Buscar

Sistematização da Assistência de enfermagem SAE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistematização da Assistência de enfermagem
SAE
↳ wanda de Aguiar aorta 
↳ a SAE pode ser entendida também como processo de enfermagem, organizado em 5 passos.
→ Metodologia científica que vem sendo cada vez mais utilizada na prática assistencial, oferecendo maior autonomia aos profissionais de enfermagem;
→ Planeja o trabalho de equipe e os instrumentos que serão utilizados, de acordo com o procedimento que será realizado
→ Concretizada por meio do processo de enfermagem (PE) que tem como finalidade imprimir racionalidade ao processo de cuidar; possui as seguintes fases: coleta de dados/histórico, diagnóstico, planejamento de cuidados, prescrição e evolução de enfermagem.
→ organizado em cinco etapas
1. Consulta/Coleta de dados de enfermagem ou histórico de enfermagem: busca por informações básicas que irão definir os cuidados da equipe. Nesse momento, são abordadas as informações sobre alergias, histórico de doenças e até mesmo questões psicossociais, como, por exemplo, a religião, que pode alterar de forma contundente os cuidados prestados ao paciente.
→ exame físico: inspeção (observação das partes do corpo), a palpação, percussão (bater no corpo com a ponta dos dedos para demarcar) e a ausculta c o estetoscópio
→ pode ser melhorado com a utilização de prontuário eletrônico do paciente (PEP) com formulários específicos e registro online podendo ser acessado por todos da instituição
2. Diagnóstico de enfermagem: interpretação e agrupamento dos dados coletados, que vão gerar ações e intervenções. 
→ tipos de diagnósticos: real (descrevem respostas humanas que existem de fato), de risco (descrevem respostas humanas que podem desenvolver-se em um individuo, família ou comunidade vulneráveis), de bem estar (descreve respostas humanas no nível de bem estar), e de promoção à saúde (julgamento clinico de motivação e de desejo de um indivíduo, família ou comunidade, de aumentar o bem-estar e concretizar o potencial de saúde humana).
3. Planejamento de enfermagem: são determinados os resultados esperados e quais ações serão necessárias.
4. Prescrição/Implementação: ações ou intervenções determinadas na etapa do planejamento de enfermagem; podem ir desde uma administração de medicação até auxiliar ou realizar cuidados específicos, como os de higiene pessoal do paciente, ou mensurar sinais vitais específicos e acrescentá-los no prontuário, por exemplo. *com o uso do app beira leito é possível registrar dados, checar prescrições e medicações, etc.
5. Avaliação de enfermagem (evolução): registrar no prontuário eletrônico do paciente a sua evolução para determinar se as ações ou intervenções alcançaram o resultado esperado.
· O uso da tecnologia na SAE
→ prontuário eletrônico do paciente (PEP) – amplia o acesso às informações legíveis dos pacientes de forma ágil e atualizada; cria alerta sobre interações medicamentosas, alergia e inconsistências; estabelecem padrões para conclusões diagnósticas e planos terapêuticos; realizam análises gerenciais de resultados, indicadores de gestão e assistenciais
→ Beira-leito - auxilia nos processos do cuidado ao paciente, em tempo real, a partir do armazenamento e controle de diferentes informações, como:
· Tipo, horário e quantidade da medicação;
· Alterações no estado clínico;
· Sinais vitais;
· Se a medicação foi aplicada ou não;

Continue navegando