Buscar

Atlas de dissecação anatomia tórax

Prévia do material em texto

CURSO DE MEDICINA 
DISCIPLINA DE ANATOMIA 
LARYSSA ELYDYANNE DE OLIVEIRA BARROS 
MARÍLIA DE MACEDO CAVALCANTI 
ATLAS DE DISSECAÇÃO DE ANATOMIA 
MÓDULO 2
ARACAJU 
2021
UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE MEDICINA 
DISCIPLINA DE ANATOMIA 
LARYSSA ELYDYANNE DE OLIVEIRA BARROS 
MARÍLIA DE MACEDO CAVALCANTI 
ATLAS DE DISSECAÇÃO DE ANATOMIA 
Atlas de Dissecação de Anatomia apresentado a professora Sarah, como parte dos requisitos necessários ao processo avaliativo da disciplina de Anatomia da Sétima (7ª) Etapa.
ARACAJU 
2021
RESUMO
Esse atlas visa abordar a parte teórica e prática da anatomia dos vasos da base do coração e dos brônquios, estruturas estudadas em sala de aula. Desta forma, vamos apresentar a técnica e o material utilizado para a elaboração desse atlas.
Sumário
1. Vasos da base do coração --------------------------------------------------------5
2. Traqueia e Brônquios principais -------------------------------------------------8
3. Referências Bibliográficas --------------------------------------------------------10
1. VASOS DA BASE DO CORAÇÃO
Também chamados de “os grandes vasos” do coração, recebem este nome justamente por se localizarem na base do coração. Funcionam para transportar sangue do e para o coração à medida que ele bombeia este sangue. Estão localizados em grande parte dentro do mediastino médio e outra parte no mediastino superior.
Os grandes vasos do coração incluem: artéria aorta, o tronco pulmonar, as veias cavas superior e inferior e as quatro veias pulmonares.
Veia cava superior
A veia cava superior recebe sangue desoxigenado da parte superior do corpo entregando-o ao átrio direito. É formada pela fusão das veias braquiocefálicas, percorrendo-se inferiormente pela região torácica até a drenagem para a porção superior do átrio direito, ao nível da 3ª costela. Quando a veia cava superior faz a sua descida, ela está localizada no lado direito do mediastino superior, antes de entrar no mediastino médio, ao lado da aorta ascendente.
Veia cava inferior
A veia cava inferior recebe sangue desoxigenado da parte inferior do corpo (todas as estruturas inferiores ao diafragma), devolvendo-o de volta ao coração. É inicialmente formado na pelve pelas veias ilíacas comuns que se unem. Viaja através do abdome, coletando sangue das veias hepática, lombar, gonadal, renal e frênica. A veia cava inferior passa então pelo diafragma, entrando no pericárdio no nível de T8. Ele drena para a porção inferior do átrio direito.
Artéria aorta
É a maior artéria do corpo humano. Ela carrega sangue oxigenado (bombeado pelo lado esquerdo do coração) para o resto do corpo. Surge do orifício aórtico na base do ventrículo esquerdo, com influxo pela valva semilunar aórtica. Seu primeiro segmento é conhecido como aorta ascendente, que se encontra dentro do pericárdio (coberto pela camada visceral). Dela se ramificam as artérias coronárias. O segundo segmento contínuo é o arco da aorta, do qual se ramificam as principais artérias para a cabeça, pescoço e membros superiores, são elas: tronco braquiocefálico, carótida comum esquerda
subclávia esquerda. Após o arco da aorta, a a. aorta torna-se então aorta descendente que continua através do diafragma até o abdome.
Artérias pulmonares
Recebem sangue desoxigenado do ventrículo direito e o entregam aos pulmões para que ocorra a troca gasosa. Essas artérias se iniciam como tronco pulmonar, localizado anteriormente e medialmente ao átrio direito, compartilhando uma camada comum de pericárdio com a aorta ascendente. Continua para cima, sobrepondo a raiz da aorta se direcionando para a região posterior do coração. Em torno do nível de T5-T6 e abaixo do arco aórtico, o tronco pulmonar se divide nas artérias pulmonares direita e esquerda.
Dissecação
Iniciamos com um corte longitudinal no tórax e fomos dissecando com tesoura e pinças anatômica e dente de rato até o coração. Após isso, encontramos os vasos da base e fotografamos.
Vasos pulmonares
Carótida comum esquerda
Subclávia direita
Carótida comum direita
Tronco braquiocefálico
Arco da aorta
2. Traqueia e Brônquios principais
As vias respiratórias sublaríngeas formam a árvore traqueobronquial. A traqueia, situada no mediastino superior, é o tronco da árvore. Ela se bifurca no nível do plano transverso do tórax (ou ângulo do esterno) em brônquios principais, um para cada pulmão, que seguem em sentido inferolateral e entram nos hilos dos pulmões.
O brônquio principal direito é mais largo, mais curto e mais vertical do que o brônquio principal esquerdo porque entra diretamente no hilo do pulmão
O brônquio principal esquerdo segue inferolateralmente, inferiormente ao arco da aorta e anteriormente ao esôfago e à parte torácica da aorta, para chegar ao hilo do pulmão.
Nos pulmões, os brônquios ramificam-se de modo constante e dão origem à árvore traqueobronquial. Cada brônquio principal (“primário”) divide-se em brônquios lobares secundários, dois à esquerda e três à direita, e cada um deles supre um lobo do pulmão. Cada brônquio lobar divide-se em vários brônquios segmentares terciários, que suprem os segmentos broncopulmonares.
Dissecação
Iniciamos a dissecação com um corte longitudinal no tórax, após isso encontramos pleura, pulmões, grandes vasos do coração e por trás deste, no mediastino médio, a árvore traqueobrônquica.
Artéria carótida comum direita
Brônquio principal esquerdo
Brônquio principal direito
Traqueia 
Referências Bibliográficas 
MOORE, K. L.; DALEY II, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 8ª.edição. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2018.
NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
10

Continue navegando