Buscar

Sistema Eleitoral Proporcional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRPE – UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
	
	Disciplina:
	ciência política
	
	Professora:
	Raphael Douglas Tenório
	
	Semestre:
	2021.1
	
	Aluno:
	Ariel Clóvis Gonçalves da Silva Marinho de Espíndola 
Em linhas gerais, de onde se originou e como funciona o sistema eleitoral proporcional? O que é quociente eleitoral?
A função eleitoral do voto proporcional surgiu na Europa no final do século XIX para obter melhor representação partidária quando a taxa de eleições gerais aumentou.
Nas eleições proporcionais, os votos são distribuídos proporcionalmente entre os partidos e os candidatos eleitos são definidos a partir dos quocientes eleitorais e partidários, diferentemente do que ocorre nas eleições majoritárias, em que os votos vão diretamente para o candidato e é eleito o mais votado. No sistema proporcional adotado no Brasil, é possível votar em candidatos e partidos políticos ou coligações ao mesmo tempo. É um sistema de eleição de membros, representantes federais, estaduais e regionais, enquanto o presidente, governador, senador e prefeito são eleitos por um sistema majoritário.
Quociente eleitoral é o número obtido pela divisão de todos os votos válidos (recebidos pelos partidos políticos e fornecidos diretamente aos candidatos) obtidos na eleição para o cargo em questão pelo número de cadeiras disponíveis. Suponhamos que um município com 20.000 habitantes receba 10.000 votos válidos na eleição dos vereadores e tenha 10 vagas. Divida 10.000 por 10 para obter o quociente eleitoral, neste caso 1.000.

Continue navegando