Buscar

20191108 - INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS - WENDELL ALEXANDRE DE LIMA - FICHAMENTO cap 4 SECCHI Leonardo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
BACHARELADO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS – DPP0096
Docente: Prof. Dr. Daniel Gonçalves de Menezes
Discente: WENDELL ALEXANDRE DE LIMA – 20190054850
FICHAMENTO
SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: Conceitos, Esquemas de Análise, Casos Práticos. 2 Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013. Capítulo 4.
Instituições no processo de políticas públicas
No capítulo em questão, o autor aborda o tema Instituições no processo de políticas públicas, no qual se discute a dimensão espacial das políticas públicas, fazendo a seguinte afirmação:
O analista de políticas públicas pode responder a indagações de tipo espacial referindo-se à cidade, ao estado ou ao país onde a política pública foi estabelecida. Ou, ainda, pode preferir distinguir em que esfera de poder a política pública foi formulada: Executivo, Legislativo, Judiciário, ou não governamental. Mas, especificamente, a dimensão espacial pode ser visualizada em níveis mais detalhados, por exemplo, no plenário da Câmara, no plenário do Senado, em determinada comissão legislativa ou em um fórum legislativo consultivo com a participação da sociedade civil (p. 81).
Diante do exposto, o autor ainda afirma que:
Nos estudos de políticas públicas, a dimensão espacial é traduzida como o contexto institucional. As políticas públicas se desenvolvem em um cenário político e o conjunto das instituições é esse cenário (p. 81).
A chamada escola tradicionalista institucional diz que as instituições são as regras formais que, de alguma maneira, condicionam a ação dos indivíduos, e é levando em consideração essas regras – instituições – que as políticas públicas são construídas.
O autor também apresenta o conceito de cultura política para enfatizar três tipos: cultura paroquial, cultura submissa e cultura participativa. No tangente à análise das pluralidades, particularidades e das diferenciações das culturas políticas no âmbito institucional, mostra-se a possibilidade da criação de tipologias "[...] são necessários estudos e tipologias que sublinhem as diferenças de contextos institucionais, infranacionais, infrarregionais e intraorganizacionais, na tentativa de capturar as nuanças das regras localizadas e das microculturas" (p. 89).
Natal/RN, 8 de novembro de 2019.

Continue navegando