Buscar

Peter Singer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peter Singer
 • Filósofo australiano, defensor do princípio de igualdade na consideração da dor e do sofrimento tanto de humanos quanto de animais. A ideia central é que não há justificativas cabíveis da nossa parte ao ignorarmos os interesses de um ser vivo simplesmente pelo fato dele não ser humano, ou não ser da nossa espécie. 
• Status moral do sofrimento: todos os animais capazes de sofrer deveriam ter direito a um certo tipo de igualdade, seu sofrimento deveria receber peso similar de qualquer outro ser, devendo ter o mesmo status moral igualitário. 
• A teoria ética de Singer busca incluir os animais na comunidade moral, usando como critério o princípio da igual consideração de interesses semelhantes. Investiga também a aplicação da ética em questões práticas, como a igualdade para as mulheres, o tratamento de minorias étnicas, a preservação do meio ambiente, a eutanásia, o aborto, o uso de animais em pesquisas e na fabricação de alimentos.
• Para Singer, uma ação é considerada ética quando os interesses daquele que é afetado são considerados, expressando suas preferências, propõe assim diminuir o sofrimento no mundo e elabora uma crítica a ética posta e enraizada na nossa sociedade: “Porque a vida de um homem sempre tem mais valor do que de um macaco ou de um cão?”. Para responder ao questionamento, Singer recorre ao conceito de especismo. 
• Especismo: indivíduos consideram a sua espécie superior, isso daria o direito aos homens de perpetuar a ideia de preconceito e de desprezo pelos animais. É uma atitude de preconceito ou de pré-julgamento contra seres que não são membros de sua espécie, sendo a tendência ignorá-los ou não se interessar por eles. Tende também sugerir paralelos entre racismo e sexismo, uma vez que em todos os casos existe sempre um grupo especial que se auto intitula possuidor de um status especial, que discrimina quem não é desse grupo, assim diz que temos o direito de explorar e de usar quem é de fora porque eles não têm o status moral ou os valores morais que esse determinado grupo tem. 
• Para o filósofo, a ética deve ser prática, ou seja, ele se preocupa com as consequências das ações e não com os meios para realiza-la. Busca bases do utilitarismo de Jeremy Bentham e preceitos que possam ser aplicados de modo universal.
• Singer aponta para uma análise do uso de animais como alimento (como são os animais que usamos, as alternativas a esse uso, os fatos principais de produção de carne e produtos, os desafios do vegetarianismo. Apresenta também teses sobre o estudo de animais na ciência (o questionamento da alegação da necessidade e aplicação do “desafio dos seres marginalizados”).

Continue navegando