Buscar

DISCIPLINA DE CHAIN MANAGEMENT SUPPLY LOGISTICA GRUPO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
Karen Suelen da Silva de Abreu Oliveira – 20200200040001
Célia Pereira da Silva Rodrigues – 201992000600003
Jaqueline Gonçalves A. Lemos – 201992000400003
Marcelo Ribeiro de Souza - 201992000500002
	
		
GESTAO DE LOGÍSTICA INTEGRADA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT 
FLG50001-19010_2020
Estudo de Caso
Walmart China vai Rastrear Alimentos em Cadeia de Suprimentos da Blockchain Thor, da VeChain
Duque de Caxias/RJ, 2020
Karen Suelen da Silva de Abreu Oliveira – 20200200040001
Célia Pereira da Silva Rodrigues – 201992000600003
Jaqueline Gonçalves A. Lemos – 201992000400003
Marcelo Ribeiro de Souza - 201992000500002
	
GESTAO DE LOGÍSTICA INTEGRADA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT 
FLG50001-19010_2020
Estudo de Caso
Walmart China vai Rastrear Alimentos em Cadeia de Suprimentos da Blockchain Thor, da VeChain
Estudo de caso referente à disciplina: Gestão de Logística Integrada e Supply Chain Management: Gestão do curso de Pós-Gradução e Lato Sensu, da Universidade Unigranrio.
Prof.ª:Vanessa Fernandes 
Sumário
INTRODUÇÃO	4
DESENVOLVIMENTO	4
ANALISE	5
CONCLUSÃO	6
REFERÊNCIAS	7
1. Introdução
No intuito avaliativo da disciplina partindo do enunciado, com base nos estudos de roteiros, web-conferências e leituras complementares o presente estudo se deu por meio de pesquisas bibliográficas e coleta de dados acerca do assunto Cadeia de Suprimentos para atender o objetivo do trabalho no foco geral de entender e explicar o novo método de rastreio adotado pela Walmart, o blockchain THOR, da VeChain. Além de analisar os fatores dos processos que envolvem o Blockchain, o estudo de Caso propôs que discutíssemos a principal questão da pesquisa: Qual é a função do blockchain nesse novo processo da Walmart?
2. Desenvolvimento
O blockchain se apresenta como uma inovação que pode permitir avanços e maiores interesses na área de programação. Blockchain é uma base de dados com registro de transações em bloco ou individuais. As transações são aglomeradas em blocos que formam cadeias. Quando registrada, os dados uma vez registrados, não poderão ser mudados, sem up date ou delete é toda uma mecânica tecnológica de alta criptografia, variando com os seguimentos empresariais.
No Walmart o blockchain serviu como base para o sistema de rastreamento de frete e processamento de pagamentos para as transportadoras. O blockchain é distribuído numa rede de entidades aonde se podem ter dois modelos, os blockchains em redes de registros públicas e privadas, podendo ser do tipo aberta ou fechada ou fechada híbrida, onde os participantes obtém replicas dos dados compartilhados no blockchain com cópias sincronizadas, podendo ter muitos participantes acessando ao banco de dados de forma global ou multi- canal, tornando a informação segura. Sendo muito usado em cartórios, imobiliárias e empresas de suprimentos. 
O Blockchain passou a ser uma base de dados importante por ter um domínio único, como por exemplo, eu indo a um cartório registrar um nascimento, o hospital terá os meus dados ao acessar o registro, podendo fazer outros registros, como o de um óbito ou nascimento, usando o mesmo blockchain para o registro em um banco, sem o gestor precisar pedir autorização para entrar no sistema da outra entidade se tornando um canal único para essa troca de informação.
Também utilizado como uma tecnologia associada a transferência de Bitcoins (moeda virtual), ambos surgiram no ano de 2009, sendo liberados para o acesso do público como código aberto. Cada uma das transações realizadas é identificada de forma própria e individualizada. Sendo assim, alia-se a transparência, uma vez que, todos podem ser capazes de saber a respeito da existência da transação, todavia, tem-se a privacidade do usuário em relação a identificação das partes que realizaram.
3. Analise 
Em relação a esses dados do Blockchain e Bitcoins, a relação entre o Blockchain e a empresa Wallmart em análise, não parece ser possível tal inovação em uma cadeia de suprimentos, contudo, o surgimento dessa nova tecnologia torna sim possível o rastreamento de alimentos.
Esse rastreamento, é uma tecnologia voltada para a garantia de que os consumidores receberam alimentos frescos, e, além disso, em casos de contaminação de algum dos lotes, por meio do rastreamento, aconteceria de forma rápida e eficaz a eliminação dos alimentos impróprios ao consumo.
A empresa Wallmart considera a tecnologia adequada e com grande potencial, sobretudo, na aplicação aos vegetais folhosos, itens com maior índice de contaminação, além das carnes in natura. Contudo, outros produtos, incluindo: arroz, frutos do mar, óleo de soja, cogumelos, entre outros, chegando a cerca de 100 linhas de produtos serão incluídos no rastreamento.
Outras vantagens desse modelo de serviço é a resiliência de uma cadeia de suprimentos que é caracterizada muita das vezes como complexa, porém de grande abrangência na redução de riscos e custos, na ampliação do controle, compliance e transparência.
Falando um pouco do Vechain Thor, O VeChain é um blockchain público projetado para adoção em massa da tecnologia blockchain por usuários corporativos de todos os tamanhos.
O VeChainThor pretende servir de base para um ecossistema empresarial blockchain sustentável e escalável, suportado em parte por nossos novos modelos econômicos e de governança e aprimoramentos exclusivos de protocolo. O VeChainThor possui recursos técnicos personalizados para as necessidades reais de empresas, indivíduos e desenvolvedores
Assim associando todo o conhecimento do assunto analisamos que com essa nova ferramenta os processos de gestão na cadeia de suprimentos tomam um novo rumo no fluxo de informação digital sobre produtos na cadeia de suprimentos com mais segurança em seus padrões; na entrega ao consumidor com procedimentos; no fornecimento e no resultado de avaliação.
4. Conclusão
Em reflexão sobre o estudo de caso, entendemos que a informação digital através de novos sistemas e novas tecnologias passará a fazer parte das nossas rotinas de trabalho, facilitando cada vez mais os processos administrativos de controle e fiscalização das nossas cadeias logísticas. Logo, futuramente podendo estabilizar mais a economia forte e de fácil cálculo rentável para as empresas e multinacionais. 
Não deixando de mencionar os desafios e as dificuldades que teremos em fazer essa tecnologia funcionar, pois como já dito é uma inovação complexa de bastante manutenção, sendo uma cadeia desmaterializada e automatizada, que daqui um tempo pode se tornar obsoleta, assim como nossos processos de cadeias tem se modificado com as décadas e o modernismo. Para ultrapassarmos essa nova fase teremos que adaptar comportamentos e ter conhecimento maior das tecnologias disponíveis no mercado.
O compartilhamento de informações e o relacionamento entre empresas e fornecedores terá que sobrepor suas indiferenças de mercado e trabalharem em comunhão em uma competição conjunta, entre produtos e não empresas, considerando que as informações disponibilizadas serão de extrema importância para ambos. 
Precisaremos desburocratizar os sistemas de forma global para que haja agilidade e transparência nos protocolos das cadeias, seguido de acordos com os contratos, para que sejam abertos sem sigilo e sem segregação. As leis no mundo cibe digitais, precisaram passar por regulamentações e normatizações dos direitos e propriedades comerciais. 
Portanto em resumo percebemos que tal tendência de negócio é ousada, inovadora e desafiadora, tendo ciência desses fatores, as empresas tem aceitado a proposta de adotar mesmo conhecendo as limitações e os obstáculos a enfrentar, pois a cadeia de suprimentos em algumas situações já apresenta fraquezas como; a grande demanda de trabalho manual, a ausência histórica de transporte, e dados da durabilidade dos produtos. Assim a inteligência digital do blockchain é ideal nesse seguimento de cadeia. 
1. Referências 
https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9oaXBzdGVycy50ZWNoL2ZlZWQvcG9kY2FzdC8&episode=aHR0cHM6Ly9oaXBzdGVycy50ZWNoLz9wPTI2MDAhttps://cointimes.com.br/o-que-e-blockchain-como-funciona/
ZMUDZINSKI, A. Walmart China vai rastrear alimentos em cadeia de suprimentos da blockchain Thor, da Vechain 648. 2019. 
Disponível em: https://cointelegraph.com.br/news/walmart-china-will-track-food-in-supply-chain-with-vechains-thor-blockchain. Acesso em 02 de abril 2020. https://blog.neoprospecta.com/recall-recolhimento-rastreabilidade-e-logistica-reversa-principais-diferencas-e-aplicacoes/. Acesso em 02 de abril 2020 
https://doc.vechainworld.io/docs. Acesso em 02 de Abril 2020
http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/27321/Adoc%CC%A7a%CC%83o%20de%20Blockchain%20na%20Gesta%CC%83o%20de%20Cadeias%20de%20Suprimentos%20do%20Brasil%20Magali%20Aquino.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acessado em 03 de abril de 2020
https://blog.neogrid.com/como-o-blockchain-impacta-no-varejo-e-na-cadeia-de-suprimentos/. Acessado em 03 de abril de 2020
https://guiacorporativo.com.br/a-tecnologia-blockchain-e-a-cadeia-de-suprimentos/. Acessado em 03 de abril de 2020.
https://ibid.com.br/blog/blockchain-na-cadeia-de-suprimentos/ Acessado em 03 de abril de 2020.

Continue navegando

Outros materiais