Buscar

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Prévia do material em texto

Conteúdo do teste
1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1 Qual das hipóteses abaixo está correta no que se refere à cessão de quotas de sociedade empresária limitada?
1. O cedente responde solidariamente com o cessionário perante a sociedade e terceiros pelas obrigações que tinha como sócio até três anos após averbado no registro competente a modificação do contrato social.
2. Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem já seja sócio, independentemente da audiência dos demais.
3. A cessão de quotas, consubstanciada na respectiva alteração contratual, terá eficácia entre cedente e cessionário somente após a sua averbação perante o órgão competente.
4. Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, para terceiro, estranho ao quadro de sócios, somente se houver a concordância da unanimidade dos demais sócios.
5. Quando ocorre a omissão do contrato, o sócio não pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem já seja sócio, pois depende da audiência dos demais.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2 Sociedades limitadas são as sociedades personificadas de Direito privado. Por meio destas, os sócios são quotistas, respondendo, em regra, ao limite de sua participação social pelas obrigações sociais, entretanto, eles respondem de forma solidária pela integralização do capital social. A respeito da deliberação dos sócios na sociedade limitada, é correto afirmar que
1. A assembleia somente pode ser convocada pelos administradores eleitos no contrato social.
2. As formalidades legais de convocação são dispensadas quando todos os sócios se declararem, por escrito, cientes do local, data, hora e ordem do dia.
3. A deliberação em assembleia será obrigatória se o número dos sócios for superior a cinco.
4. As deliberações tomadas de conformidade com a lei e o contrato vinculam os sócios ausentes, mas não os dissidentes.
5. Independentemente de todos os sócios se declararem, por escrito, cientes do local, data, hora e ordem do dia, as formalidades legais de convocação não são dispensadas.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
A sociedade em conta de participação é muito utilizada no meio empresarial, porém, pouco divulgada no meio jurídico. Caracteriza-se por ser uma sociedade desprovida de personalidade jurídica e patrimônio autônomo, sendo utilizada como prática informal, uma vez que não há possibilidade de registrar seus atos constitutivos. A respeito do sócio ostensivo da sociedade em conta de participação, assinale a afirmativa correta.
1. 
É também chamado de sócio oculto.
2. 
É o único responsável pela atividade constitutiva do objeto social.
3. 
É o novo sócio admitido, mesmo que sem o consentimento dos demais, quando a sociedade necessitar de um aporte de capital.
4. 
É o único sócio ostensivo da sociedade, vedada a pluralidade de sócios dessa natureza.
5. 
É responsável junto com todos os outros sócios, independentemente de ser ostensivo ou não.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
A sociedade anônima pode ser uma companhia aberta ou fechada. No caso das sociedades anônimas constituídas sob a forma de companhia aberta, você está diante de uma verdadeira sociedade de capitais por possibilitar alteração do quadro acionário sem maiores dificuldades por meio da bolsa de valores. A respeito do capital autorizado, assinale a afirmativa correta.
1. 
O estatuto pode prever os casos ou as condições em que os acionistas não terão direito de preferência para subscrição.
2. 
A autorização para aumento do capital social pode ser conferida à diretoria da companhia, que pode ser competente para deliberar sobre as emissões.
3. 
O estatuto pode prever a emissão de partes beneficiárias ou bônus de subscrição, dentro do limite do capital autorizado.
4. 
Somente os estatutos de companhias fechadas podem conter autorização para aumento de capital social, independentemente de reforma estatutária.
5. 
Não é possível o estatuto prever os casos ou as condições em que os acionistas não terão direito de preferência para subscrição.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
A sociedade em comum tem sua definição e extensão legal conferida pelo art. 986 do CC, ao dispor que, enquanto não inscritos os atos constitutivos, deve-se reger a sociedade pelo disposto no capítulo da sociedade em comum, observadas, subsidiariamente e no que com ele forem compatíveis, as normas da sociedade simples. A partir da interpretação desse artigo, conclui a doutrina que a essência da sociedade em comum é a ausência de registro do contrato social, elencando duas consequências distintas, conforme se trate de uma sociedade de fato ou de uma sociedade irregular. A respeito da sociedade em comum, é correto afirmar que:
1. 
Os sócios respondem individual e ilimitadamente pelas obrigações sociais.
2. 
São regidas pelas disposições das sociedades simples.
3. 
Na relação com terceiros, os sócios podem comprovar a existência da sociedade de qualquer modo.
4. 
Os sócios são titulares em comum das dívidas sociais.
5. 
Não há titularidade dos sócios em comum das dívidas sociais.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
Manuela, Janaína e Carolina em comum acordo, constituíram sociedade em conta de participação, sendo a primeira sócia ostensiva e as demais sócias participantes. De acordo com o breve relato, assinale a opção correta.
1. 
É vedada a participação de mais de um sócio ostensivo na sociedade em conta de participação; logo, as demais sócias não poderão ter a qualidade de sócio ostensivo.
2. 
As sócias participantes Janaína e Carolina poderão fiscalizar a gestão dos negócios sociais pela sócia ostensiva Manuela.
3. 
A sociedade em conta de participação deverá adotar como nome empresarial firma social, da qual deverá fazer parte a sócia ostensiva.
4. 
A sociedade somente poderá existir se o contrato não estiver inscrito em qualquer registro, pois é uma sociedade não personificada.
5. 
Não é permitido as sócias participantes Janaína e Carolina poderão a realização da fiscalização da gestão dos negócios sociais pela sócia ostensiva Manuela.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
Hugo, José, Luiz, Donald e Margarida, residentes no município Ducktales decidiram constituir uma sociedade cooperativa e procuraram uma advogada para a elaboração do estatuto social. Com base nas disposições para esta espécie societária previstas no Código Civil, é correto afirmar que:
1. 
O estatuto deverá conter cláusula indicativa do valor do capital social, que será fixo durante toda a existência da sociedade.
2. 
Aplicam-se às cooperativas as disposições do Código Civil referentes às sociedades anônimas, na omissão da legislação especial.
3. 
Os sócios responderão sempre de forma solidária, ilimitada e subsidiária pelas obrigações sociais, por ser a cooperativa uma sociedade de pessoas.
4. 
Se a cooperativa possuir capital social, as quotas serão intransferíveis a terceiros estranhos à sociedade, ainda que por direito hereditário.
5. 
Se a cooperativa possuir capital social, as quotas poderão ser transferidas a terceiros estranhos à sociedade, mesmo que por direito hereditário.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
Romualdo decidiu constituir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) para atuar no município “Galápadas” e consultou um advogado para obter esclarecimentos sobre a administração da Eireli. Assinale a alternativa que apresenta a informação correta dada pelo advogado.
1. 
A designação de administrador não sócio depende do voto favorável de dois terços do capital social, se este não estiver integralizado.
2. 
A administração atribuída pelo contrato a qualquer dos sócios da Eireli não se estende de pleno direito aos que posteriormente adquirirem essa qualidade.
3. 
O administrador da Eireli, sejao próprio instituidor ou terceiro, responde por culpa no desempenho de suas atribuições perante terceiros prejudicados.
4. 
O titular da Eireli poderá usar a firma ou denominação, sendo vedado seu uso pelo terceiro, ainda que seja designado administrador.
5. 
O administrador da Eireli, seja o próprio instituidor ou terceiro, em hipótese alguma responderá por culpa no desempenho de suas atribuições perante terceiros prejudicados.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
Sobre a modificação do capital social das sociedades limitadas, aponte qual a assertiva correta.
1. 
É direito da sociedade a diminuição do valor do capital social, não podendo haver objeção por parte dos credores.
2. 
No caso de aumento do capital social, há direito de preferência do sócio, exercendo, primeiro, esse direito o sócio majoritário, que poderá adquirir todas as quotas ou quantas lhe interessarem. Após exercido esse direito, caso restem quotas a serem adquiridas, terá preferência sobre os demais quem tiver maior número de quotas, e assim sucessivamente.
3. 
Para que haja diminuição do capital social, uma das hipóteses é que a sociedade tenha tido prejuízos que não serão mais recuperados, devendo-se, nesse caso, haver diminuição proporcional do valor das quotas, tornando-se efetiva essa diminuição a partir do momento em que for feita a averbação no cartório competente da ata da assembleia que a aprovou.
4. 
Para que haja aumento do capital social, não há necessidade de os sócios terem integralizado totalmente suas quotas.
5. 
Não existe possibilidade de haver a modificação do capital social.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
O Direito empresarial surge especialmente do acolhimento da teoria da empresa por influência do Direito italiano, promovendo uma tentativa de unificação legislativa do Direito privado, já que o CC passou a englobar também as normas destinadas a regular as empresas. Assim, superou-se a antiga dicotomia entre sociedade civil e sociedades comerciais, para passasse a existir sociedade simples e sociedades empresárias. Sociedades simples e limitadas são duas espécies de sociedades personificadas previstas no CC. Assim, entende-se que as normas que regulam as sociedades simples são normas gerais, pois são supletivamente aplicáveis. A respeito das sociedades limitadas, assinale a alternativa correta:
1. 
A sociedade limitada, nas omissões das normas estabelecidas pelo Código Civil, será regida pela Lei 6.404/1976.
2. 
A cessão de quotas de um quotista de uma sociedade limitada para outro quotista da mesma sociedade dependerá de prévia autorização estatutária.
3. 
A sociedade limitada é administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado.
4. 
Não dependerá de deliberação dos quotistas a nomeação ou a destituição dos administradores.
5. 
A administração da sociedade limitada é feita apenas pelos sócios, mesmo que se tente designar por ato separado, não há a possibilidade.Parte inferior do formulário

Continue navegando