judicial. Ao analisar a minuta de petição inicial, o gerente administrativo listou os impedimentos ao pedido de recuperação, dentre eles, o devedor possuir ativo que não corresponda a, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) do passivo quirografário. Certo ou errado? Justifique e fundamente sua resposta. 
Resposta:
Errado. Esta hipótese é causa de extinção das obrigações do falido (Art. 158, II da LRE), e não condição necessária para o deferimento da recuperação.
Os verdadeiros requisitos para o deferimento de recuperação judicial estão elencados no Art. 48 da LRE: Poderá requerer recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido, exerça regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos e que atenda aos seguintes requisitos, cumulativamente: I – não ser falido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentença transitada em julgado, as responsabilidades daí decorrentes; II – não ter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial; III - não ter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial com base no plano especial de que trata a Seção V deste Capítulo; IV – não ter sido condenado ou não ter, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por qualquer dos crimes previstos nesta Lei.

Continue navegando