Buscar

forum I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com a divulgação de estratégias de intervenção farmacêutica pelo Ministério da Saúde (2014), comente brevemente quais são essas estratégias e faça uma reflexão sobre quais são os efeitos beneficos que podem resultar na qualidade de vida do paciente e também no sistema de saúde.
O Ministério da Saúde em 2014 apresentou e divulgou estratégias de intervenção farmacêutica, essas estratégias cuja finalidade é promover efeitos benéficos para a saúde dos pacientes são apresentadas abaixo: 
Ações de revisão da farmacoterapia.
 Estas ações consistem na análise e avaliação de todos os fármacos utilizados pelos pacientes, tanto os prescritos como os não prescritos a fim de rastrear problemas relacionados como interação medicamentos e automedicação. Essa estratégia é de suma importância, visto que vai orientar a tomada de decisão do farmacêutico com a equipe de saúde. Dando suporte a sua intervenção, que visa promover o uso racional de medicamentos, melhorar a qualidade de vida e uma melhor adesão ao tratamento. 
2 Ações de conciliação dos medicamentos.
Essa estratégia para ser efetuada requer uma anamnese completa do paciente, ou seja, o farmacêutico precisa ter um diálogo aberto com o paciente, para que recolha o histórico de medicamentos do paciente nos momentos de transição entre níveis assistenciais. Ou seja, os medicamentos que o paciente utiliza prescritos por diferentes médicos. Essa estratégia visa conciliar os medicamentos utilizados por prescrições distintas, objetivando uma menor interação medicamentosa e uma melhor adesão do tratamento. Neste cenário o farmacêutico atuará como ponte entre os medicamentos e paciente e os médicos com o paciente. Focando sempre no paciente e não no medicamento. 
3 Ações para avaliação e promoção da adesão terapêutica:
Nesta estratégia o Farmacêutico atuará como um educador em saúde visto que, os estudos apresentam que para pacientes de vários medicamentos de uso continuo, a promoção da adesão terapêutica deve ser feita por meio de múltiplas estratégias como orientação ao paciente e redução da complexidade do tratamento. Essas estratégias só se tornam possíveis a partir do papel pedagógico do Farmacêutico. 
4 Ações de aconselhamento ao paciente.
Nessa estratégia também recai a função pedagógica do Farmacêutico. Um vez que o aconselhamento do paciente só se torno efetivo mediante orientações sobre sua doença e medicamentos. Essa estratégia focada no paciente apoiada na informação e orientação do mesmo, além de permitir um autocuidado com a saúde, promove uma melhor adesão do paciente ao tratamento, principalmente nos tratamentos para condições agudas.
5) Ações de acompanhamento dos resultados da farmacoterapia ;
Nesta estratégia o farmacêutico pode ser solicitado para seguir doentes com tratamentos mais complicados e que apresentam problemas no uso dos medicamentos .
Esse acompanhamento é sustentado por ações que visam informação orientações e aconselhamento ao paciente. Nesta estratégia são estabelecidas metas terapêuticas, cujo papel do Farmacêutico junto com a equipe de saúde e atingir essas metas sempre focando no paciente, 
Referencia: Apostila Uningá - Cuidados farmacêuticos e prescrição, Prof° Danielly Chierret, 2020. Maringá PR. Páginas 7 e 8.

Continue navegando