Buscar

22 a 30 de julho - guia 10

Prévia do material em texto

Centro Municipal de Educação Infantil Professora Mirian Ana Davlonta Boschetto.
INFANTIL 1 e INFANTIL 2 A
Quinzenal
Guia 10
 Cascavel, 22 a 30 de julho de 2021
 
DISCIPLINAS: Arte e educação física 
EIXOS: arte: dança; Educação física: dança 
 CONTEÚDOS INF 1 E INF 2 A: 
· Movimento Corporal; Movimento do Corpo, das partes e articulações.
· Ritmo: Expressão estética e artística
· Imitação e criação como forma de expressão
OBJETIVOS: 
· (CVEL.EI01EF07) Dramatizar pequenas histórias infantis por meio de gestos e sons.
· (CVEL.EI01EF05) Vivenciar diferentes possibilidades de movimentos com ritmos e músicas.
· (CVEL.EI01EF06) Realizar diversos movimentos corporais e faciais presentes em músicas e brincadeiras.
· (PR.EI01AR18) Compreender e realizar comandos em momentos de brincadeira e do dia a dia: levantar, sentar, abaixar, subir, descer, dançar, comer, beber etc.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS: 
A musicalização na educação de crianças proporciona um benefício que se pode até considerar como o mais importante: estimula áreas do cérebro que outras linguagens não desenvolvem. Isso ocasiona uma forte contribuição também em outros aspectos, como os de percepção, tanto sonora quanto espacial.
Atividade proposta: Com as pessoas que convivem na mesma casa organizar a brincadeira a seguir: ESTATUA: O desafio é segurar a risada ficar parado quando a música parar, uma tarefa nada fácil quando se está dançando em posições divertidas e diferentes.
Escolha um local com espaço e seguro para que as crianças e adultos possam dançar sem causar acidentes. Defina quem será o juiz, que controlará o aparelho de som ou colocará o gogó para funcionar cantarolando para que todos os outros participantes possam dançar. Quanto mais engraçada a dança, mais divertida será a brincadeira. Enquanto houver música os dançarinos devem se movimentar, assim que a música parar é hora de congelar o movimento e se tornar uma estátua. Quem se mexer primeiro sai da brincadeira. Ganha o último dançarino que conseguir se manter como estátua por mais tempo. Os menores tendem a imitar a pose dos maiores, então quando a música parar e o juiz falar “ESTÁTUA”, dê um tempinho para os menores se posicionarem para começar a desclassificar. Incentivar a fazer caretas na hora da ESTÁTUA pode render boas gargalhadas em todas as modalidades dessa brincadeira. A brincadeira estátua estimula a integração com outras crianças. Equilíbrio e coordenação	Dançar, imitar os amigos e manter a mesma posição são excelente estímulos. Criatividade e desinibição: Inventar poses, caretas e rir dos amigos e de si.
Outra sugestão: é a música “ESTATUA”, que será encaminhada no guia.
Link: https://youtu.be/b1dYkXjj-1o
QR Code:

Continue navegando