Buscar

Cada religião tem suas crenças e costumes

Prévia do material em texto

Cada religião tem suas crenças e costumes que, no decorrer do tempo, marcam os corpos dos fiéis, tornando visíveis gestos e comportamentos religiosos. Dentre as inúmeras religiões existentes no mundo, algumas direcionam de forma mais direta seus ensinamentos com relação aos “usos do corpo” o corpo é o primeiro instrumento do homem. Cada religião ensina a seus membros quais são as formas mais adequadas de utilizar o corpo para que ele não “caia em tentação” e não “cometa pecados’’ 
As religiões exercem poder normativo sobre os corpos, que são educados e marcados por práticas religiosas diversas. A diferença é que se antes a Igreja possuía o monopólio das regras sobre os “usos do corpo” e da alma, hoje ela disputa o domínio com outras esferas da saber.
a partir de liberdades e de interdições. O corpo revela os modos de vida de uma sociedade que, por meio de suas instituições, neste caso a religiosa, vêm educando homens e mulheres de formas distintas. São vários os exemplos que observamos nas Igrejas religiosas que podem ilustrar as formas de educação do corpo feminino. O modo de se vestirem (quase sempre usando saias longas e blusas sem decote, usam lenços na cabeça para se dizerem virgens ) e de cuidarem da aparência, os gestos comedidos proferidos durante o culto e alguns gestos fora da Igreja são alguns exemplos.
Este tipo de exigência não faz com que algumas meninas e mulheres se preocupem menos com sua aparência e roupas. Apesar de se vestirem com roupas tipicamente evangélicas, muitas o fazem de maneira vaidosa, preocupando-se com a beleza e elegância.
Apesar destes costumes serem propagados de geração em geração, dentro das Igrejas algumas mudanças vêm ocorrendo. Exemplos disso, além das formas de vestimenta já citadas anteriormente, são os usos de adorno, maquiagem e outras formas de embelezamento, que eram rigidamente combatidas, mas que já são utilizadas por algumas mulheres . Mas, ainda assim, as mulheres que aderem a novos comportamentos são recriminadas até mesmo pelas outras mulheres da igreja.
Ou seja, são nos detalhes do comportamento que podemos perceber um tipo de educação tipicamente religiosa. A religião deixa “marcas” nos fiéis, determinando também seus modos de utilizar o corpo. Detalhes na maneira de caminhar, de sentar-se, de repousar os braços sobre a mesa diferem de outras pessoas e, de certa forma, obedecem a um padrão. É claro que, dentre os padrões estabelecidos, alguns fiéis optam por um relaxamento de certos costumes e a manutenção de outros.
Outro bom exemplo é a respeito da dança, que é considerada profana e, portanto, proibida por algumas religiões. Além de seus membros não poderem dançar, eles também são “proibidos” de ouvirem músicas que não sejam próprias da Igreja devido a dança ser considerada como algo do demônio.
Assim como a dança, existem inúmeros comportamentos pecaminosos pelos fiéis, que dizem respeito às práticas corporais. A Educação Física é um bom exemplo disto, sendo uma disciplina que compõe o currículo escolar , ela está presente no cotidiano das aulas. Algumas atividades trabalhadas em aula não são “bem vistas” pelo grupo religioso, muitas religiões não permitem poder fazer alguns exercícios. 
São justamente estes conflitos que as tornam diferentes umas das outras, apesar de frequentarem uma Igreja na qual são rigidamente educadas. Não é a religião, por si só, a responsável pela gestualidade.
Não é apenas a educação religiosa que faz com que uma pessoa seja o que ela é. Não somos apenas o que a escola fez de nós, nem o que a Igreja ou mesmo a educação dada pelos nossos pais fizeram de nós. Somos uma espécie de combinação, de um conjunto de todas estas formas de educação que vivenciamos ao longo de nossa vida e que dão sentido a ela.
De fato, independente de qual seja a crença, expressa através de qualquer rito ou símbolo, não nos cabe julgá-los, antes, compreender o que está por trás daquela ação e que seria aproveitável na relação com o Esporte e a Educação Física.
É mais do que claro que o olhar e análise sobre a Religião é importante, pois essa tem sido cada vez mais presente dentro das escolas, nas aulas de Educação Física, na vida de muitos Atletas do Esporte de Rendimento e em qualquer outro contexto onde o ser humano se encontre. A Religião aborda o homem como um todo: Corpo, mente, alma e espírito. Na vida de muitas pessoas a religião a que pertencem determinam suas ações e pensamentos, e isso, onde estiverem; estejam na escola, em uma prática esportiva ou até mesmo no trabalho. Fato também é que o homem vive em busca de respostas e significados; por isso se apega durante sua vida ou fase dela, a um ideal ou uma crença e é através dessa necessidade que a Religião se faz presente. Esse fenômeno chamado Religião está arraigado na vida de muitos seres humanos e sendo assim, se faz importante estudá-lo. Não perdendo de vista a relevância e participação da Educação Física na vida do homem, é importante também que a conceituemos
b) 
Na Grécia Antiga legitimava-se as competições através dos valores sagrados. No seu renascimento. Os jogos olímpicos foram considerados como uma nova religião”. Com um olhar para os jogos da era atual marcados por valores sagrados, onde se visava a ‘Religião do Esporte’ as pessoas não precisavam se afastar de suas próprias religiões, antes, o Esporte serviria como Religião de paz para todas as diferentes formas de pensamentos e filosofias de vida.
E nos dias atuais é cada vez mais forte e evidente o vínculo entre Esporte e Religião, que se aproximam em valores, objetivos entre outras características. Essa aproximação cada vez mais real cresce tanto entre atletas quanto expectadores e torcedores. Os fatos nos trazem convicção da importância de se agregar no ambiente educacional, especificamente na Educação Física, o Esporte à Religião; ainda que isso tenha sido feito inicialmente pelos católicos visando a “domesticação” do homem por parte da igreja.
“a atividade manifesta além das ricas possibilidades físicas do homem, também as suas capacidades intelectuais e espirituais” e ainda complementa dizendo que “sem equilíbrio, sobriedade e capacidade de atuar honestamente com os outros, o desportista não é capaz de compreender plenamente o sentido de uma atividade física destinada a robustecer, além do corpo, o espírito e o coração. Várias entidades religiosas, como as igrejas católicas e protestantes, passaram a se posicionar favoravelmente ao Esporte e à atividade física em seus ambientes e programações. Os religiosos fazem o uso da prática esportiva, para transmitirem valores que são comuns aos valores que acreditam (respeito, perseverança, importância do coletivo, disciplina, entre outros. O esporte tem sido uma estratégia e apoio aos que professam algum tipo de fé dentro de qualquer instituição religiosa. Ao mesmo tempo, a recíproca também é verdadeira e não se pode negar que muitos esportistas e professores de Educação Física se utilizam da religião. Uma prática religiosa comumente implantada por treinadores e suas equipes é a Oração; por meio dessa buscam renovação de suas forças, alcance de difíceis metas, criarem unidade ao grupo, manutenção de um foco e etc. O Esporte e a Religião, possuem seus aspectos de interferências diretas em ações humanas que com eles se envolvem e creio serem esses aspectos plenamente viáveis de serem trabalhados de maneira combinada, através da Educação Física. 
c) Na minha cidade em Laurentino – SC todo ano acontece o dia do esporte! 
Esse dia tem a intenção de reunir toda a população independente da sua religião cor e idade. 
É um dia inteiro com várias atividades exemplo: Jogo de futebol, vôlei, tênis de mesa, handebol, espirobol, corrida do saco, dança da cadeira e etc . Um dia inteiro com muitas atividades interativas
Isso é feito para toda a nossa comunidade para atrair a todos e mostrar o quanto podemos se divertir, Se distrair nesse dia, esquecendo dos preconceitos e das religiões esse dia é livre e tem brincadeiras para todas as idades. É um dia muito divertidoonde o Frei e as irmãs tmb fazem o seu time e entram na brincadeira. A prefeitura do município disponibiliza os comes e bebes para a população e no final do evento para os times vencedores ganham uma medalha simbólica.

Mais conteúdos dessa disciplina