Buscar

A IMPORTÂNCIA DA FISIOLOGIA HUMANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Jaqueline Nunes Gonçalves – 3º Termo Psicologia - Noturno
A IMPORTÂNCIA DA FISIOLOGIA HUMANA
A Fisiologia é definida como o estudo das funções e do funcionamento dos seres vivos, bem como dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios. Na Fisiologia se estuda o funcionamento dos sistemas celulares e orgânicos e suas interações entre si e com o meio ambiente. De forma geral, aborda assuntos relacionados à nutrição, circulação, respiração, excreção, aos sistemas de integração aos movimentos corporais, suporte e movimentos corporais, controle imunitário e reprodução, ao logo da história evolutiva.
Segundo Galvão (2016), uma das diversas importâncias da Fisiologia Humana se dá através de seu reconhecimento como uma ciência básica para a formação de estudantes que atuarão no campo da saúde, visto que através da sua aprendizagem ela dará subsídios para a compreensão de como se desenvolvem conceitos sobre fenômenos biológicos que explicam o funcionamento geral e específico do organismo vivo – objeto de estudo das áreas da saúde.
O mesmo cenário ocorre ao refletirmos sobre a psicologia em seus estudos sobre corpo e seu funcionamento. Compreende-se que os aspectos fisiológicos estão muitas vezes diretamente ligados a saúde mental do indivíduo, portanto, entende-se que compreender a fisiologia humana é essencial para o estudo da psicologia, tal como a psicossomática demonstra em seus estudos. 
A denominação de medicina psicossomática é composta pelo estudo das relações mente corpo com ênfase na explicação da patologia somática, uma proposta de assistência integral e uma transcrição para a linguagem psicológica dos sintomas corporais. (Cerchari, 2000). 
Ainda conforme estudos relacionados a psicologia, tal como o estresse, Samulski, Chagas & Nitsch (1996) define que a reação fisiológica do estresse está ligada a dois sistemas: o sistema nervoso e o sistema de glândulas endócrinas. Ambos ligados a fisiologia humana.
Portanto, compreende-se que o conhecimento da Fisiologia Humana, atrelado as demais ciências se fazem necessários para o desenvolvimento científico e para as áreas de atuação em saúde. Isso se reflete na importância de nos aprofundarmos nos seus estudos e adquirindo conhecimentos sobre seu funcionamento e sua saúde para garantirmos e mantermos uma melhoria na qualidade e na longevidade do ser humano.
REFERÊNCIAS:
CERCHIARI, Ednéia Albino Nunes. Psicossomática um estudo histórico e epistemológico. Psicologia: ciência e profissão, v. 20, n. 4, p. 64-79, 2000.
GALVÃO, Viviane Souza. O ensino da fisiologia humana. Um estudo com estudantes da fonoaudiologia envolvendo o tema ‘homeostasia’. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 255-280, 2016.
SAMULSKI, D. M.; CHAGAS, M. H.; NITSCH, J. R. Stress: teorias básicas. Belo Horizonte: Costa & Cupertino, 1996.

Continue navegando