Buscar

PORTFOLIO fragmento de texto bíblico

Prévia do material em texto

VANIEGE BORGES DOS SANTOS
PORTIFÓLIO - LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO – AULA 02
PILAR
A tarefa é encontrar o texto bíblico original que inspirou a canção e observar o tipo diálogo que é construído entre os dois.
A famosa canção de Legião Urbana, "Monte Castelo", alvo de muito sucesso nos anos de 1980, pela letra e pela melodia, é resultado de uma leitura anterior que seu autor, Renato Russo, fez da Bíblia.
Qual a mensagem da letra?
O fragmento de texto bíblico original no qual a canção “Monte Castelo” de Legião Urbana se inspirou é o abaixo transcrito:
“E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. ”
1 Coríntios 13:2,3.
Quando dois textos no caso, de diferentes gêneros compartilham de um mesmo contexto, ocorre o fenômeno da intertextualidade que pode ser deforma implícita ou explícita.
O tipo de diálogo construído entre o fragmento bíblico e a canção consiste no método da intertextualidade, onde o autor de Monte Castelo constitui a conversa com base na temática do amor, que é idealizado no texto bíblico e é posto em prática na canção por meio de versos articulados com propriedade.
Percebe-se que a ideia global da obra é demarcada pela exaltação do amor. Partindo dessa prerrogativa a mesma se dá de forma explícita, ou seja, deforma idêntica. É válido ressaltar que a ideia que as relações intertextuais somente se tornam cada vez mais explícitas à medida que o interlocutor amplia sua bagagem cultural por meio de leituras diversas, pois somente assim essa conexão existente torna-se desvendada.
 
 
 
 
 
VANIEGE B
O
RGES D
OS SA
N
TOS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PORTIFÓLIO 
-
 
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO 
–
 
AULA 02
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PILAR
 
 
 
 
 
 
VANIEGE BORGES DOS SANTOS 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PORTIFÓLIO - LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO – AULA 02 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PILAR

Continue navegando