Buscar

Conceitos Básicos em Farmacologia

Prévia do material em texto

Conceitos Básicos em Farmacologia
Farmacologia: o que é?
É a ciência que estuda os efeitos de uma substancia química sobre a função dos sistemas biológicos, fundamentalmente dependente da interação droga/organismo.
· Obs.: é fundamental que a compreensão da ação do fármaco no organismo e ao mesmo tempo o que o organismo faz com ele.
· Obs.: O médico precisa entender as diversas possibilidades terapêuticas para escolher a que melhor se enquadre para o seu paciente (varia de acordo com a clínica/sinais clínicos e particularidades).
A farmacologia deve ser compreendida pois, ao contrário do que se imagina, os fármacos atingem todos os sistemas do individuo, tanto na ação medicamentosa quanto na excreção da droga. Desse modo, sempre que possível, devemos solicitar exames de avaliação de uréia e creatinina, visando conhecer as funções hepáticas e renais do individuo.A DOSE CORRETA É O QUE DIFERENCIA UM VENENO DE UM MEDICAMENTO.
TRATAMENTO IDEAL, ADEQUADO E BEM ACEITO PELO PACIENTE (INDIVIDUAL)
Início do estudo farmacológico
· Há muitos anos, as doenças eram vistas como possessão maligna ou fúria dos deuses;
· Com o passar do tempo, os tratamentos naturais foram ficando conhecido a partir de rituais religiosos;
· Tratamentos naturais (homeopatia) são utilizados até hoje e a maioria dos medicamentos são feitos a partir de plantas e raízes;
· Morfina/Ópio: primeiro fármaco conhecido (1805). Todos os opióides são altamente viciantes e só devem ser prescritos em último caso ou em doses muito baixas).
CONCEITOS BÁSICOS DE FARMACOLOGIA
· Medicamento: toda substância química que tem ação profilática, terapêutica ou que atua auxiliando no diagnóstico (antibióticos, anti-hipertensivos, analgésicos, etc).
· Remédio: todo processo utilizado para a cura (massagem, crença, cirurgia, medicamento, etc);
· Princípio Ativo: é a substancia, em uma formula terapêutica, responsável pelo efeito terapêutico - principal agente da fórmula (ácido acetilsalicílico – AAS, dipirona, paracetamol, etc). 
· Sinônimos: fármaco, droga, base medicamentosa, etc.
· Fórmula Farmacêutica: descrição dos componentes ativos e não ativos de um produto farmacêutico e suas respectivas dosagens (Ácido acetilsalicílico —500mg/Vitamina C — 400mg/ Lactose — 100mg).
· Associação Medicamentosa: quando uma formula farmacêutica possui dois ou mais princípios ativos (buscopan plus: brometo de N-butilescopalamina 10mg P.A. + paracetamol 800mg P.A. + excipiente q.s.p.).
Veículo x excipiente
· Excipiente: termo para designar a parte sólida ou semi-sólida, não medicamentosa, de uma formulação (lactose, estearato de magnésio, amido, celulose, vaselina branca, etc).
· Veículo: termo para designar a parte líquida, não medicamentosa, de uma formulação (água, álcool, etc).

Continue navegando