Buscar

LÉVI-STRAUSS, Claude Totemismo hoje Tradução de Malcolm Bruce Corrie Editora Vozes Petrópolis_1975

Prévia do material em texto

LÉVI-STRAUSS, Claude. Totemismo hoje. Tradução de Malcolm Bruce Corrie. Editora Vozes. Petrópolis/1975.
Introdução
1.
· Não existe diferença essencial entre os estados de sanidade e doença mentais; que, de um estado a outro, se produz quando muito, uma modificação no desenvolvimento de operações gerais que cada um pode observar por sua própria conta. 
· Portanto, se Frazer associou o totemismo e a ignorância da paternidade fisiológica, não foi um mero acaso: o totemismo aproxima o homem do animal e a alegada ignorância do papel do pai na concepção chega a substituir o genitor humano por espíritos mais próximos ainda das forças naturais. 
· O totemismo é antes de tudo como por um tipo de exorcismo, a projeção, fora do nosso universo, de atitudes mentais incompatíveis com a exigência de uma descontinuidade entre o homem e a natureza, que o pensamento cristão considerava essencial. 
· Pensava-se, portanto, em validar esta crença fazendo da exigência inversa um atributo desta natureza segunda que o homem civilizado, na vã esperança de libertar-se ela, ao mesmo tempo que da primeira confecciona para si com os estados primitivos ou arcaicos de seu próprio desenvolvimento. 
4. 
· A noção de mito é uma categoria de nosso pensamento que utilizamos arbitrariamente para reunir, sob o mesmo vocábulo, tentativas de explicação de fenômenos naturais, de obras de literatura oral, de especulações filosóficas e de casos de aparecimento de processos linguísticos na consciência do sujeito. 
· O totemismo é uma unidade artificial que existe somente no pensamento do antropólogo e à qual nada de específico corresponde na realidade. 
· Quando se fala em totemismo, confundem-se, dois problemas. O primeiro é a identificação frequente de seres humanos com plantas ou animais e que se refere a visões muito gerais sobre as relações do homem com a natureza. O segundo é a denominação dos grupos fundados no parentesco, a qual pode ser feita mediante vocábulos referentes a animais ou vegetais, mas também de muitas outras formas. O termo totemismo cobre somente os casos de coincidência entre duas ordens. 
Capítulo Primeiro 
A ilusão totêmica 
· Definir em seus aspectos mais gerais, o campo semântico no seio no qual se situam os fenômenos agrupados sob o nome de totemismo.
· O termo totemismo engloba relação colocadas idealmente entre duas séries: uma natural e outra cultural. Por um lado a série natural compreende categorias, por outro, indivíduos. A série cultural compreende grupos e pessoas. Todos estes termos são escolhidos arbitrariamente, para distinguir em cada série dois modos de existência, coletivo e individual, e para evitar confundir séries. 
· A ilusão totêmica provém em primeiro lugar de uma distorção do campo semântico do qual sobressaem fenômenos do mesmo tipo.

Mais conteúdos dessa disciplina