Buscar

Alfabetização e Letramento Desenvolvimento e Apropriação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Sobre a formação de leitores e escritores autônomos, assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Apenas o acesso à leitura e à produção de textos é suficiente para formar leitores e escritores autônomos.
( ) Para formar leitores e escritores autônomos, é necessário que sejam dadas aos aprendizes oportunidades de compreensão das características, da função de cada gênero textual e da linguagem utilizada para construir cada um deles.
( ) Não é preciso ensinar aos alunos sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabética para formar leitores e escritores autônomos, pois isso é aprendido automaticamente.
a )F, V, V
b )F, F, F
 
c )F, V, F
d )V, F, V
e )V, F, F
QUESTÃO 2
De acordo com Ferreiro (2001), assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Se a escrita é concebida como um código, sua aprendizagem é concebida como a aquisição de uma técnica.
( ) Se a escrita é concebida como um sistema de representação, sua aprendizagem passa a ser apropriação de um novo objeto de conhecimento.
( ) Se a escrita é concebida como um sistema imagético, sua aprendizagem se torna conceitual e abstrata.
a )V, V, V
 
b )V, V, F
c ) V, F, F
d )F, F, V
e )F, V, F
QUESTÃO 3
Leia as seguintes características dos textos escritos e comportamentos leitores e, depois, assinale a alternativa que apresenta apenas aquelas que a criança pequena pode aprender.
1. As palavras são constituídas de partes menores (fonemas) e a junção de fonemas forma as sílabas.
2. Um livro deve ser folheado da direita para a esquerda.
3. As palavras são lidas de cima para baixo e da esquerda para a direita.
4. É necessário escrever com letra cursiva, pois é o melhor tipo de letra para aprender a ler e escrever em qualquer situação.
5. É possível ler um texto em voz alta, mas também silenciosamente.
6. Existem famílias silábicas.
a )2, 4, 5
b )1, 2, 4
c )3, 4, 6
d )1, 3, 6
 
e )2, 3, 5
QUESTÃO 4
De acordo com Soares (2017), quais são as três principais facetas de inserção no mundo da escrita?
 a )Linguística, interativa e sociocultural.
b )Sociocultural, política e econômica.
c )Interativa, linguística e política.
d )Linguística, sociocultural e política.
e )Política, sociocultural e econômica.
QUESTÃO 5
Ao ler as habilidades para o ciclo de alfabetização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), percebemos que:
a )a expressão consciência fonológica aparece explicitamente em diversas habilidades, e que a intenção é trabalhar com o método fônico.
 b ) não há o uso expresso do termo consciência fonológica, mas é possível reconhecê-la nas referências aos sons da fala e à segmentação oral em sílabas.
c )a expressão consciência fonológica aparece explicitamente em diversas habilidades, e que a intenção é trabalhar com a consciência fonêmica.
d )a expressão consciência fonológica aparece explicitamente em diversas habilidades, e que a intenção é trabalhar com a consciência silábica.
e )não há o uso expresso do termo consciência fonológica, mas é possível reconhecê-lo nas referências aos estudos dos diversos gêneros textuais.
QUESTÃO 6
Qual das ações a seguir pode ser considerada uma estratégia de leitura, conforme Solé (1998), a ser utilizada durante a leitura?
a ) O professor pode propor que os alunos se revezem para ler o texto em voz alta, repetindo a leitura até que todos tenham lido, e, depois, propor uma prova oral.
b )O professor pode propor que os alunos se revezem para ler o texto em voz alta, repetindo a leitura até que todos tenham lido, e, depois, propor atividades individuais.
c )O professor pode interromper sua leitura em voz alta em alguns momentos e pedir aos alunos que identifiquem a ideia central de cada parágrafo.
 
d )O professor pode pedir que os alunos primeiro leiam o texto silenciosamente; em seguida, todos juntos em voz alta; e, por fim, aplicar uma prova oral para avaliar quem teve uma compreensão melhor.
e )O professor pode pedir aos alunos que têm mais dificuldade façam a leitura em voz alta e, em seguida, as atividades de interpretação sejam feitas individualmente.
QUESTÃO 7
Qual das ações a seguir pode ser considerada uma estratégia de leitura, conforme Solé (1998), a ser utilizada antes da leitura?
a )O professor pode pedir aos alunos que façam perguntas a ele sobre o conteúdo do texto, para decidirem se lerão ou não o texto inteiro.
b )O professor pode pedir aos alunos que leiam o último parágrafo e conheçam o final da história, para decidirem se lerão ou não o texto inteiro.
 c )O professor pode pedir aos alunos que leiam o título e tentem imaginar qual é o assunto do texto, para que, após a leitura, possam confirmar o que imaginaram.
d )O professor pode pedir aos alunos que leiam um resumo do texto na internet, de maneira que não precisem ler o texto caso encontrem um resumo com todas as informações.
e )O professor pode pedir aos alunos que sorteiem algumas palavras para ler. Caso consigam, essas palavras podem ser objeto de análise, de modo que o texto não precisa mais ser lido.
QUESTÃO 8
Leia as seguintes assertivas sobre o paradigma cognitivista de aprendizagem e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Foi fundado em meados dos anos 1980 na epistemologia genética de Piaget e difundido no Brasil especialmente por intermédio dos estudos de Emilia Ferreiro.
II. Tirou o foco do método e situou-o no aprendiz, que constrói progressivamente o princípio alfabético.
III. Preconizou que o processo de apropriação da escrita se dá basicamente pela memorização e pela repetição.
a )Todas as assertivas estão corretas.
 
b )Apenas as assertivas I e II estão corretas.
c )Apenas as assertivas I e III estão corretas.
d )Apenas a assertiva III está correta.
e )Apenas a assertiva II está correta.
QUESTÃO 9
Qual é a diferença entre a consciência silábica e a consciência fonêmica?
a )Ambas são sinônimos de consciência fonológica e significam que o aprendiz percebe que a palavra pode ser segmentada em "pedaços" menores, ou seja, em sílabas e fonemas.
b )Ambas são sinônimos de letramento e significam que o aprendiz percebe que a palavra pode ser segmentada em "pedaços" menores, ou seja, em sílabas e fonemas.
c )Ambas se referem a diferentes dimensões do letramento. Na consciência silábica, o aprendiz percebe que a palavra pode ser segmentada em sílabas. Em seguida, o aprendiz desenvolve a consciência fonêmica, que é a capacidade de refletir sobre o fonema.
d )Ambas se referem a diferentes dimensões da psicogênese da língua escrita. Na consciência silábica, o aprendiz ainda se encontra na hipótese silábica e, na consciência fonêmica, o aprendiz já se encontra na hipótese alfabética.
 e )Ambas se referem a diferentes dimensões da consciência fonológica. Na consciência silábica, o aprendiz percebe que a palavra pode ser segmentada em sílabas. Em seguida, o aprendiz desenvolve a consciência fonêmica, que é a capacidade de refletir sobre o fonema.
QUESTÃO 10
Considerando a hipótese alfabética, de Ferreiro e Teberosky (1999), assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa. Em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A criança compreende que cada letra corresponde a um valor sonoro menor que a sílaba e realiza uma análise sistemática dos fonemas, além de entender que a escrita tem uma função social.
( ) O aprendiz produz registros que podem ser lidos por outras pessoas e, muitas vezes, começa a se questionar sobre a forma correta de grafar as palavras.
( ) Corresponde ao nível 4 de aprendizagem da língua escrita e vem logo após o nível conhecido como hipótese ortográfica.
a ) V, F, F
 
b )V, V, F
c )F, V, F
d )F, F, V
e )V, V, V

Continue navegando