Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso:
O texto de Rubem Alves, em seu primeiro capítulo, evidencia o episódio onde o escritor é surpreendido pela visita de um amigo de longa data, já aposentado e dotado de todas as credenciais e titulações possíveis, ou seja, um Dr. em ciência, que apesar de tanto saber, não consegue publicar seu livro por não ser considerado científico. Indignando com tal situação, questiona ao amigo: o que é científico, afinal?
Rubem, com toda sua destreza utilizou uma estória para responder o questionamento do amigo.
A estória contada se dá em uma aldeia às margens de um rio, onde os aldeões acreditavam que ali habitavam seres misteriosos. Como isso tudo era especulação, um dos aldeões teve a ideia de criar um instrumento de captura para verificar o que de fato habitava no rio. Muitos não acreditavam em seu sucesso, o repreendiam e o questionavam, mas o aldeão não desistiu do seu experimento e conseguiu criar uma rede de pesca, que ao ser utilizada teve grande sucesso e mostrou-se eficiente.
Com a captura de um grande peixe dourado, a aldeia mostrou-se alvoraçada. Alguns conhecidos do aldeão ficaram com inveja de sua invenção, mas outros mostraram-se felizes e também começaram a construir suas próprias redes, baseando-se na sua. A partir deste fato muitos peixes foram capturados, o que fez dos pescadores pessoas importantes naquele local. 
Para que mais peixes fossem capturados os pescadores se organizaram em um grupo restrito, onde apenas construtores de redes e pescadores eram aceitos, isolando o restante da aldeia. Com o passar do tempo, apesar de todo sucesso, os pescadores não queriam e não sabiam mais nada além de seus métodos, esquecendo de tudo que estava em sua volta. O quê de fato importava para o grupo era apenas a pescaria e seus objetos, desconsiderando a realidade na qual eles faziam parte, a aldeia como um todo.
Infelizmente desta mesma maneira ocorreu com o amigo de Rubem Alves, que apesar de todo conhecimento que ele possuía, aquilo era apenas uma parte de um todo. Ele era apenas mais um pescador que se isolou de sua aldeia.
O conhecimento científico é a informação, é o saber. É elaborado a partir de métodos, sistematizado e rigoroso, e devidamente comprovado, realizado por um indivíduo ou em grupo. Entretanto, para que se torne de fato conhecimento é necessário ser compartilhado com a sociedade, mesmo que ela aceite ou o rejeite, pois ele deve fazer parte de um todo, do mundo real. Caso contrário o conhecimento ficará fragmentado, deixando de fazer sentido.

Continue navegando