Buscar

Biofísica da Hemodinâmica 1

Prévia do material em texto

Biofísica da Hemodinâmica 1
Como se distribui o volume sanguíneo nas diferentes partes da circulação?
Cerca de 84% do volume sanguíneo corporal total estão contidos na circulação sistêmica, 16% no coração e nos pulmões. Dos 84% na circulação sistêmica, 64% estão nas veias, 13% nas artérias e 7% nas arteríolas e capilares sistêmicos. O coração contém 7% do sangue, e os vasos pulmonares 9%.
Como ocorre o fluxo de sangue através dos vasos?
O sangue venoso sai através do ventrículo direito e vai até os pulmões pelas artérias pulmonares. No pulmão, ocorre a troca gasosa e o sangue arterial retorna ao coração pelas veias pulmonares e entra pelo átrio esquerdo. Do átrio esquerdo, o sangue arterial vai até o ventrículo esquerdo e sai, pela artéria aorta, sendo transportado para todo o corpo. Quando chega nos tecidos, pelos capilares, há a troca sanguínea e o sangue, agora venoso, retorna ao coração pelas veias cava superior e inferior e entra pelo átrio direito. No átrio direito, o sangue vai para o ventrículo direito, o qual é bombeado pelos pulmões e se inicia a circulação pulmonar novamente.
Como ocorre a velocidade do fluxo sanguíneo nos diferentes vasos em relação a sua área de secção transversal?
Vaso Área de secção transversal
Aorta                                       2,5
Peq. artérias                            20
Arteríolas                                40
Capilares                              2.500
Vênulas                                  250
Peq. veias                               80
Veias cavas                              8
Como o mesmo fluxo de volume de sangue (F) deve passar por todo segmento da circulação a cada minuto, a velocidade do fluxo sanguíneo (v) é inversamente proporcional à área de secção transversa vascular (A): v = F/A
Defina fluxo laminar e turbulento. 
Fluxo laminar: sangue flui de forma estável por vasos sanguíneos longos e uniforme e sua porção central permanece no centro do vaso.
Fluxo turbulento: sangue corre em todas as direções do vaso e se mistura em seu interior.
De acordo com a Lei de Poiseuille: qual a relação entre pressão, diâmetro do vaso, viscosidade sanguínea e o fluxo vascular?
Sua equação descreve um fluxo incompressível de baixa viscosidade através de um tubo de seção transversal circular constante e com fluxo laminar.
A Lei de Poiseuille calcula a diferença (perda) de pressão de um fluxo laminar para uma vazão volumétrica F (ou Q) de um fluido com viscosidade dinâmica μ em um tubo retilíneo de comprimento L e raio interno r.
F = Intensidade do Fluxo sanguíneo
DP = diferença de pressão entre as extremidades do vaso
 r = raio do vaso
 l = comprimento vaso 
 η= viscosidade do sangue
OBS.: os fatores de resistência ao fluxo são: comprimento, viscosidade e raio
CASO CLÍNICO: Acidente isquêmico transitório ocorre quando, por algum motivo, como um coágulo, haja uma obstrução temporária dos vasos e redução do fluxo sanguíneo chegando ao cérebro
Estrutura anatômica da artéria e veia:
- Tanto a artéria e veia apresentam um endotélio (epitélio pavimentoso simples), camada subendotelial (lâmina basal e lâmina elástica-elastina) - túnica íntima
- A túnica média é composta por tecido muscular liso. É mais espessa nas artérias (pois elas apresentam uma parede endotelial mais espessa). Além de tecido muscular liso, há também fibras elásticas (garantindo elasticidade as artérias)
- As veias apresentam válvulas que direcionam o sangue de volta ao coração (para cima), impedindo o retorno do sangue e garantindo que ele sempre vá em direção ao coração
OBS.: as válvulas são “dobras” da túnica íntima. São encontradas apenas nas veias.
Em geral, as veias não apresentam fibras elásticas enquanto as artérias apresentam as mesmas tanto na túnica íntima quanto na túnica média.
Pressão sanguínea:
Na circulação sistêmica, a pressão gira em torno de 100 mm/Hg (na aorta, por exemplo)
Havendo variações de pressão na sístole e diástole (propriedade elástica das artérias)
Pressão de pulso: pressão sistólica - pressão diastólica
A pressão vai diminuindo ao passar pelas veias, chegando a 0 na veia cava
Nos pulmões, a pressão tende a ser menor para que ocorra a hematose
Gradiente de pressão: da maior para menor pressão - diferença de pressão
Diferença de pressão entre as duas extremidades do vaso

Continue navegando