Buscar

Lesões ligamentares do joelho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lesões ligamentares do joelho:
Os ligamentos são responsáveis por fornecer a estabilidade da articulação e impedir que aconteça um deslocamento anormal. No joelho existem 4 ligamentos: 2 cruzados (anterior e posterior) e 2 colaterais (medial e lateral) e a ruptura de algum desses ligamentos pode deixar essa articulação instável.
Ligamento colaretal medial: geralmente é a primeira estrutura afetada em lesões de joelho e por conta disso é a lesão ligamentar mais comum, lesões desse ligamento podem ocorrer de forma isolada e tendem a apresentar um quadro de dor, de inchaço localizado e possivelmente de hematrose (derrame sanguíneo na articulação). 
Ligamento colateral lateral: São lesões menos comuns quando comparadas ao colateral medial, são mais graves e geralmente não acontecem de forma isolada. 
Ligamento cruzado anterior: São as lesões mais comuns na prática esportiva, 70% das lesões desse ligamento tem como origem a pratica esportiva, principalmente em esportes que envolvem mudanças rápidas de direção ou de aceleração, esportes que envolvem aterrisagens. Nesse tipo de lesão é comum ouvir um estalo no momento da ruptura, é um tipo de lesão que raramente ocorre de forma isolada e o quadro clínico é dor, inchaço, hematrose e sensação de instabilidade. 
Ligamento cruzado posterior: É um tipo de lesão menos comum que a lesão do cruzado anterior e está associada a traumas que envolvem uma força maior como acidentes automobilísticos ou em situações de entorses com impacto direto no joelho que podem acontecer em esportes como (futebol americano, rugby e artes marciais) 
Tendinopatia Patelar: A tendinopatia patelar é a inflamação da estrutura (tendão) que liga a patela à tíbia. É uma condição bem comum em pessoas que praticam atividades físicas de forma regular. As principais causas são o esforço repetitivo com sobrecargas de peso e a pratica de atividades físicas que envolvem saltos e os sintomas mais comuns são dor no joelho, inchaço e rigidez. 
Condromalácia patelar: Que é o desgaste da cartilagem da região da patela, esse desgaste pode ocorrer por diversos fatores (práticas de atividades físicas de alto impacto, idade avançada, excesso de peso). É uma complicação mais comum em mulheres e pode ser classificada de acordo com o grau de comprometimento, sendo grau 1 o mais leve e grau 4 o mais grave. Os sintomas são dor na região patelar, principalmente após as atividades físicas ou ao descer escadas ou rampas, inchaço e ruídos ao se movimentar.

Continue navegando