Buscar

Toxicologia Clínica - resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Toxicologia Clínica
Aula: 01 Profa.: Dra. Sayonara Fook
Introdução a Toxicologia
Prova I: Introd. ao estudo da toxicologia: história e áreas da toxicologia; Conceitos e definições; Intoxicação e a classificação dos agentes tóxicos; Toxicocinética dos agentes tóxicos; Toxicodinâmica dos agentes tóxicos
 
É uma ciência que estuda efeitos adversos causados por agentes químicos no homem e no meio ambiente, investiga propriedades físico-químicas de cada substância e avalia a sua segurança. Trata-se de uma ciência investigativa, onde é necessário a investigação da substância que causou a intoxicação 
A toxicologia possui três pilares básicos: a substância química (chamado de veneno, toxina, xenobiótico); o organismo (local onde a substância interage, onde vai resultar um efeito tóxico ou um efeito terapêutico, manifestado através de uma intoxicação).
Os elementos básicos da toxicologia então, são: Toxicante – agente tóxico, organismo - qual, intoxicação – efeito. Sendo necessário o auxilio de outras ciências na condução desse estudo. Existe 02 ciências: toxicologia e toxinologia que estuda as toxinas de origem animal e vegetal, que envolve o estudo causados por animais peçonhentos e pelas plantas.
Os venenos clássicos descobertos na antiguidade são: Arsênico, cicuta, acotico e beladona sendo esses utilizados para a caça e foi observado que também era capaz de matar o homem, era observado que esses venenos não matava o homem quando consumia o animal envenenado pois não tinha absorção gastrintestinal (toxicocinética). Na natureza existe substância de origem animal, vegetal e mineral. Existe venenos com ação aguda e venenos com ação crônica. 
 Todos os produtos usados em saúde passaram por um processo de regulação após a geração talidomida, sendo os produtos regularizados primeiramente: Medicamentos, agrotóxicos, e hoje todos eles precisam ser regularizado pela Anvisa. 
A talidomida não passou por estudos clínicos, e possuía dietilenoglicol que é nefrotóxico que proibi o uso na população. O ensaio toxicológico hoje é feito em vários grupos de substância como agrotóxicos, aditivos alimentares, produtos domissanitários a regulamentação é feita pelo MS, IBAMA e meio ambiente, principalmente para os agrotóxicos.
A finalidade básica da toxicologia: É promover condições seguras de utilização dos agentes tóxicos pelo homem. A segurança é a probabilidade de uma substância ser utilizada e não produzir danos sob condições especificas. O risco é a probabilidade de uma substância produzir danos sob determinadas condições de exposição e o perigo é inerente a planta, a capacidade de algo algo ser naturalmente tóxico como uma planta. Hibisco: é cardiotóxico. 
A toxicologia busca promover condições seguras de utilização, com o objetivo número 1 de gerenciar riscos de intoxicação através de medidas seguras que asseguram a proteção do meio ambiente e do homem.
Aula 2 – 03/03/21
	A toxicologia foi dividida em uma classificação de 5 áreas, sendo elas: Alimentos, ocupacional, medicamentos e cosméticos, social, ambiental e ecotoxicológia. A ecotoxicoloiga ocupacional estuda todas as substâncias que no exercício da profissão trazem um problema de saúde, exemplo: indústria de agrotóxico, que quem produz ou aplica está exposto a tais substâncias, do mesmo modo ocorre com a indústria metalúrgica e etc. O histórico do paciente é importante para a clínica, saber com que trabalha/se ocupa/ a quanto tempo (exposição ocupacional aguda ou crônica?)
	A toxicologia social estuda todas aqueles substâncias que trazem uma repercussão na sociedade: a família, ao trabalho e etc. É a área da toxicologia que estuda as drogas de abuso, o uso de tais drogas ilícitas traz um prejuízo para a sociedade de forma em geral.
Toxicologia ambiental ou ecotoxicologia: Na toxicologia ambiental tem a relação do homem com as substâncias químicas e a ecotoxicologia estuda a relação do homem com toda a biota e abiota (tudo com vida e sem vida) atingindo todo o exossistemas.
Toxicologia dos alimentos: São substâncias vinculadas aos alimentos que podem estar presentes naturalmente, ou artificialmente através da adição ao alimento com uma finalidade, exemplo: nitrato e nitrito tem como objetivo aumentar a vida de prateleira dos alimentos, deve estar em um limite máximo de resíduo (limite que não traz dano a saúde)
PARA: Programa de avaliação de resíduos de agrotóxicos, o alimento é coletado do mercado e levado para análise, onde é liberado um relatório anual, a análise é feita quantitativamente e qualitativamente.
Toxicologia dos medicamentos e cosméticos: Estuda qualquer problema de intoxicação por medicamentos, seja por tentativa de suicídio, acidental, aqui em Campina Grande nesses casos o paciente vai para o ciatox, caso seja uma reação adversa vai para a parte de fármaco vigilância, já o paciente intoxicado vai para a toxicovigilância. A ANVISA é uma agência regulatória.

Continue navegando