Exemplo de Trabalho COMPLETO (Posto Verde)
30 pág.

Exemplo de Trabalho COMPLETO (Posto Verde)

Disciplina:PRINCIPIOS DE MARKETING53 materiais3.107 seguidores
Pré-visualização6 páginas
que reduzem o consumo e a emissão de gases, como o BlueMotion da Volkswagen, forem fracassos e as montadoras desistirem de investir em modelos similares. Se as montadoras de automóveis e os postos de biocombustíveis forem aliados e tiverem interesses comuns, nosso produto terá muito mais chances de ser bem sucedido. Também, com o interesse das montadoras haverá maiores investimentos em motores e outros equipamentos dos carros que sejam mais eficientes ou específicos para biocombustíveis, assim aumentando a demanda por esse produto.
PROJEÇÃO DE CENÁRIOS:
Segundo estudos do Deutsche Bank, o pico da produção de petróleo deve começar a diminuir a partir de 2014. Estima-se que em 2035, a demanda de petróleo vai ser o dobro que a produção e que nos anos seguintes teremos o término do petróleo como uma das principais fontes de energia. Mais cedo ou mais tarde o petróleo vai acabar; não há dúvidas. E quando esse dia chegar, o mundo vai precisar estar preparado para substituí-lo por outra fonte. Acreditamos que de todas as tecnologias existentes hoje o biocombustível é o mais adequado para tomar seu lugar. Haverá fortes investimentos em projetos para a conscientização ambiental e, consequentemente, por fontes de energia mais limpas. Assim, é possível projetar que a sociedade estará criando uma demanda maior pelos nossos produtos. Nosso objetivo é fazer com que os indivíduos exijam que seu combustível seja “verde” e que apelem para que os demais façam o mesmo. Com isso, teremos grandes chances de nos tornará uma das cinco maiores empresas de nosso mercado e expandir nosso produto para outros países da América do Sul.
POSIÇÃO DA UEN:
Ao fazer o posicionamento de uma Unidade Estratégica de Negócios é preciso compreender que há diversos grupos que podem ser classificados como “potenciais consumidores” e cada um deles é diferente. Se a segmentação (demográfica, geográfica, psicográfica, etc.) não é a mesma, a forma como atingir e se comunicar com esses indivíduos também é. Nossa primeira unidade do Posto Verde será localizada na Zona Sul carioca e voltada para um público predominantemente masculino e com boas rendas familiares. Por isso, é preciso ter uma estratégia de marketing para se comunicar com eles da forma mais eficaz. Contudo, não podemos limitar nosso mercado somente a eles: precisa haver outras estratégias para outros grupos. Através da pesquisa de marketing, da análise da segmentação e do comportamento dos nossos consumidores, uma estratégia mais criteriosa será elaborada.
AVIALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES E NEGÓCIOS:
Mesmo com nossas fraquezas e as diversas ameaças, há uma grande possibilidade de crescimento do Posto Verde. Nosso objetivo é conseguir aliar nossas forças às oportunidades que o mercado nos oferece e a tendência é que ao longo dos próximos haja cada vez mais delas.
Por tratar-se de um mercado extremamente consolidado e de altíssimos investimentos, o interesse de um grupo de private equity ou o auxílio de fundo do governo voltado à inovação e sustentabilidade poderá alavancar drasticamente o nosso negócio. Com mais capital, poderemos expandir nossos produtos e desenvolver novos mercados, aumentando assim o nosso poder de barganha perante nossos fornecedores, aumentando o percentual de lucro em cima da venda de nossos produtos. Contudo, somente com bastante visibilidade na mídia e uma equipe sólida poderemos atrair investidores expressivos.
Nossa atuação se iniciará na Zona Sul carioca, porém é necessário expandir para novos mercados. Há a possibilidade de abrir um novo estabelecimento na Barra da Tijuca dependendo dos nossos resultados e investimentos. Assim que aperfeiçoarmos o nosso negócio e as oportunidades apresentarem uma lucratividade interessante, pretendemos expandir nossos postos para cidades brasileiras de grande porte/ poder aquisitivo como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e até mesmo Brasília. Já o desenvolvimento de mercados em outros países é mais dificultado devido a questões jurídicas e fiscais.

PESQUISA DE MARKETING:
QUESTIONÁRIO:
Idade:
Sexo:
Bairro:

Você se preocupa com o meio ambiente? ( ) Sim 	( ) Não
Você faz algo para reduzir a poluição do meio ambiente? ( ) Sim 	( ) Não
Você sabe o que é biocombustível? ( ) Sim 	( ) Não (Não= explicar)
Cite um exemplo de um biocombustível.
Você acha que postos de gasolina especializados em biocombustíveis trariam benefícios à sociedade e ao meio ambiente? ( ) Sim 	( ) Não
Por quais motivos abasteceria em um posto de biocombustíveis?
Ao escolher o combustível para seu carro, qual das duas você prioriza: o preço do combustível, a origem do combustível ou o desempenho do carro?

PLANEJAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA:
Dentro do questionário foram incluídas perguntas que alimentam o caráter dos projetos básicos de pesquisa: exploratória, descritiva e causal.
Pesquisa exploratória: É utilizada para adquirir maior conhecimento sobre um determinado assunto, criando hipóteses ou procurando explicações. A questão #3, por exemplo, tem caráter exploratório, uma vez que procura saber se a maioria da sociedade tem conhecimento sobre os biocombustíveis. Muitas pessoas tendem a responder “sim” na #3 então pede-se para que estes citem um exemplo de um biocombustível na #4. Assim, é possível descobrir se as pessoas de fato têm conhecimento sobre esses produtos ou se apenas dizem ter.
Pesquisa descritiva: É utilizada para descobrir a freqüência ou a relação entre duas variáveis. Neste caso, as duas variáveis sendo analisadas são a compra do combustível e as características do produto/motivações que levam o cliente a efetivar essa compra. Por exemplo, a questão #7 explora esse projeto de pesquisa.
Pesquisa causal: É utilizada para compreender alguma relação de causa-efeito. A #5, por exemplo, tenta descobrir se os clientes acham que há uma relação causa-efeito entre o abastecimento com biocombustível e a redução da poluição do meio ambiente.

RECOLHIMENTO DOS DADOS:
Os dados coletados na pesquisa são dados primários; ou seja, dados que foram coletados exclusivamente para essa pesquisa. Utilizando o método da inferência estatística, os dados coletados foram utilizados para a análise de toda a população do Rio de Janeiro. Para assegurar que os dados estejam o mais próximo possível de uma amostragem probabilística, membros de ambos os sexos, diversas faixas etárias e com rendas distintas foram entrevistados. Contudo, a única exceção foram indivíduos abaixo de 18 anos, uma vez que esses ainda não podem dirigir automóveis perante a lei e segundo pesquisas não tem poder de escolha sobre o produto escolhido pelos pais.
Entrevistados:
TOTAL: 30 indivíduos

Todos os entrevistados têm mais de 18 anos. O sexo e o renda familiar foram os fatores predominantes para a classificação dos grupos. Dentro de cada grupo, indivíduos de faixas etárias distintas foram entrevistados para alcançarmos resultados mais abrangentes e obter maior precisão na comparação entre cada grupo. Segundo pesquisas do DETRAN citadas no projeto, sabe-se que os homens correspondem a 73% dos motoristas no Rio de Janeiro. Contudo, para obedecer aos princípios da inferência estatística, a mesma quantidade de indivíduos de cada sexo foi entrevistada. Assim, pode-se observar os valores, as necessidades e o comportamento de cada grupo de potenciais consumidores e segmentar adequadamente cada mercado.

Obs: todos os gráficos abaixo (1-7) têm o total de 30 entrevistados e cada um deles pôde escolher somente uma resposta para cada pergunta.

Além, dos números também há alguns percentuais e outras informações curiosas que devem ser destacados e que ajudam na compreensão dos clientes.

Das 28 pessoas que responderam “sim” a pergunta #1, 20 disseram ajudar a reduzir a poluição e 8 disseram que não ajudam. Ou seja, muitas pessoas se preocupam com o meio ambiente, porém nem todas agem para fazer uma diferença; precisamos motivá-las a fazerem isso.

O gráfico acima mostra quais são os carros das 30 pessoas entrevistadas.