Material de Apoio- Análise Textual - Aula 1 -  A LINGUAGEM
13 pág.

Material de Apoio- Análise Textual - Aula 1 - A LINGUAGEM


DisciplinaAnálise Textual9.458 materiais293.865 seguidores
Pré-visualização7 páginas
e divertida. Esse recurso é também denominado DUPLO SENTIDO, que é frequentemente utilizado como recurso de expressão em textos poéticos, publicitários e humorísticos, em quadrinhos e anedotas. Observe que, nesse caso, a ambiguidade é empregada como recurso de construção.
A ambiguidade como problema de construção:
Leia com atenção:
\u201cDurante o jogo, Lúcio deu várias caneladas em Guilherme. Depois entrou o Pedro no jogo e ele levou vários empurrões e pontapés.\u201d
Como não assistimos à partida, temos dificuldade para compreender o texto e a intenção comunicativa do locutor, pois o texto é ambíguo. Afinal, quem levou empurrões e pontapés? Pedro, que entrara no jogo por último? E, no caso, quem o teria agredido? Ou foi Lúcio, que antes agredia Guilherme e, depois da entrada de Pedro, passou a ser agredido por este?
Se tivéssemos assistido ao jogo, certamente essa ambiguidade se dissiparia. E a intencionalidade do texto seria outra: apenas comentar.
Diferentemente da linguagem oral, que conta com certos recursos para tornar o sentido preciso \u2013 os gestos, a expressão corporal ou facial, a repetição, etc. -, a linguagem escrita conta apenas com as palavras. Por isso, temos de empregá-las adequadamente se desejarmos clareza e precisão nos textos que produzimos.