Buscar

Palácio da alvorada

Prévia do material em texto

O Palácio da Alvorada é um edifício localizado em Brasília, no Distrito Federal, numa península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte. O palácio é designado a residência oficial do Presidente do Brasil. É uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico brasileiro e o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital em 30 de junho de 1958. O nome fora escolhido por Juscelino Kubitschek que quando questionado sobre o porquê do nome "alvorada", o então presidente da República respondeu com outra questão: "Que é Brasília, senão a alvorada de um novo dia para o Brasil.
O Palácio da Alvorada é uma construção em três pavimentos, subsolo que abriga um auditório para 30 pessoas, Sala de Jogos, Almoxarifado, Despensa, Cozinha, Lavanderia e a Administração do Palácio, piso térreo onde a laje localiza-se brevemente elevada em relação ao solo exterior, recebendo ventilação natural e insolação possui salões utilizados pelo Presidente da República, para compromissos oficiais de governo e primeiro andar que constitui a parte residencial do Palácio, onde se encontram quatro suítes e salas íntimas.
Palácio da alvorada
O primeiro projeto feito por Niemeyer foi reprovado por Juscelino, que exigia uma edificação de traços arquitetônicos de referencia, que poderiam ainda ser admirados em cem anos. 
Um destes traços foram os pilares externos da edificação, apoiam-se no chão por um de seus vértices fazendo, aparentemente, desaparecer a ideia de peso - como que pousando o edifício no solo de Brasília, lembrando as redes estendidas nas varandas dos casarões coloniais, e que posteriormente deu origem ao símbolo e emblema da cidade, presente no Brasão do Distrito Federal. Tal formato foi, inclusive, largamente copiado em construções populares em todo o país
O espelho d’água, que reflete a imagem do edifício, criando um espaço virtual infinito.
CURIOSIDADES
A construção é revestida de mármore e vedada por cortinas de vidro,onde proporciona uma certa integração entre espaço interior e exterior. No Hall de entrada um mural de folhas de ouro reveste uma parede.
O trabalho com a curva neste e em outros edifícios de Brasília fez com que a obra de Niemeyer fosse apelidada eventualmente de barroca. O espaço é aberto a visitação externa durante o dia e visitação interna que ocorre as quartas-feiras das 15h às 17h. As 14h começam a distribuir senhas e são entregues 300. Não há visita em dias de chuva à pedido da presidência
Lago interno do jardim do Palácio da Alvorada.

Continue navegando