Buscar

METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
A resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, mas como uma orientação para a aprendizagem, pois proporciona o contexto em que se pode apreender conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas”. (PCN, 1997, p. 44) Sendo assim, discuta com seus colegas se as seguintes afirmativas estão corretas.
a) Na resolução de problemas o professor deve propor o problema e em seguida resolver junto com os alunos tornando o problema um não-problema. 
b) Na história da numeração, os números racionais fracionários surgiram justamente para resolver os "problemas" que os números naturais não conseguiam.
c) Ao ensinar os números decimais e porcentagem devemos utilizar situações problemas abstratas partindo de algoritmos.
d) Educadores devem planejar problemas matemáticos que partam da realidade dos alunos para apropriação dos conceitos de GRANDEZAS E MEDIDAS, ESPAÇO E FORMA E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO.
 Sugestão de leitura:
A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE APOIO - Sílvia Ednaira Lopes Professora Mestre PDE - UEM e PROFª.DRª.Lilian Akemi Kato Orientadora disponível no link: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2212-8.pdf.
 Resposta: 
 O papel do professor é apresentar ao aluno um problema para que consiga resolve-lo, contribuindo com seu pensamento crítico que ajuda com seu desenvolvimento cognitivo, por tanto incentivar ao aluno a praticar e criar situações cada vez mais difíceis para solucioná-los colabora com seu cognitivo. Quando o aluno apresenta certas dificuldades em um tema o professor como mediador deve ajuda-lo abordando outros modelos e assim contribuindo com seu ensino-aprendizagem e auxilia-lo para que seja o próprio protagonista do seu conhecimento. 
É necessário que o professor conheça as diferentes formas em que o conteúdo do texto pode ser escrito, que constituem especificidades dos gêneros textuais próprios do matemático, cujo conhecimento é fundamental para atividade de leitura (FONSECA e CARDOSO, 2005, P. 65), analisando o professor por meio desse conhecimento contribui em contextualizar o ensino da disciplina e assim os obstáculos que podem ocorrer durante a aula serão vistos em outro conceito auxiliando ao conteúdo matemático.

Continue navegando