Buscar

Os Conselhos de Assistência Social e os Benefícios Socioassistenciais e de Transferência de Renda 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os Conselhos de Assistência Social e os Benefícios Socioassistenciais e de Transferência de Renda 1
Quanto aos conselhos, no reordenamento dos Benefícios Eventuais, conforme a Resolução 39/2010, julgue as afirmativas abaixo e em seguida marque a sequência adequada:
I) Os Conselhos de Assistência Social devem acompanhar o reordenamento dos benefícios eventuais previsto na Resolução CNAS n° 39/2010.
II) A Resolução nº 39/2010 tem um caráter político importante, uma vez que recomenda que estados, Distrito Federal e municípios se articulem, visando à concessão desses benefícios em consonância com a Política Nacional de Assistência Social – PNAS.
III) A concessão e o valor dos Benefícios Eventuais devem ser definidos exclusivamente pelos estados e Distrito Federal e previstos na respectiva lei orçamentária anual, com base em critérios e prazos definidos pelos respectivos Conselhos de Assistência Social.
IV) A concessão e o valor dos Benefícios Eventuais devem ser definidos exclusivamente pelos municípios e previstos na respectiva lei orçamentária anual, com base em critérios e prazos definidos pelos respectivos Conselhos de Assistência Social.
Escolha uma:
As afirmativas I e II são verdadeiras.
Os Conselhos de Assistência Social devem acompanhar o reordenamento dos benefícios eventuais previsto na Resolução CNAS n° 39/2010.
A Resolução nº 39/2010 tem um caráter político importante, uma vez que recomenda que estados, Distrito Federal e municípios se articulem, visando à concessão desses benefícios em consonância com a Política Nacional de Assistência Social – PNAS.
A afirmativa III está incorreta, faltou “os municípios”; e a afirmativa IV também está incorreta - faltou “os estados e o Distrito Federal”.
A resposta correta é: As afirmativas I e II são verdadeiras.
2) Quanto à inscrição dos beneficiários e suas famílias no Cadastro Único, marque a opção correta:
Escolha uma:
Os beneficiários do BPC e suas famílias, obrigatoriamente, devem estar inscritos no Cadastro Único, conforme Decreto nº 8.805/2016.
A resposta correta é: Os beneficiários do BPC e suas famílias, obrigatoriamente, devem estar inscritos no Cadastro Único, nos termos do artigo 12 do Decreto nº 8.805, de 7 de julho de 2016..
3) O Decreto nº 5.209/2004, que regulamenta o Programa Bolsa Família, indica algumas das ações centrais para o Controle Social do Programa Bolsa Família. Assinale a alternativa que não corresponde a uma ação central do controle social:
Escolha uma:
A alternativa “c” não corresponde a uma ação central do controle social do PBF, uma vez que o Decreto nº 5.209/2004 define no mínimo 3% dos recursos repassados com base no IGD devem ser utilizados para apoiar as atividades de participação e de controle social do PBF e do Cadastro Único.
A resposta correta é: No máximo 3% dos recursos devem ser repassados aos conselhos com base no Índice de Gestão Descentralizada - IGD, que devem ser utilizados para apoiar as atividades de participação e de controle social do PBF e do Cadastro Único..
4) O exercício do controle social pelos Conselhos de Assistência Social é fundamental para a elaboração, a implementação e a fiscalização da política pública; para garantir a promoção do debate entre a sociedade e o poder público de forma a socializar as ações e as deliberações governamentais.
Escolha uma opção:
O exercício do controle social pelos Conselhos de Assistência Social é fundamental para a elaboração, a implementação e a fiscalização da política pública; para garantir a promoção do debate entre a sociedade e o poder público de forma a socializar as ações e as deliberações governamentais.
A resposta correta é 'Verdadeiro'
5) Quanto às competências e responsabilidades dos entes federados em relação a regulamentação e concessão dos Benefícios Eventuais, leia as afirmativas abaixo e julgue as afirmativas abaixo e em seguida marque a sequência adequada:
I. À União cabe definir e elaborar normas gerais e orientar e assessorar a regulação e oferta de Benefícios Eventuais conforme preceitos do SUAS e do pacto federativo.
II. Os estados devem, além de prestar apoio técnico, destinar recursos financeiros aos municípios para participar no custeio da oferta dos benefícios eventuais a título de cofinanciamento
III. Os municípios e o Distrito Federal são os responsáveis por regulamentar e destinar recursos financeiros para custeio do pagamento dos benefícios eventuais
Escolha uma:
as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
A resposta correta é: As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
6) Os Conselhos de Assistência Social são as instâncias de controle social do Programa Bolsa Família - estão entre os espaços criados para que a participação e o controle social possam acontecer de fato, inclusive no âmbito do PBF. Segundo a Resolução nº 15, de 5 de junho de 2014, do CNAS, são os Conselhos de Assistência Social os responsáveis por promover o controle e a participação social no PBF.
Escolha uma opção
A afirmativa é verdadeira. O CNAS aprovou a Resolução nº 15, de 5 de junho de 2014, que orienta os Conselhos de Assistência Social – CAS quanto à sua organização e ao seu funcionamento como instância de participação e de controle social do Programa Bolsa Família (PBF).
A resposta correta é 'Verdadeiro
7) Quanto a alteração no conceito de família para o cálculo da renda per capita, julgue as afirmativas abaixo e em seguida marque a sequência adequada:
I. O conceito de família para o cálculo da renda per capita foi alterado, passando a considerar família o grupo composto somente pelo requerente, o cônjuge ou companheiro.
II. O conceito de família para o cálculo da renda per capita foi alterado, passando a considerar família o grupo composto “pelo requerente, o cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto”.
III. O conceito de família para o cálculo da renda per capita foi alterado, passando a considerar família o grupo composto “pelo requerente, o cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, mesmo que não vivam sob o mesmo teto”.
Escolha uma:
O conceito de família para o cálculo da renda per capita foi alterado, passando a considerar família o grupo composto “pelo requerente, o cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto”
A resposta correta é: Apenas a afirmativa II é verdadeira
8) São modalidades dos Benefícios Eventuais: natalidade, funeral, vulnerabilidade temporária e calamidade púbica.
Escolha uma opção:
São modalidades dos Benefícios Eventuais: natalidade, funeral, vulnerabilidade temporária e calamidade púbica.
A resposta correta é 'Verdadeiro'
9) Quanto ao ACESSUAS Trabalho, julgue as afirmativas abaixo e em seguida marque a sequência adequada:
I. É o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho.
II. Faz parte do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
III. Qualifica as ações dos serviços ofertados pela política de Assistência Social, no que diz respeito ao tema do mundo do trabalho.
Escolha uma:
Todas as afirmativas são verdadeiras.
O Acessuas Trabalho é o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, faz parte do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e aualifica as ações dos serviços ofertados pela política de Assistência Social, no que diz respeito ao tema do mundo do trabalho.
A resposta correta é: Todas as afirmativas são verdadeiras.
10) Quanto ao desenvolvimento das ações relacionadas à terceira dimensão do PBF - Promoção e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade e pobreza, julgue as afirmativas abaixo e em seguida marque a sequência adequada:
I) Tais ações podem ser desenvolvidas por todas as esferas do poder público: Governo Federal, estados, Distrito Federal e municípios,bem como por grupos organizados da sociedade civil. Incluem iniciativas que vão desde a ampliação da jornada escolar e a promoção da saúde às estudantes e aos estudantes do Programa Bolsa Família, até a implementação de ações de inclusão produtiva e de geração de renda.
II) Tais ações podem ser desenvolvidas apenas pelas esferas do poder público: do Governo Federal, estadual e Distrito Federal, bem como por grupos organizados da sociedade civil. Incluem iniciativas que vão desde a ampliação da jornada escolar e a promoção da saúde às estudantes e aos estudantes do Programa Bolsa Família, até a implementação de ações de inclusão produtiva e de geração de renda.
III) Tais ações podem ser desenvolvidas apenas pelas esferas do poder público: estados, do Distrito Federal e dos municípios, bem como por grupos organizados da sociedade civil. Incluem iniciativas que vão desde a ampliação da jornada escolar e a promoção da saúde às estudantes e aos estudantes do Programa Bolsa Família, até a implementação de ações de inclusão produtiva e de geração de renda.
Escolha uma:
As ações da 3ª dimensão do PBF - Promoção e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade e pobreza podem ser desenvolvidas por todas as esferas do poder público: Governo Federal, estados, Distrito Federal e municípios, bem como por grupos organizados da sociedade civil. Incluem
A resposta correta é: Apenas a afirmativa I é verdadeira.

Continue navegando