Buscar

DDS Campanha Novembro AZUL

Prévia do material em texto

CANCÊR DE PRÓSTATA
 O mês de novembro é marcado pelas ações do Novembro Azul, movimento mundial em prol da prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Por esse motivo, o exame preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do paciente. 
 No entanto, muitos homens ainda deixam de fazer o exame de toque retal e se expõem aos riscos da doença por puro preconceito. É justamente para combater esse tabu que foi criado o Novembro Azul, uma forma de ampliar o debate que antes ficava mais concentrado no dia 17 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate do Câncer de Próstata. 
 O movimento que teve origem na Austrália, em 2003, estendeu as programações para todo o mês de novembro e ganhou adesão em vários países, incluindo o Brasil. O exame de toque retal não afeta a masculinidade e demonstra o cuidado do homem com a prevenção de sua saúde e integridade. 
 Os casos podem ser diagnosticados por exames, sendo o principal o exame de toque retal, mas também por exame sobre a dosagem de PSA no sangue (Antígeno Prostático Específico, uma enzima produzida pelo corpo)
MENOS BRINCADEIRAS, MAIS EXAMES:
 O câncer é definido pelo crescimento rápido e totalmente desordenado das células, que com o tempo adquirem uma estrutura a ponto de se multiplicar, seja de forma rápida ou lenta. O câncer  possui a capacidade de espalhar-se para diversas partes do corpo denominada metástases. 
 O câncer de próstata afeta a próstata do homem, uma glândula do tamanho de uma noz localizado abaixo da bexiga e na frente do reto e da uretra, o canal que transporta a urina e passa através dela. 
 A próstata produz grande parte do sêmen do homem, um líquido espesso que contém propriedades que protegem o esperma, líquido liberado durante a ejaculação do homem. 
 Os hormônios masculinos possuem propriedades  específicas e fazem com que a próstata se desenvolva no feto e vai crescendo a medida que um menino se torna adulto. 
 Quando a taxa de hormônios é baixa, a glândula (próstata) não vai atingir as dimensões totais do seu tamanho. Frequentemente em homens acima de 65 anos, parte da glândula em torna da uretra cresce continuamente, isso pode causar a HPB (Hiperplasia Prostática Benigna). 
 A próstata é constituída por diversos tipos de células, a maioria dos cânceres de próstata tem sua origem nas células das glândulas que produz o líquido seminal do homem. 
SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA:
 Os sintomas do câncer de próstata em seu estágio inicial não costuma apresentar sintomas. O sintoma mais comum do câncer de próstata é a dificuldade de urinar. Fique esperto, alguns sinais de câncer de próstata podem aparecer e deve ser recomendado procurar um urologista de imediato:
· Ejaculação Dolorosa;
· Urinar pouco de cada vez;
· Urinar com frequência, especialmente durante a noite, obrigando-o a se levantar várias vezes para ir ao banheiro;
· Dificuldade para urinar;
· Dor ou sensação de ardor ao urinar;
· Presença de sangue na urina ou sêmen

Continue navegando