Buscar

Caderno I e II EDP

Prévia do material em texto

Exercícios Ética e Deontologia Profissional-Parte I
1.1.1
A) Para serem reconhecidos, de acordo com o artigo 2º nº1 a) b) RIEEP e anexo ao RIEEP (Regulamento do Perfil de Formação do Contabilista Certificado, nº 334/2020), os cursos devem ter grau académico de licenciado, mestre ou doutor e conter no seu plano de curso as ucs de CF e Relato com um número mínimo de 24 ECTS, Contabilidade de Gestão com um mínimo de 12 ECTS e Fiscalidade com um número mínimo de 18 ECTS.
Neste caso, apesar de se tratar de cursos que conferem grau académico de licenciado, a licenciatura de Gestão, não cumpre os critérios mínimos do Regulamento do Perfil de Formação do Contabilista Certificado, nº 334/2020, no que respeita a CF e relato e fiscalidade.
B) Após concluir esta licenciatura de contabilidade com sucesso, considera-se que o aluno concluiu com aproveitamento a UC de Projeto de simulação empresarial com 16 ECTS, pelo que efetuou com aproveitamento estágio curricular e pode ser admitido a exame de acordo com o artigo 1º d) e 30º do RIEEP.
C) Esta licenciatura de fiscalidade não contempla estágio curricular em projeto de simulação empresarial ou empresa de acordo com o artigo 30º do RIEEP, pelo que o aluno após concluir o curso não pode ser admitido a exame, terá primeiro que realizar estágio profissional (artigo 1º d) do RIEEP).
Se o aluno demonstrar possuir experiência profissional de acordo com o artigo 28º do RIEEP, poderá obter dispensa do estágio.
1.1.2
A) Sim, uma vez que, não se trata de um crime de natureza fiscal, económica e financeira, não restringe o direto de inscrição (Artigo 3º b) do RIEEP).
B) A candidatura à inscrição na OCC, que integra o pedido de admissão a estágio e inscrição no exame, é dirigida ao bastonário da ordem, por transmissão eletrónica de dados, através do site da ordem, anexando os documentos mencionados no artigo 4º nº1.
Depois aguarda notificação da OCC com a decisão, no prazo máximo de 60 dias (artigo 4º nº2 do RIEEP)
C) Segundo o artigo 4 nº4 do RIEEP o patrono e o candidato devem comunicar, conjuntamente, por escrito, ao bastonário, a data de início, o local e o horário de realização do estágio, bem como a data prevista para o final.
O estágio deverá ser iniciado até 15 de outubro, ou seja, 30 dias após a comunicação da aceitação da admissão a estágio, (desde que seja cumprida a comunicação prevista no artigo 4º nº2), de acordo com o artigo 4º nº4 do RIEEP.
O Dr. Mário Azevedo é CC com exercício efetivo da profissão nos últimos 5 anos, logo pode ser patrono do José, de acordo com o artigo 14º do RIEEP.
D) Segundo o artigo 5º do RIEEP, a partir da notificação, através de carta registada, prevista no nº2 do artigo 4º, neste caso a partir de 15/09.
E) O estágio profissional tem uma duração mínima de 800h cumpridas dentro do horário laboral e máxima de 18 meses de acordo com o artigo 8º do RIEEP.
F) Sim pode (não excede um ano), desde que seja efetuado pedido de prorrogação de estágio, conjuntamente, pelo membro estagiário e patrono, mediante requerimento dirigido ao bastonário e este aceite (artigo 26º do RIEEP).
1.1.3
A) Sim, teve uma experiência profissional de pelo menos 3 anos na prestação de serviços de contabilidade em entidade obrigada a dispor de CC (deve ser confirmado pela entidade e reconhecido pela ordem) artigo 28º e 29º do RIEEP.
B) Sim, porque possui as habilitações académicas necessárias à inscrição e tem estágio curricular (UC de simulação empresarial com 21 ECTS), pelo que nem necessitava de dispensa do estágio profissional por experiência profissional. A admissão a exame só é permitida aos candidatos que tenham concluído com aproveitamento estágio profissional ou curricular ou que dele estejam dispensados, artigo 2º nº1 d) do RIEEP.
C) Deve formalizar a sua candidatura à inscrição na OCC, que integra o pedido de admissão de estágio e inscrição no exame, dirigida ao bastonário da Ordem e acompanhada dos elementos mencionados no artigo 4º nº1 do regulamento de inscrição.
De acordo com o artigo 37º do RIEEP a ordem convoca os candidatos, que reúnam as condições previstas no artigo 2º do RIEEP, com pelo menos 60 dias antes da data do exame, para a realização do mesmo, com um mínimo de 15 dias de antecedência. 
D) De acordo com o artigo 32º do RIEEP, o exame de avaliação profissional consiste na realização de uma prova escrita, com a duração de seis horas, sobre matérias contabilísticas (Contabilidade geral ou Financeira e Contabilidade Analítica ou de Gestão), de natureza fiscal (Fiscalidade Portuguesa) e de Ética e Deontologia Profissional dos CC. 
Segundo o artigo 41º do RIEEP, só é admitida a consulta de legislação, sem anotações e em suporte de papel.
1.1.4
 
O exame de avaliação profissional, realiza-se, no mínimo, duas vezes por ano, competindo à ordem fixar a data, hora e local da realização do exame e divulga-los, através dos meios de informação considerados adequados, bem como convocar os candidatos admitidos, segundo o artigo 33º do RIEEP.
Os candidatos que reúnam as condições previstas no artigo 2ºdo RIEEP, 60 dias antes da data do exame, são convocados para a realização do exame, com 15 dias de antecedência, segundo o artigo 37º do RIEEP.
1.1.5
Tinha conseguido de acordo com o artigo 39º do RIEEP, alínea a), do documento de identificação.
De acordo também com o artigo não ter levado as folhas de teste não era relevante uma vez que de acordo com o artigo 39º alínea b), a folha de resposta, bem como as folhas de rascunho se solicitadas, são fornecidas pela OCC.
De acordo com o artigo 41º do RIEEP não é permitida a utilização de meios informáticos programáveis, pelo que não ter o portátil e o telemóvel também não era relevante, uma vez que, não podiam ser utilizados para consulta. 
Em resumo, não tinha impedimento à realização do exame.
1.1.6
De acordo com o artigo 47 nº2 do RIEP, o candidato que não obtenha aprovação no exame pode reinscrever-se para nova prova, mediante o pagamento da respetiva taxa, até ao limite de 2 anos, a contar da data do primeiro exame. Assim o Joaquim teria até 20-02-2019, para repetir o exame.
De acordo com o nº3 do artigo 47º do RIEEP, terminado o prazo de 2 anos, o período de inscrição caduca, devendo o candidato apresentar nova candidatura, pelo que a OCC tem razão.
1.1.7
 O candidato a inscrição à ordem pode ficar isento de estágio profissional, caso revele experiência profissional, que se considera, a experiência de pelo menos 3 anos nos últimos 10 anos, na prestação de serviços de contabilidade, e seja reconhecida pela OCC (artigo 28º do RIEEP). No exercício dó diz que o Joaquim trabalha, não diz o que. 
No entanto, ao terminar o curso de contabilidade e finanças da ESCE que tem a UC de Simulação empresarial com mais de 15 ECTS e protocolo com a OCC, o Joaquim conclui com aproveitamento estágio curricular que lhe permite inscrição na OCC (artigo 2º nº1 d) e artigo 30º do RIEEP)
1.2 Questões de escolha múltipla 
1.2.1 Alínea B, artigo 3º do RIEEP / 1.2.2 Alínea C, artigo 32º do RIEEP
Código Deontológico- Parte II
2.1- Casos
Exercício 1
A) Princípio da Idoneidade- Artigo 3º nº1 b) do CDCC
Princípio da competência- Artigo 3º nº1 e) do CDCC
B) Princípio da competência- Artigo 3º nº1 e) do CDCC
C) Princípio da equidade- Artigo 3º nº1 g) do CDCC
Princípio da integridade- Artigo 3 nº1 a) do CDCC
D) Princípio da independência- artigo 3º nº1 c) do CDCC
E) Princípio da integridade- Artigo 3 nº1 a) do CDCC
Princípio da independência- artigo 3º nº1 c) do CDCC
F) Princípio da responsabilidade- Artigo 3º nº1 d) do CDCC
G) Princípio da lealdade- Artigo 3º nº1 h) do CDCC
H) Princípio da confidencialidade- Artigo 3º nº1 f) do CDCC
Exercício 2 
A) É o contabilista certificado que de acordo com o artigo 5º, nº1 do CDCC é responsável por todos os atos que pratique no exercício das profissões, incluindo os dos seus colaboradores. O nº2 do mesmo artigo diz ainda que o recurso à colaboração de empregados ou terceiros, mesmo nos âmbitos de sociedades profissionais, não afasta essa responsabilidadeB) Segundo o artigo 6º a) do CDCC, para garantir a sua competência profissional e o adequado exercício de profissão, os contabilistas certificados devem, por forma continuada e atualizada desenvolver e incrementar os seus conhecimentos e qualificações técnicas e as dos seus colaboradores. São, portanto, responsáveis pela formação profissional dos seus colaboradores
Exercício 3
A) Segundo o artigo 9º nº3 do CDCC, falta mencionar os honorários a cobrar e a sua forma de pagamento 
B) O cliente pode rescindir o contrato, uma vez que a sua duração não está contemplada. O CC não salvaguardou os seus direitos com todas as cláusulas previstas 2.2
Exercício 4 
A) O Manuel não deve pronunciar-se sobre os factos e documentos que possa ter tido conhecido no exercício das suas funções, embora já tenha cessado funções como a OMMO o seu sigilo profissional não está limitado no tempo (Artigo 10º nº1/2 e 3 do CDCC). E princípio da confidencialidade (Artigo 3º nº1 f) do CDCC)
B) O Manuel deve informar que tem a obrigação de manter sigilo profissional e que não pode prestar qualquer informação relativamente a esta entidade, e que só pode ser dispensado desta obrigação pela entidade, por decisão judicial ou quando previamente autorizado pelo conselho diretivo (Artigo 10º nº4 do CDCC) 
Exercício 5
A) A multa não deverá ser assumida pelo Sérgio, uma vez que o cliente estava devidamente informado das suas obrigações para com o CC, não lhe tendo entregado a documentação atempadamente. De acordo com o artigo 12º nº4 do CDCC, a não entrega atempada da documentação afasta a responsabilidade do CC pelo incumprimento dos prazos estabelecidos.
B) Não. O CC informou o prazo necessário para entrega da documentação e solicitou-a várias vezes, alertando o cliente para as implicações da não entrega, ou seja, informou devidamente o cliente das suas obrigações contabilísticas e fiscais, conforme estabelecido no artigo 1º a) do CDCC 
C) O Sérgio deveria ter exigido a declaração de responsabilidade de entidade em como não lhe foram ocultados documentos ou informações relevantes que tenham efeitos contabilísticos fiscais, conforme estipulada no artigo 12º nº6 do CDCC
6.1) De acordo com o artigo 13º nº2 do CDCC. Deve, sempre que possível, disponibilizar colaboradores diferentes para o tratamento contabilístico das entidades potencialmente conflituantes e reforçar as precauções para evitar fugas de informação confidencial entre os colaboradores das entidades potencialmente conflituantes
6.2) De acordo com o artigo 13º nº3 do CDCC, se apesar das medidas apontadas, subsistir a possibilidade de haver prejuízo para uma das entidades, deve recusar ou cessar a prestação de serviços 
Exercício 7
A) Sim. Relativamente aos honorários, de acordo com o artigo 14º nº4 do CDCC, os CC em regime de trabalhadores independentes não podem cobrar ou aceitar honorários que dependam do lucro. Ainda, de acoro com o artigo 9º do CDCC, os CCs devem efetuar contrato escrito com os seus clientes, sendo uma das cláusulas os honorários a cobrar 
B) De acordo com o artigo 14º nº6 do CDCC, os salários a pagar aos contabilistas certificados que exerçam as suas funções em regime de trabalho dependente regem-se pelo disposto nas convenções coletivas aplicáveis ao setor.
Exercício 8
A) Segundo o artigo 15º nº1 do CDCC, os livros e documentos tem de ser entregues, no prazo máximo de 60 dias (logo até 30 outubro) com auto de receção onde discrimine os documentos entregues. A CC Sílvia não agiu de acordo com o CDCC, uma vez que devolveu a documentação depois da data prevista e limitou-se a entregar a documentação sem qualquer comprovativo da entrega.
B) Segundo o artigo 15 nº2 do CDCC, a CC só pode pronunciar-se se lhe for dado novamente acesso à documentação 
Exercício 10
O código deontológico dos CCs, aplica-se a todos os contabilistas certificados com inscrição em vigor, que exerçam a sua atividade em regime de trabalho dependente ou independente, integrados ou não em sociedades profissionais, ou em sociedades de contabilidade, com as necessárias adaptações (artigo 1º e 18º do CDCC)
2.2- Escolha múltipla 
1. C- Artigo 2º/3º nº1 c) e artigo 4º nº1 do CDCC
2. A- Artigo 9º nº2 do CDCC
3. A- Artigo 72º nº2 do EOCC
4. D- Artigo 10º nº4, artigo 5º nº1 h) do CDCC

Continue navegando