Buscar

BIOGRAFIA STEPHEN HAWKING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIOGRAFIA STEPHEN HAWKING
O NASCIMENTO
Stephen Hawking nasceu em 08 de janeiro de 1942, em Oxford, Inglaterra, em meio à Segunda Guerra Mundial. Filho de Frank e Isobel Hawking, era o mais velho dos 4 filhos do casal. 
OS ESTUDOS
Os pais de Stephen Hawking estudaram na Universidade de Oxford. Seu pai era médico e queria que Stephen Hawking estudasse medicina, mas Hawking desde cedo mostrou aptidão para ciências. 
Stephen desde criança, ao contrário do que se imaginava, não era um aluno brilhante. “No primeiro ano escolar ele foi o antepenúltimo da classe”, disse sua mãe, que naquela época sempre o questionava: “Você precisa estar tão atrasado assim?”. Ele respondeu: “Os outros também não se saíram melhor que isso”.
Com 08 anos de idade, Stephen Hawking não sabia ler e isso só mudou quando eles se mudaram para a cidade de Saint Albans, Stephen culpava os professores (métodos de ensino) por não saber ler. Stephen começou a estudar em um colégio para garotas, algumas classes aceitavam garotos mais novos e foi ali que ele aprendeu a ler. Com 11 anos foi para o colégio de ST. Albans. Stephen continuava não sendo o melhor aluno da classe porque não se interessava pelos livros da escola. Ele não gostava de estudar, mas sim de construir coisas. Por esse motivo, ele ganhou apelido de Einsten e com 16 anos, começou a estudar matemática, inspirado por seu professor. 
Seu pai queria que ele estudasse medicina, como já mencionado no início dessa biografia, em Oxford onde ele e a esposa estudaram, e então chegaram a um acordo, em que ele iria estudar em Oxford, porém para estudar física e química. Seguindo os estudos, em 1959, com 17 anos ele fez uma prova e conseguiu uma bolsa na faculdade de Oxford. 1º ano na faculdade de Oxford foi infeliz e ele tinha poucos amigos, o que somente mudou, no 2º ano onde ele decidiu mudar seus pensamentos e postura. Na faculdade de Oxford, ele achava as materiais muito fáceis e não se interessava em estudar as matérias que ele recebia, ele simplesmente se sentava e fazia, sem estudar ou se interessar. Uma vez foi dado aos alunos uma tarefa para ler o livro “Eletricidade e Magnetismo” e no final tinham 13 perguntas; os outros garotos não conseguiram responder nenhuma delas e Stephen respondeu 10. Seu colega de faculdade Derek Pauney não respondeu nenhuma delas e declarou que ficou impressionado como Stephen conseguiu fazer e ainda por cima Stephen disse ao professor: “Só tive tempo de fazer 10”. Chegando ao final do curso, Hawking queria fazer Doutorado na Universidade de Cambridge (Inglaterra), porém o seu teste não teve nota suficiente para ser aprovado porque no dia do exame ele dormiu mal, porém os professores e entrevistadores por achar seu trabalho brilhante e consideraram Stephen mais inteligente que eles próprios. Então ele foi pra Cambridge para fazer Doutorado em Cosmologia. Assim sua vida deu sequência na sua brilhante mente genial e ele começou a elaborar suas teorias. 
A DOENÇA
Durante a sua mudança para Cambridge, Stephen precisou fazer alguns exames e consultas médicas, porque enquanto ele estava em Oxford, começou a sentir dificuldades para se movimentar e chegou a cair da escada da faculdade. Quando saiu o resultado dos exames ele foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), também conhecida como Doença do Neurônio Motor. Doença que mata os movimentos voluntários do corpo. A pessoa começa a ter espasmos musculares e atrofias, tirando a capacidade de fazer movimentos básicos como andar, falar e engolir e veio a grande bomba da sua vida; os médicos deram a ele somente mais 2 anos de vida. Hawking, por causa da sua doença, pensou em desistir do doutorado, já que pra se formar tinha duração de 3 anos, tempo maior do que os médicos o deram de vida. Mas, com todo apoio e incentivo do seu professor, ele enfim decidiu continuar a estudar, e mais que isso, mudar e melhorar sua dedicação nos estudos o que mais tarde confirmou em uma palestra em que ele disse: “Antes do meu diagnóstico, eu estava bem entediado com a vida, mas logo que saí do hospital sonhei que estava sendo executado e subitamente percebi que haviam muitas coisas importantes que eu poderia fazer diante dessa dificuldade”. A doença, ao contrário do que os médicos e todos imaginavam, progrediu de forma muito lenta. Enquanto isso, Hawking ia desenvolvendo mais sua mente.
AS TEORIAS
E chegou o grande dia de apresentar sua tese do Doutorado e ele escolheu como ponto de partida a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, ao qual ele estudou através do matemático Roger Penrose, “Teoria que dizia que no centro de um buraco negro havia uma singularidade que é um ponto, onde o ponto gravitacional é infinito”. Os dois trabalharam juntos para apresentar suas idéias e teorias para todo Universo. 
Hawking também criou, junto com James Bardeen e Brandon Carter as 4 Leis da Termodinâmica que seria posteriormente considerado um marco na física. 
Hawking também desenvolveu sua principal teoria, que têm seu próprio sobrenome na mesma. A Radiação Hawking, onde ele descobriu que que os buracos negros têm temperatura e que como qualquer objeto que esquenta, pode esfriar e esse processo ocorre até eles perderem sua energia e evaporar, ou seja, são eternos. Ele provou que os buracos negros não são de fatos negros e provou através de um cálculo quântico-mecânico que existia uma radiação residual e por isso, como dito anteriormente, essa radiação foi nomeada como Radiação Hawking. 
PRINCIPAIS PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS 
- Com 32 anos se tornou um dos mais jovens membros da Sociedade Real da Academia Inglesa de Ciências que está entre as mais condecoradas do Mundo. 
- Convidado para passar 01 ano como professor no Instituto de Tecnologia da California nos Estados Unidos.
- Nomeado Dr. Honorário de Oxford. 
- Ganhou uma medalha do Instituto Albert Einstein pelas suas brilhantes teorias, principalmente porque foi a Teoria do Einstein que foi o ponto de partida pros estudos de Hawking. 
- Prêmio mais importante: Nomeado Professor Lucasiano de Matemática na Universidade de Cambridge (Cargo mais famoso do mundo acadêmico). Lugar que foi ocupado, antes dele por Isaac Newton. 
Fontes: 
- Filme: A Teoria de Tudo 
- Biografia ( Youtube/ Canal: Nostalgia por Felipe Castanhari)
- Livro: “Uma Breve História do Tempo” – Autor: Stephen Hawking.

Continue navegando