Buscar

Plano de Ação Gestão Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Roteiro do plano de ação:
A. TEMA
A organização do Calendário Escolar durante o ensino Híbrido nas escolas.
B. JUSTIFICATIVA
No meio das dificuldades que estamos vivendo, no mundo atualmente, tivemos alguns contratempo na parte do ensino de nossos jovens Alunos. Não podendo deixar que as aulas parassem, tivemos que adequar nosso Calendário Escolar para que os alunos não tivessem muito prejuízo.
C. OBJETIVOS
Organizar o Calendário Escolar se torna, de extrema importância no Ensino Hibrido, mas conciliá-lo com a nova rotina dos professores e dos alunos, deixa mais difícil. Utilizando aulas presenciais e semipresenciais, para que os alunos se sintam seguros nessa pandemia
D. SÍNTESE DO ASSUNTO
O calendário escolar é uma das atividades mais importantes relacionadas à gestão de uma instituição. É ele quem tem o papel de conduzir as atividades do ano letivo — desde os procedimentos burocráticos, como matrículas, até as ações necessárias para a socialização, como eventos e feiras.
O calendário escolar é um documento indispensável à organização e programação das atividades desenvolvidas pela instituição de ensino. Este documento é definido pela Seed-PR por meio de instrução normativa. É fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), n.o 9.394/96, que determina a todas as instituições de ensino o cumprimento da carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho educacional. O novo planejamento deve respeitar a opinião e o conhecimento de cada integrante da equipe, de igual para igual. O coordenador assume o posto de mediador desse debate, permitindo que todos os participantes possam expor suas ideias e opiniões, anotando todas as propostas levantadas e conciliando os interesses da instituição com o objetivo de chegar a um consenso. Com o ensino híbrido ganhando força entre os docentes desde o segundo semestre de 2020 por utilizar o potencial das tecnologias digitais para a coleta de dados pelo professor, que os utilizará para personalizar o ensino de forma a potencializar a aprendizagem de seus alunos.
E. PROPOSTA DE TRABALHO
O calendário escolar precisa formar um documento completo, com todas as informações necessárias. Esse material pode e deve ser consultado ao longo do ano por todas as pessoas envolvidas, principalmente pais, professores e colaboradores. Assim, jamais esqueça de incluir:
	 introdução ou apresentação;
	 começo e fim do ano letivo;
	 período de férias;
	 feriados nacionais e regionais;
	 recessos escolares;
	 datas comemorativas e eventos extracurriculares;
	 reuniões de professores e com os pais e alunos;
	 testes, simulados e avaliações;
	 cursos de formação e treinamento dos professores;
	 cursos complementares;
	legendas, observações e notas de rodapé.
F. RECURSOS
Utilizando planilhas de Excel, equipamentos eletrônicos para facilitar o controle.

Continue navegando

Outros materiais