Buscar

Citoesqueleto e Contração Muscular

Prévia do material em texto

Quais as funções do citoesqueleto? Garante forma e sustentação mecânica da célula; Promove movimento de organelas e vesículas citoplasmáticas; Importante na contração celular; Possibilita movimentos ameboides.
Quais os componentes do citoesqueleto? Os componentes do citoesqueleto são os microfilamentos, os filamentos intermediários e os microtúbulos.
Explique as características de cada um desses elementos? Os microfilamentos, também conhecidos como citoesqueleto de actina, formam uma estrutura complexa responsável pelo controle da forma celular, distribuição das proteínas de membrana e tráfego intracelular. Em neurônios, os filamentos de actina se acumulam nas espículas dendríticas, que são estruturas pós-sinápticas onde a maioria das sinapses excitatórias ocorrem, e os filamentos de actina participam na morfogênese das espículas e da função sináptica. Os filamentos intermediários são constituídos principalmente por neurofilamentos (NF), que são essenciais para a manutenção da forma neuronal, da arborização dendrítica e para o crescimento axonal e transporte de moléculas e organelas no sistema nervoso.
Explique o processo de contração muscular das fibras musculares esqueléticas. O cérebro envia sinais, através do sistema nervoso, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares. Quando próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde bainha de mielina e dilata-se, formando a placa motora. Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras. O cérebro envia sinais, através do sistema nervoso, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares. Quando próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde bainha de mielina e dilata-se, formando a placa motora. Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras. A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação. Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular. A contração muscular segue a "lei do tudo ou nada". Ou seja: a fibra muscular se contrai totalmente ou não se contrai. Se o estímulo não for suficiente, nada acontece.

Continue navegando