Buscar

Explique o processo de contração muscular das fibras musculares esqueléticas. O cérebro envia sinais, através do sistema nervoso, para o neurônio ...

Explique o processo de contração muscular das fibras musculares esqueléticas.

O cérebro envia sinais, através do sistema nervoso, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares.
Quando próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde bainha de mielina e dilata-se, formando a placa motora.
Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras.
A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação.
Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular.
A contração muscular segue a 'lei do tudo ou nada'. Ou seja: a fibra muscular se contrai totalmente ou não se contrai. Se o estímulo não for suficiente, nada acontece.

Essa pergunta também está no material:

Citoesqueleto e Contração Muscular
1 pág.

Citologia Clínica e Citopatologia Faculdade AtenasFaculdade Atenas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O processo de contração muscular das fibras musculares esqueléticas começa com o envio de sinais do cérebro, através do sistema nervoso, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares. Quando próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde bainha de mielina e dilata-se, formando a placa motora. Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras. A acetilcolina é liberada pelos terminais nervosos e liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação. Esse potencial de ação é transmitido ao longo da fibra muscular e chega ao retículo sarcoplasmático, que libera íons de cálcio. Os íons de cálcio se ligam à troponina, que por sua vez, se liga à actina, expondo os sítios de ligação da miosina. Os filamentos de actina e miosina se ligam, formando pontes cruzadas, e a energia liberada pela hidrólise do ATP é utilizada para gerar força e movimento. Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular. A contração muscular segue a 'lei do tudo ou nada'. Ou seja: a fibra muscular se contrai totalmente ou não se contrai. Se o estímulo não for suficiente, nada acontece.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image