Buscar

Metodologia Cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os conceitos de método, que ora apresentamos, foram fundamentados em focos que remetem aos caminhos da metodologia, pois a história do método científico se confunde com a história da própria ciência. Salienta-se a importância da escolha de um método de pesquisa, por certificar que não há ciência sem método, embora nem todos os estudos se constituam em ciência. Nesse sentindo as definições:
Resposta correta:
Todas as alternativas acima encontram-se corretas
2 Conforme Ferreira (1998), o método indutivo define suas regras e etapas a partir de pressupostos que se sustentam na ideia da existência de um determinismo nas leis observadas na natureza, são eles: 
Resposta correta: Duas das alternativas encontram-se corretas e uma complementa o entendimento da outra
3 “Etimologicamente, a palavra metodologia vem do grego metá, que significa ‘na direção de’, hodós, que significa ‘caminho’, e logos, que significa ‘estudo’” (Rodrigues, 2006, p.19), logo:
Resposta correta: inferimos que é o estudo critico dos métodos utilizados. São as opções disponíveis para o estudo daquilo que o pesquisador acredita poder saber mais. 
                     
4 É importante enfatizar que a abordagem indutiva não implica desconsiderar as teorias ao formular questões e objetivos de pesquisa. Essa abordagem visa gerar significados a partir do conjunto de dados coletados, a fim de identificar padrões e relacionamentos para construir uma teoria; no entanto, a abordagem indutiva não impede o pesquisador de usar a teoria existente para formular a questão de pesquisa a ser explorada (Saunders, 2012). Ainda sobre o raciocínio indutivo podemos afirmar que:
Resposta correta: Todas as alternativas estão corretas.
5 A disciplina da fenomenologia é definida por seu domínio de estudo, seus métodos e seus principais resultados.Sobre seu conceito, a fenomenologia é:
Resposta correta: é uma produção teórica deste mundo vívido, que se mostra a cada ser.
6  Podemos considerar a metodologia científica como uma ferramenta maior que agrega vários meios que auxiliam na realização da pesquisa científica. Que ajuda nas questões:
Resposta correta: éticas e legais, que ajuda a delimitar os temas e não deixa fugir do proposto
7 Como a fenomenologia trata de observáveis, ela tem uma relação com a hermenêutica, a teoria da interpretação (Winograd & Flores, 1986, p. 27), para preencher a necessidade de explicar o que é observado. Historicamente, a hermenêutica tratava da interpretação de obras artísticas e literárias, especialmente de textos míticos e sagrados, e de como a compreensão humana desses textos mudou ao longo do tempo. Contudo, “uma das ideias fundamentais da fenomenologia é que essa atividade de interpretação não se limita a tais situações, mas permeia nossa vida cotidiana” (Winograd & Flores, 1986, p. 27).
Então, segundo Bento (2004), a existência de outros métodos também merece destaque: 
Resposta correta: Todas as alternativas estão corretas
8 Um conceito científico é uma ideia ou modelo explicando algum fenômeno natural. Por exemplo, nosso entendimento de objetos caindo em direção à Terra é explicado em nosso conceito de gravidade. Existem diferentes formas de conceitos. Eles diferem principalmente na quantidade de evidência de apoio e aceitação por a comunidade científica. Nesse sentindo em continuidade ao assunto abordado quando ao processo científico:    
Resposta correta: Todas as alternativas encontram-se corretas
9 O método dedutivo, por sua vez, realiza-se por meio do desenvolvimento de um raciocínio lógico, que tem por ponto de partida uma ideia geral, uma verdade estabelecida, da qual decorrerão preposições particulares. O raciocínio, neste caso:
Resposta correta: parte de uma ideia geral para conclusões particulares. Enquanto que o processo analógico representa um raciocínio baseado em razões de relevante similitude.

Outros materiais