Buscar

N1 - Governança Corporativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Implantação da governança corporativa na empresa TXT
Os debates sobre boas práticas de governança corporativa começaram nos anos 90 com o aumento do número de casos de corrupção em empresas estrangeiras, a abertura do mercado nacional e a necessidade de conciliar os diferentes interesses entre sócios e gestores.
Existem diversos conceitos para explicar a governança corporativa. O autor Betarello definiu como “Um conjunto de direitos e de sistemas de relações” (BETARELLO. Op. Cit. P 20-26). Sendo assim, entende-se que a governança corporativa é um conjunto de princípios, valores, mecanismos para avaliar, monitorar, e direcionar a gestão das empresas, garantindo que as tomadas de decisões estejam alinhadas com os objetivos da companhia e traga confiança para as partes interessadas.
Para empresa TXT implantar a governança corporativa de forma eficaz, deve definir os papéis e as responsabilidades dos sócios e gestores, formar um conselho consultivo, adotar a gestão de riscos e controles internos, instituir um código de conduta e monitorar o progresso da empresa realizando auditorias internas e externas periodicamente. O papel da liderança é importantíssimo nesse processo, e o conselho de administração deve definir estratégias, fazer análises de riscos, auxiliar na implementação de políticas e valores como ética, transparência e equidade. Os gestores devem comunicar as ações internas e externas, desenvolver e executar os planos estratégicos de maneira efetiva para o cumprimento das práticas de governança corporativa em alinhamento aos interesses dos sócios.
Sendo assim, conclui-se que a empresa TXT deve primeiramente definir seus princípios e valores, criar mecanismos capazes de assegurar a conformidade, a ética, a transparência e a robustez da gestão, para garantir maior confiabilidade às tomadas de decisão e ajudar a agregar mais valor aos acionistas.

Outros materiais