Buscar

O JULGAMENTO DE JESUS CRISTO - RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O JULGAMENTO DE JESUS CRISTO
Introdução:
O mundo, as leis, costumes, o que julgamos como certo ou errado, provem de crenças e normas antigas, grande parte religiosas. 
O foco do livro é entender a maneira jurídica como a sociedade se organizava, quais eram as fontes de poder e quem eram os representantes da lei. Além disso, explica do ponto de vista sociológico e científico, a forma como Jesus foi condenado, como um criminoso era condenado na época, e de que forma esse julgamento foi conduzido, baseando-se nas leis dos hebreus e nas escrituras da época. Como também analise o que se chama de “bíblia que jesus lia” que são as escrituras sagradas as quais ele se baseava, já que Jesus era religioso. Inclusive, ele jamais pregou religião alguma que não a dele, o judaísmo. O cristianismo procedeu da morte de Jesus, já que ele se tornou um mártir, e aqueles que o seguiam formaram uma nova religião, o cristianismo (aqueles que seguem a cristo). Quanto a morte de jesus, sua condenação fatídica e principal foi “blasfêmia” porque ele se dizia o filho de Deus, acontece que com sua morte o judaísmo foi dividido em 2, aqueles que acreditaram na palavra de Jesus e aqueles que achavam que ele era blasfemador, portanto os que não acreditaram seguem até hoje esperando o “Messias” o filho de Deus, e consideram Jesus apenas como um profeta, bem como Moisés e Abrão, já os judeus que ficaram ao lado de jesus fundaram a maior religião do mundo, o cristianismo, que inclusive sucedeu em grandes conflitos que marcaram a história da humidade, com muitas guerras e rupturas. 
O cristianismo hoje possui várias vertentes: protestantes, conhecidos popularmente como “crentes”, católicos, batistas, anglo-saxônicos. E o livro aborta de uma maneira muito mais complexa essas relações de força e poder que levaram Jesus á morte. 
o cristianismo nasceu do judaísmo e ao longo da história, por perseguições e desavenças, inclusive pela postura do vaticano no holocausto, se separaram. Ambas são as primeiras religiões monoteístas do mundo.
Na perceptiva judia o torah nasce de uma manifestação divina revelada a moises no monte sinai.
Os saduceus era a comunidade judaica aristocrata, a elite, e jesus pouco ligava para os mandos e demandos dessa elite.
Existiam vários grupos, ou tribos sociais: essênios, fariseus, saduceus, zelotas, sicários, samaritanos.
Jesus se voltava contra o radicalismo do sistema.
“jesus estava verdadeiramente comprometido em buscar a finalidade da lei” Rodrigo Freitas palma.
O direito e a religião não se dissociavam, logo, jesus quando afrontava a elite, afrontava também o estado, que era controlado pela elite, mas além tudo, afrontava a religião, pois ele era uma espécie de judeu heterodoxo.
Matheus 5,20 com efeito, eu vos asseguro que se a vossa justiça naõ exceder a dos escribas e a dos fariseus, não entrareis no reino dos céus.
Pessoas doentes e deficientes eram marginalizados, e eram justamente as pessoas a quem jesus buscava conceder dignidade.
Jesus levou paz ao coração das pessoas, elas acreditavam que em uma sociedade punitiva, deus era misericordioso, e com isso ele foi ganando cada mais mais admiradores.

Continue navegando