Buscar

Prova Online

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100922 - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Sobre o conceito de raça e sua repercussão assinale a assertiva verdadeira.
a )
 Raça foi um conceito marginal no mundo, não tendo implicações políticas ou sociais graves.
b )
 Raça é um conceito religioso e sempre existiu.
c )
 Raça é um conceito advindo da economia que separa os tipos de agentes econômicos pela sua aparência física.
 
d )
 Raça é um conceito advindo da biologia que separa as pessoas pela sua aparência fenotípica.
QUESTÃO 2
(IFAL-2011 - CONCURSO PÚBLICO - DOCENTE - LIBRAS) "Recuso-me a ser considerada excepcional, deficiente. Não sou. Sou surda. Para mim, a língua de sinais corresponde à minha voz, meus olhos são meus ouvidos. Sinceramente nada me falta. É a sociedade que me torna excepcional..."
(Laborrit, Emmanuelle. O vôo da gaivota. 1996)
A partir dessa proposição assinale a alternativa correta em relação ao conceito de deficiente.
a )
O Estatuto do Deficiente (Lei 13.146/2015) adotou o conceito de deficiência com base apenas no critério biomédico, ignorando os aspectos sociais, econômicos e culturais.
b )
Não há nem na Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência de 1975, nem na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um conceito legislativo de pessoa com deficiência.
c )
O conceito mais moderno e adequado de deficiente é aquele proposto pela Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU de 1975: "1 - O termo 'pessoas deficientes' refere-se a qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, em decorrência de uma deficiência, congênita ou não, em suas capacidades físicas ou mentais."
d )
O conceito de pessoa com deficiência é aquele ligado estritamente ao parâmetro biomédico, pois as questões sociais não influenciam diretamente na inclusão dessas pessoas no ambiente social.
 
e )
É o art. 1.º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas que melhor define as pessoas com deficiência, pois adequa os aspectos biomédicos as barreiras sociais impostas pela desigualdade: "pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas".
QUESTÃO 3
O Governo Federal, ao lançar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver sem Limite), por meio do Decreto 7.612, de 17 de novembro de 2011, ressalta o compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A par disso, em 6 de janeiro de 2016, entrou em vigor o chamado Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015, que traz um extenso rol de direitos fundamentais.
Sobre os direitos das pessoas com deficiência é possível afirmar:
a )
 O Estatuto da Pessoa com Deficiência apenas consagra direitos civis, econômicos e culturais, não adentrando na questão dos direitos políticos.
b )
o Estatuto da Pessoa com Deficiência preocupa-se, tão somente, em estabelecer um rol de direitos, sem adentrar em outras disposições como, por exemplo, na previsão de crimes relacionados à ofensa a esses direitos.
c )
O Estatuto da Pessoa com Deficiência é a única legislação nacional que tem como um dos objetivos a proteção dos direitos das pessoas com deficiência, não havendo, até então, qualquer previsão legislativa que viesse a assegurar esses direitos.
d )
contrariando a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência adota um conceito biomédico de deficiência, excluindo a influência dos aspectos sociais na exclusão dessas pessoas.
 
e )
 o programa do Governo Federal Viver sem Limite é um programa voltado à efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, consistente num "conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: acesso à educação; inclusão social; atenção à Saúde e acessibilidade".
QUESTÃO 4
(INSTITUTO AOCP/EBSERH-2015) A medicina promove saúde. No hospital, os profissionais vinculados aos cuidados com a saúde buscam desenvolver um trabalho sustentado em valores, alicerçado em uma ética. Equipes interdisciplinares trabalham com princípios éticos que sejam aplicáveis à pesquisa e à prática clínica. Novas tecnologias, novos conhecimentos humanos e cuidados com a saúde inseridos num processo de globalização levam os profissionais a uma escolha que pode ser desenvolvida
a )
 pela Moral.
 
b )
 pela Bioética.
c )
 pelo Código de Ética Médica.
d )
 pela Religião.
e )
 pelo Código de Ética do Psicólogo.
QUESTÃO 5
A maior parte dos povos indígenas não tem uma palavra para designar o que nós chamamos de arte. Por que tal situação acontece?
a )
 Porque eles entendem arte como trabalho mecânico.
b )
 Porque para eles não se trata de uma especialidade separada do resto da vida.
c )
 Porque a arte é algo inexistente na cultura indígena.
 
d )
 Porque esse é um conceito muito abstrato para eles.
QUESTÃO 6
A influência da cultura negra na formação da cultura do Brasil é visível em vários campos. Essa cultura, associando-se à cultura ameríndia e à cultura do colonizador, formou a base da cultura brasileira num processo de sincretismo cultural. Entre as principais contribuições africanas podemos citar:
a )
 a música, a religiosidade, o vestuário.
 
b )
 a música, a religiosidade, a culinária.
c )
 a literatura, a música, a culinária.
d )
 a literatura, a religiosidade, a culinária.
QUESTÃO 7
A exploração econômica da Guiné Portuguesa não ocorre de imediato. No entanto, os portugueses desenvolvem na Guiné um negócio que lhes renderia divisas. De que negócio se trata?
 
a )
 Comércio de escravos.
b )
 Cana-de-açúcar.
c )
 Algodão.
d )
 Café.
QUESTÃO 8
"Seguindo as diretrizes do PNDH-3, o Governo Federal criou, através da Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, a Comissão Nacional da Verdade, no âmbito da Casa Civil da Presidência da República. No mesmo dia, a Presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.527, que garante o acesso à informação. A Comissão Nacional da Verdade se destina a investigar as violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. Já a Lei de Acesso à Informação assegura e facilita aos cidadãos brasileiros o acesso a documentos públicos de órgãos federais, estaduais, distritais e municipais, dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)."
(MARCHINI NETO, Dirceu. A Constituição Brasileira de 1988 e os direitos humanos:
garantias fundamentais e políticas de memória. Revista Científica FacMais,
v. 2, n. 1, p. 81-96, 2.° sem. 2012. p. 93.)
Sobre os Programas Nacionais de Direitos Humanos (PNDH), assinale a alternativa correta.
 
a )
O PNDH-2, aprovado pelo Decreto 4.229/2002, possuía como ênfase os direitos sociais em sentido amplo e de grupos vulneráveis, como os direitos dos afrodescendentes, dos povos indígenas, de orientação sexual, consagrando o multiculturalismo.
b )
O PNDH-3 tinha como único objetivo o direito à memória e à verdade, voltando-se exclusivamente a investigar as violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.
c )
Embora o Governo Federal tenha aprovado o PNDH-3, este não passou de um mero documento, pois nenhuma medida efetiva foi tomada para a implementação de suas diretrizes
d )
 O PNDH-1, criado em 1996, tinha como objetivo salvaguardar os direitos sociais, em especial o direito à saúde e à educação em âmbito nacional.
e )
 A aprovação dos PNDHs não passaram do âmbito federal, sendo que não houve a efetiva participação dos entes estaduais nesses programas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina