Exemplo de Trabalho COMPLETO #3
39 pág.

Exemplo de Trabalho COMPLETO #3

Disciplina:PRINCIPIOS DE MARKETING53 materiais3.146 seguidores
Pré-visualização8 páginas
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA:

O tele-cabelereiro atua no ramo de cabelereiro há 4 anos.

É uma empresa na qual fornece serviços de beleza a domicilio. A organização consta com 39 funcionarios e 2 socias, que trabalham em um escritório localizado em Copacabana. Na sede de Copacabana recebemos as ligações para serem repassadas para nossas funcionarias que esperam no local.
A empresa tem uma constante preocupação com a qualidade, higiene e o bem estar dos funcionários e dos clientes.

VISÃO DA EMPRESA:

Tornar esse serviço um meio de conforto e uma rotina para nossos clientes. Alternativa para tratamentos de beleza

Tele- cabelereiro deseja se tornar uma empresa de grande porte, sendo conhecida como uma alternativa para tratamentos de cbeleza.. Além disso, espera expandir seu serviço primeiramente para São Paulo, e futuramente para outras localidades. Essa visão de crescimento tem como base a manutenção do padrão de qualidade para assegurar a satisfação da clientela.

A pretensão da organização é a abertura de mais filiais em lugares como shoppings centers, por exemplo. Para isso estuda-se a possibilidade da abertura de franquias.

VALORES:
Ética, flexibilidades, agilidade, compremetimento, confiança, segurança e lealdade dos clientes

Ética/Honestidade: Respeitar as leis vigentes e também as recomendações dos órgãos governamentais de fiscalização

Pontualidade: Honrar os compromissos financeiros no prazo, como o pagamento dos empregados, pagamento de fornecedores, impostos, entre outros. Além disso também priorizamos a pontualidade perante nossos clientes. Para dar tratamento profissional ao negócio é fundamental trabalhar com hora marcada e, principalmente, cumpri-la.

Igualdade de tratamento. Tratamento igual de todos os funcionários, não havendo distinção em relação as áreas da empresa , e facilitando a comunicação dos funcionários aos sócios.

Respeito aos valores individuais: respeitar crenças, credos, opiniões e interesses de todos que trabalham na organização.

MISSÃO:

Desenvolver conforto e proporcionar uma melhor auto-estima atraves do embelezamento
.
Isso se consegue pois a organização sempre procura inovações no atendimento e nos serviços através de sugestões de clientes, além de exigir sempre de seus empregados o mesmo padrão dos serviços e a cordialidade com os clientes.

ANÁLISE INTERNA DA ORGANIZAÇÃO:

Estrutura Organizacional

 Seguindo os nossos valores como flexibilidade, agilidade, comprometimento, confiança,praticidade, pontualidade e profissionalismo procuramos contratar os melhores funcionários da área e que se adéqüem as características consideradas de valor por nos.Alem disso , treinamos os nossos funcionários para que façam um bom trabalho , satisfazendo os nossos clientes.Outra questão achamos muito importante é a motivação dos profissionais ,por isso distribuímos prêmios de assiduidade e destaque aos melhores funcionários , essa recompensa é dada em dinheiro.

 Alem disso, para analisar o ambiente interno , identificamos as forcas e fraquezas da empresa.Em relação a forca , vamos buscar a lealdade dos clientes e o reconhecimento da marca através do investimento em propaganda e a flexibilidade do nosso atendimento.Em relação a fraqueza , podemos identificar o alto custo do transporte publico e a novidade do nosso serviço, que poderá contar com a insegurança dos novos clientes.Ao avaliar as forcas e deficiências , os gerentes procuram as coisas que a empresa faz de melhor do que as outras , as competências básicas.No caso da Telecabelereiro seria a flexibilidade no atendimento.

 Outro aspecto interno muito valorizado é a comunicação.Sabe-se que trabalhamos com o serviço a domicilio , então é importante que a pessoa que vai ao endereço saiba aonde fica o seu destino e que ônibus pegar.Por isso , quando a secretaria recebe uma ligação anota o endereço para encaminhar para a funcionaria que ira a esse endereço.A secretaria primeiramente usa a comunicação oral para falar o endereço e posteriormente entrega a anotação com o tal endereço para reforçar a mensagem e não deixar duvidas. Por ultimo, pergunta se a profissional sabe como chegar ao seu destino .Em termos teóricos , O emissor(secretaria)é a pessoa que envia a mensagem, ele procura descobrir qual o nível de conhecimento do receptor(profissional que se deslocará)e o contexto para produzir a mensagem. O receptor é a pessoa para quem a mensagem é destinada. Ambos são importantes.A comunicação permite a interação dos dois personagens, a frase do filósofo Montaigne confirma essa premissa, ”A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a ouve”. O canal deve estar funcionando de maneira adequada, sem ruídos. O feedback é importantíssimo, significa realimentação, ou seja, o retorno da informação para o emissor. O feedback é uma garantia da eficácia do processo de comunicação, no caso a confirmação do entendimento do endereço da cliente.

Outra força , que é uma conseqüência da comunicação eficiente é a pontualidade. Para dar tratamento profissional ao negócio é fundamental trabalhar com hora marcada e, principalmente, cumpri-la.

A maioria dos salões de beleza são informais e gerenciados pelos próprios donos, que muitas vezes não tem formação em administração.No caso da Telecabelereiro , as sócias são as próprias administradoras e elas acreditam que os salões de beleza são empresas e devem ser administrados como tal, incluindo conhecimento, gestão, inovação e marketing.Isso seria uma outra força e uma vantagem em relação as outras empresas.

A empresa necessitará adotar uma departamentalização mista para se tornar mais ágil e, consequentemente, mais flexível. Assim, os departamentos existentes terão tanto uma departamentalização funcional quanto uma por projetos para possíveis lançamentos de novos produtos, por exemplo. Com isso, obteremos uma grande interação entre os departamentos, fazendo com que todos os objetivos sejam atingidos de maneira eficiente.

Departamento de Atendimento ao Cliente: este departamento se encarrega de ouvir e responder a dúvidas, críticas e sugestões que os clientes possam ter. Esse serviço é prestado por uma unidade situada na matriz que se encarrega de atender às ligações e responder aos e-mails.

Departamento Pessoal: Este se encarrega tanto da demissão quanto da admissão de novos funcionários. São também responsáveis por motivar e incentivar os funcionários para que o trabalho seja realizado com mais eficiência. Além disso, cursos para especialização dos empregados são oferecidos por este departamento.

Departamento de Produção: sua principal função é controlar todo o processo produtivo, desde a compra de matéria prima até a entrega dos produtos finais às lojas. É também função deste departamento o controle dos estoques.

 Departamento Financeiro: este setor da organização é o responsável por toda a movimentação financeira das lojas, como pagamento de funcionários, contas a pagar, contas a receber e etc.

Departamento de Marketing: apesar de várias pesquisas de mercado serem feitas por empresas especializadas, é este departamento que decidirá como agir no mercado para expor a marca Tele-cabeleireiro.

ANÁLISE EXTERNA DA ORGANIZAÇÃO:

Análise ambiental é a prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar o mercado, incluindo demanda por bens e serviços. Envolve também a busca de mudanças que levem a oportunidades ou ameaças a uma organização. Essas mudanças ocorrem em todas as dimensões do ambiente externo, como economia, política e legal, social, natural, tecnológico e competitiva.

Ambiente econômico :
Em relação à análise do ambiente de ação indireta, temos variáveis como o ambiente econômico que se refere à economia em geral, incluindo ciclos de negócios, renda do consumidor e padrões de gastos.Isso é de extrema importância para a definição dos preços.
 Emepocas de p´rosperidade,os consumidores podem ter gastos maiores em bens e servicos extras , acarretando um aumento na demanda do serviço oferecido