Buscar

DISCURSO DIRETO E INDIRETO

Prévia do material em texto

Observe a reprodução da fala
DISCURSO DIRETO
Quando reproduzimos uma fala exatamente como foi dita, empregamos o recurso direto livre.
Observe os exemplos:
* Também é comum o emprego de verbos de categoria dicendi, isto é, relacionados ao ato de dizer, como falar, declarar, indagar, informar, exclamar, entre outros. Podemos classificá-los como verbos de elocução – isto é, que introduzem uma fala.
“Se você é um pássaro, eu também sou”, disse* Noah para Allie.
“O tempo continua estável na região”, declarou* a jornalista.
DISCURSO DIERETO - CITAÇÃO DIRETA NA REDAÇÃO
É a citação na qual se transcreve o conteúdo original entre aspas, citando o autor antes ou depois da fala. Ela deve ser usada somente quando você se lembra exatamente da frase a ser citada.
Exemplo: Segundo o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”....
Original: Artigo 1° Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. 
O DISCURSO DIRETO NAS NARRATIVAS:
O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão:
Antônio disse:
— Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda!
“Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda”, disse Antônio.
Repare que o mesmo trecho pode ser representado utilizando aspas ou o travessão, e que a mudança de um para outro tem fins meramente estilísticos, não alterando o sentido do que é dito ou contado.
Discurso indireto
Quando o enunciador de um texto apresenta a fala de alguém pela própria perspectiva, fazendo as devidas adaptações utiliza o discurso indireto.
Observe os exemplos:
Laura disse à mãe que estava em aula.
Ela disse que queria um picolé de uva.
Discurso indireto livre
É a junção do discurso direto e do discurso indireto, ou seja, há uma proximidade entre o narrador e o personagem sem que haja uma separação das falas de ambos. Assim, há o emprego do discurso direto e discurso indireto no mesmo enunciado, conservando as interrogações e exclamações da forma original.
Exemplo:
A esposa nervosa com as mãos na cintura e os pés batendo no chão aguardava-o em casa. Por que chegou tarde? Apressou-se em respondê-la, disfarçando o hálito alcoólico, dizendo que estivera em reunião com diretoria. Contudo, ela, percebendo sua intenção, replicou-lhe ironicamente se houvera sido uma reunião regada a álcool.
PARÁFRASE
Quando um enunciador preserva a essência da fala ou do pensamento de alguém, mas modifica o que foi dito orginalmente para ajustá-los as suas próprias palavras, utiliza assim uma paráfrase.
DISCURSO INDIRETO – PARAFRASE:
É a citação na qual você parafraseia a ideia original, transcrevendo-a com suas próprias palavras. Ela não acompanha aspas, mas deve constar a fonte. É o tipo de citação mais usada. O enunciador preserva a essência da fala
Exemplo: De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todas as pessoas têm o direito de serem livres, serem tratadas com dignidade e terem direitos iguais. 
Original: Artigo 1° Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Continue navegando