Buscar

AD1 PORTUGUESV cederj

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras - UFF/CEDERJ
Disciplina: Portugues V 
Coordenadora: Elaine Alves Santos Melo
AD1 – 2021.1
Questão 1. Cite os articuladores Ativo e Passivo de cada um dos sons em destaque: 
a- Pexeira: ativo- Parte anterior da língua Passivo-alvéolos/palato duro
 b. Parece: ativo- Lamina da língua Passivo- véu Palatino (palato mole-alvéolos)
c. Veneno: ativo-lábio inferior Passivo-lábio superior (dentes superiores)
d. Carabina: ativo- Parte posterior (final) da língua passivo-Véu Palatino (palato mole)
e. Bala: ativo- Ponta da língua (ápice da língua) Passivo-Véu Palatino (palato mole-alvéolos)
Questão 2. As diferenças de pronúncia dentro de uma mesma língua estão relacionadas à distinção entre Fonética e Fonologia. A partir do Texto, mostre as diferenças entre essas duas ciências e tome exemplos do texto para fundamentar sua resposta: 
Ambas disciplinas estudam os sons da língua a partir de pontos diferentes.
A fonética é o estudo dos aspectos acústicos e fisiológicos dos sons efetivos (reais) dos atos de fala no que se refere à produção, articulação e variedades, pode ser subdividida em três áreas: a fonética articulatória, a fonética acústica e a fonética auditiva. Em outras palavras, a fonética preocupa- se com os sons da fala em sua realização concreta. Quando um falante pronuncia a palavra “peito”, à fonética interessa de que forma a consoante / p/ é pronunciada: / p/ /e/ /i/ /t/ /o/, assim como a palavra /p/ /e/ /x/ /e/ /i/ /r/ /a/.
 Exemplo de Fonética: /b/ /a/ /l/ /a/ 
 E a fonologia é o estudo dos fonemas (os sons) de uma língua no seu aspecto funcional do sistema. O fonema é uma unidade acústica que não é dotada de significado. Isso significa que os fonemas são os diferentes sons que produzimos para exprimir nossas ideias e sentimentos a partir da junção de unidades distintas. Essas unidades juntas formam as sílabas e as palavras.
Exemplo de Fonologia: ‘Mata” e “Bala”, quando vocalizado divergem de forma significava em virtude da existência de fonemas diferentes: /m/ /t/ e /b/ /l/.
Questão 3. Descreva e exemplifique, com palavras do texto I, o papel do véu-palatino na produção dos sons orais e nasais.
Como estudado nas aulas 2 e 3 para a produção dos sons, os órgãos do sistema articulatório se dividem em passivos e ativos. Os articuladores ativos são os que se movimentam em direção ao passivo: lábio inferior, língua, véu palatino e cordas vocais. Os articuladores passivos são: lábio superior, dentes incisivos superiores, alvéolo, palato duro, véu palatino e úvula
No português, o véu palatino é articulador passivo na produção dos sons velares [k], [g], [x], e articulador ativo na produção dos sons nasais. O véu palatino, ao movimentar a úvula para cima, impede a passagem do ar para a cavidade nasal, produzindo os sons orais. Com a úvula para baixo, o ar passa para a cavidade nasal dando origem aos sons nasais [m], [ø], [n].
O modo nasal produz os sons [m], [n], [ø], quando o véu palatino encontra- se abaixado e o ar que vem dos pulmões passa para a cavidade nasal e oral como na palavra atropelamento.
 O modo oclusivo produz a obstrução completa da passagem da corrente de ar através da boca. O véu palatino está levantado e o ar que vem dos pulmões encaminha-se para a cavidade oral como em levar. 
O modo velarização consiste no levantamento da parte posterior da língua em direção ao véu palatino concomitantemente com a articulação de um determinado segmento consonantal. A consoante lateral 1 apresenta a propriedade articulatória secundária de velarização em certos dialetos do sul do Brasil e do português europeu. O contexto em que a velarização ocorre é quando a lateral encontra- se em final de sílaba: “talbua”. 
Questão 4. Marque V s ou F para as afirmativas abaixo e corrija a(s) alternativa(s) falsa(s): (1,0 ponto) 
a.(F) Todas as vogais anteriores são também não arredondadas
a. Todas as vogais anteriores são também não arredondadas e todas as vogais posteriores são arredondadas. (corrigida)
b. (V) As vogais tônicas orais são basicamente idênticas para todos os dialetos do português, com variações em um grupo restrito de palavras. 
c. ( V) Os sons denominados semivogais participam da formação dos ditongos e tritongos. 
d. ( F) A distribuição das vogais tônicas, pretônicas e postônicas caracteriza a variação dialetal no português brasileiro.
D- A distribuição das vogais pretônicas e postônicas caracteriza a variação dialetal no português brasileiro. (corrigida)
e. ( F) As vogais médias-baixa [,] em posição pretônica podem caracterizar marca de variação dialetal no Português do Brasil.
E- As vogais médias-altas [,] em posição pretônica podem caracterizar marca de variação dialetal no Português do Brasil.(corrigida).
Questão 5. Complete os colchetes com o símbolo fonético descrito à direita e cite um exemplo do texto com palavras INICIADAS pelos respectivos símbolos 
a./p/ consoante oclusiva bilabial desvozeada na palavra “peito”
b. /R/ consoante fricativa velar desvozeada na palavra “revolver”
Questão 6. Indique as características articulatórias comuns a cada um dos grupos de sons abaixo: 
a. [p t k x] – Todas são desvozeadas.
b. [u o ɔ] - São vogais média o ɔ, e vogal alta u.
c. [z x f s]- Todas são fricativas
Questão 7. Que segmentos fonéticos podem ser produzidos pelos esquemas abaixo? Explique a sua escolha através dos mecanismos de articulação dos sons. 
Na figura A, podemos ter uma consoante fricativa alveolar surda. Seria uma fricativa, porque a obstrução é apenas parcial e a língua vai em direção dos alvéolos, indicando o ponto de articulação alveolar. As pregas não batem, indicando assim uma consoante surda [s]. O véu palatino está levantado e a parte final da língua que toca o véu palatino é velar.
Na Figura B, podemos ter uma consoante nasal, pois o véu do palato encontra-se abaixado, permitindo a saída de ar pelas narinas; há um bloqueio total na região do palato mole (véu do palato) e as pregas vibram, porque as cordas vocais estão aproximadas, indicando a produção de uma consoante nasal velar sonora [f}.
Fontes utilizadas:
Caderno Didático da Plataforma.
https://grad.letras.ufmg.br/arquivos/monitoria/Aula%2002%20apoio.pdf
https://www.todamateria.com.br/alfabeto-fonetico-internacional/
https://edisciplinas.usp.br/
https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/374388/mod_resource/content/2/02_03_Articulatoria_Producao_Vogais.pdf
https://pt.calameo.com/read/001893073986b670df2ea

Continue navegando