Buscar

ESTUDO DE CASO Liberdade Religiosa

Prévia do material em texto

Podemos compreender religião como conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais, já religiosidade é a manifestação do sagrado que é a presença de uma potência sobrenatural em que se mostra o poder por meio de algum símbolo como uma força vibracional, em imagens, seres e natureza.
Destacamos como exemplo a índia que conceitua-se nas religiões: Hinduísmo, Budismo, Jainismo e Sikhismo. O Hinduísmo é das religiões que compreende o maior número de adeptos no mundo.
As casas indianas costumam ter um santuário onde os atos de adoração envolvem oferenda de incenso, flores e frutos aos deuses.
Além de orações, os mantras (considerados sons poderosos e divinos) são praticados pelo povo indiano que têm o costume de fazer peregrinações.
Uma delas consiste em ir até ao rio Ganges para lá jogar as cinzas dos mortos, o que, de acordo com a crença da Índia, assegura o descanso eterno das suas almas.
 Características do hinduísmo são o respeito pela antiguidade e tradição; a confiança nos livros sagrados; a crença em Deus sob alguma forma e a sua adoração em algum aspeto; a persistência do sistema de castas, apesar da oposição vigorosa de alguns chefes e da sua existência ser negada pela constituição
Já no Brasil com a conforme Relatório Internacional de Liberdade Religiosa, destaca que a constituição declara que a liberdade de consciência e crença é inviolável e garante o livre exercício da crença religiosa.  A constituição proíbe os governos federal, estaduais e municipais de apoiar ou impedir qualquer religião. Uma dessas ações foi a campanha de conscientização para combater a intolerância religiosa que contava com a participação de membros da sociedade civil e de diversos grupos religiosos. Como por exemplo o Candomblé/Umbanda participando das missas católicas no dia da consciência Negra.
Infelizmente num país onde o racismo ainda se faz muito presente, o ataque as religiões de origem africanas se fazem ainda muito recorrentes, fazendo-se necessário maior rigidez no cumprimento das leis contra a intolerância religiosa, além de muitos movimentos de conscientização.
Analisando nossa cidade local Lapa – PR, podem se destacar as religiões católica e espirita, porem a que se destaca conforme o apoio Municipal da Prefeitura é o catolicismo que por sua vez é destacado em festividades e atrações promovidas pela cidade, presenciamos poucas vezes a umbanda no dia da consciência negra, participa da missa e lavam as escadas da igreja, que se formos analisar por sua vez a repetição da escravatura com tal ideia. 
Seria sucinta a iniciativa de conscientização da diversidade religiosa no Ministério Educacional e atribuída nas leis educacionais, para que fossem trabalhadas e apresentadas com liberdade para os discentes, terem assim conhecimento e respeito sobre o credo, saudações e festividades que determinam a fé do Deus, assim chamado e adorado cada qual a sua maneira, por cada local.

Continue navegando