Buscar

estudo de caso. Religião e a relação,corpo e práticas esportivas

Prévia do material em texto

Relação corpo, religiosidade e práticas esportivas.
O que para algumas pessoas é apenas um corpo, para outras pode ser um templo sagrado.Ao longo dos tempos vemos o corpo humano sendo diretamente ligado a religião e suas práticas por muitas civilizações e suas gerações. São inúmeras as maneiras em que pode se observar tal relação. Os praticantes do cristianismo por exemplo, seguem doutrinas que interferem no relacionamento social, relacionamento amoroso e profissional. O corpo trás grande expressão de fé em religiões como dos povos indígenas através de rituais onde corpos são pintados para reverenciar seus deuses em sacrifícios muitas vezes dolorosos inclusive mudanças em sua forma original e até mesmo mutilação. Existem religiões em que o corpo não se deve ser mostrado em partes e outras mais extremas em que somente os olhos são tidos a mostra. Acreditando que a mulher não deva usar roupas decotadas, curtas e acessórios para não chamar atenção de outros homens e despertar neles o desejo pela carne. O sexo de maneira casual como é visto hoje em dia por muitos como normal, é uma imoralidade abominável contra o corpo, tornando-o impuro. Maquiagem, mudança estética também são desaprovadas por muitas. O Criador fez assim e assim deve permanecer. 
Algumas práticas como tatuagem e piercing são proibidas, podendo custar a salvação da sua alma.
Enquanto símbolos, desenhos e pinturas corporais são consideradas testemunho da fé.
Há por exemplo quem acredite que o nosso corpo seja o templo do próprio Espírito Santo. Assim portanto não podemos causar danos a ele com bebida, drogas e até alguns alimentos são considerados nocivos. 
A relação corpo religiosidade até mesmo no esporte é muito forte e aparente em determinadas religiões. Atletas femininas usam véus que escondem seu cabelo durante suas práticas esportivas, demonstrando o quão ligadas elas estão a sua fé. Que até mesmo e incluindo o esporte tem que ser de acordo com seus ensinamentos. Inclusive determinados esportes considerados violentos não são permitidos de maneira alguma para praticantes de certas religiões
Uma forma clara de observarmos a religiosidade é por exemplo quando
 todos de uma equipe unem se em oração antes de uma disputa esportiva ou apresentação e ao final tendem a agradecer as conquistas,dando graças a Deus por quem eles acreditam que tenham sido abençoados e por isso alcançado a vitória. Outra manifestação de fé, é ato religioso de fazer o sinal da cruz também conhecido como “ benzer o corpo “que sugere proteção, como se com aquele sinal corpo estivesse protegido dos males que possam acontecer no decorrer da atividade a ser realizada.
O esporte está muito ligado hoje em dia a algumas instituições religiosas afim de trazer as pessoas mais perto da palavra de maneira não impositiva. 
É comum as igrejas oferecerem aulas de diversas modalidades esportivas e atividades físicas para a comunidade. Em Pouso Alegre, um projeto social denominado PROSSAN. Dirigido por uma igreja católica realiza no prédio da sua antiga sede, aulas de , jiu-jitsu, capoeira, dança entre outras atividades com intuito de manter as pessoas o mais próximo e por mais tempo na igreja.Com tal prática é possível notar maior interesse dos jovens, adultos e toda comunidade às práticas esportivas e atividades corporais. Buscando abraçar a todos de maneira prazerosa e educativa. Um trabalho voltado para o corpo mas direcionado também ao espiritual. 
O corpo sendo cuidado dentro da igreja, unindo esporte e religião.

Continue navegando