Logo Passei Direto
Buscar

CONTEÚDO 1 - MÓDULO III - A INTERDISCIPLINARIDADE COMO POSSIBILIDADE DE INTERCÂMBIO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

User badge image
Eu Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Segundo Terezinha Rios (2002), “o conceito de qualidade é totalizante, abrangente, multidimensional. É social e historicamente determinado porque emerge em uma realidade específica de um contexto concreto”. Nesse sentido podemos afirmar que uma análise crítica da qualidade do trabalho docente deve considerar os seguintes aspectos:
Está correto o afirmado em
I. Articulação dos aspectos técnicos e pedagógicos aos de caráter político-ideológico.
II. Unificação dos aspectos religiosos e das normas morais.
III. Superação dos aspectos técnicos em detrimento do caráter político-ideológico.
A I e III
B I
C II e III
D III
E II

Leia o texto abaixo. “O discurso competente confunde-se, pois, com a linguagem institucionalmente permitida ou autorizada, isto é, com um discurso no qual os interlocutores já foram previamente reconhecidos como tendo o direito de falar e ouvir, na qual as circunstâncias já foram predeterminadas para que seja permitido falar e ouvir e, enfim, no qual o conteúdo e a forma já foram autorizados segundo os cânones da esfera de sua própria competência”. (CHAUÍ, 2000).
De acordo com Rios (2002), ao considerar o discurso competente como o discurso do conhecimento, podemos afirmar que a competência se reveste de
I. caráter ideológico, cujo papel é dissimular a existência da dominação na sociedade dividida e hierarquizada em que vivemos.
II. uma competência privada, identificada como um modelo sustentado pela “linguagem do especialista, que detém os segredos da realidade vivida”.
III. um caráter democrático, pois procura trazer as ideias e os valores da racionalidade e da neutralidade científicas para os sujeitos sociais e para as suas relações.
A II e III
B I
C I e II
D III
E I e III

Angel Gabilondo (2001) discorre sobre a diversidade: “O outro não é nem uma pura identidade, nem uma mera diferença; não é um outro redutível que o faz transformar-se do indefinível em algo definível (...) a diferença não se reduz à diferença de um consigo mesmo, nem simplesmente à de um com o outro, mas é a experiência viva de uma erupção – da palavra e do olhar que torna possível essas outras formas de alteridade”.
A partir dessa reflexão, analise as afirmativas abaixo.
I. Aprender a apreciar a diversidade é fundamental para o exercício de qualquer ação educativa.
II. Devemos exercer uma atividade docente baseada na prática do ensino tradicional e behaviorista.
III. Precisamos de uma dimensão educativa que busque desenvolver técnicas de ensino baseadas em sistemas de produção educativa tradicional.
A I e III
B I
C I e II
D III
E I, II e III

Ao discutirmos questões relativas às diferenças em sala de aula devemos adotar objetivos que possam garantir uma educação para a diversidade, se adotadas estratégias efetivas para atingir tais objetivos em espaço escolar:
Está correto o afirmado em
I. Promover o desenvolvimento de uma consciência realista sobre a sociedade contemporânea, um sentido de responsabilidade local e um interesse ativo que vá além da família e do grupo de pertença dos indivíduos.
II. Apoiar o desenvolvimento das habilidades educacionais e sociais necessárias para que as crianças se tornem participantes plenas da sociedade, de modo adequado aos estilos e às orientações culturais.
III. Desenvolver atitudes solidárias e não discriminatórias, reconhecendo que todos nós temos direito à educação, apesar de termos tempos e ritmos de aprendizagem distintos.
A I, II e III
B I
C I e II
D III
E I e III

De acordo com Perrenoud (1997), a noção de competência tem múltiplos sentidos. As competências utilizam, integram e mobilizam conhecimentos diferenciados para enfrentar um conjunto de situações complexas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
Está correto o afirmado em
I. Competência e qualidade são noções que se relacionam na medida em que a ação competente se reveste de determinadas práticas, utilizadas como recursos de memorização nos processos de ensino-aprendizagem.
II. Não existe relação entre competência e qualidade, visto que a qualidade pode ser qualquer adjetivo que designe uma característica do sujeito.
III. Competência e qualidade são noções que se relacionam, na medida em que a ação competente se reveste de determinadas propriedades, denominadas “qualidades boas”.
A I, II e III
B I
C I e II
D III
E I e III

Para trabalharmos com a diversidade em sala de aula é importante reconhecermos que as próprias crianças são diferentes umas das outras. Por essa razão, ao trabalhar com diferenças raciais, culturais e familiares devemos
Está correto o afirmado em
I. combater visões classificatórias equivocadas sobre as questões raciais, que geram preconceitos, e construir conhecimentos sobre as características étnicas das crianças que as induzam a ter orgulho de si.
II. classificar a cultura em vários tipos, como o erudito, o popular e o popular individualizado, e trabalhar cotidianamente a cultura de massa com as crianças.
III. ensinar sobre diversas culturas a partir da perspectiva de que todas as pessoas pertencem a grupos culturais e de que todas as culturas são importantes e merecedoras de respeito.
A I, II e III
B I
C I e II
D II e III
E I e III

É importante observarmos que, como ator social, o professor tem um papel importantíssimo na política educativa e, como tal, deve “desenrolar-se” no cruzamento das interações político-pedagógicas, curriculares e administrativas da escola.
Analise os seguintes itens:
I. Rigor metódico, respeito aos saberes do educando e disponibilidade para o diálogo.
II. Respeito aos saberes do educando, convicção de mudança e distanciamento dos métodos de ensino.
III. Disponibilidade para o diálogo, negação do novo e rejeição à discriminação.
A I, II e III
B I
C I e II
D II e III
E I e III

O ensino competente, ou de boa qualidade, implica a conexão estreita entre as dimensões técnica, política, ética e estética da atividade docente. É importante refletir sobre como os saberes se encontram em relação à formação e à prática docente. Nessa perspectiva, o conceito de qualidade
é restrito.
A é restrito.
B é abrangente e multidimensional.
C gera competitividade.
D é particular.
E dá margem a contradições.

Quem desenvolve competências utiliza, integra e mobiliza conhecimentos para enfrentar um conjunto de situações complexas. A competência de envolver os alunos em projetos de pesquisa exige que:
o professor torne acessível e desejável a sua própria relação com o saber e com a pesquisa, encarnado um modelo de aprendiz.
A o professor torne acessível e desejável a sua própria relação com o saber e com a pesquisa, encarnado um modelo de aprendiz.
B os projetos sejam definidos pela direção da escola, evitando que os alunos elejam temas relativos a assuntos de seu interesse.
C o modelo clássico de projeto seja adotado e culmine com uma produção escolar final, sem o envolvimento da comunidade.
D os projetos sejam desenvolvidos independentemente de serem bem aceitos pelos alunos.
E o currículo escolar seja totalmente transformado, extinguindo-se as disciplinas e trabalhando-se apenas com projetos.

Leia a afirmativa abaixo. “Na perspectiva de uma escola mais eficaz para todos, organizar e dirigir situações de aprendizagem deixou de ser uma maneira ao mesmo tempo banal e complicada de designar o que fazem espontaneamente todos os professores”. (PERRENOUD, 2000, p. 24). Para que possamos organizar e gerir a progressão das aprendizagens é necessário
elaborar provas pormenorizadas e complexas.
A elaborar provas pormenorizadas e complexas.
B exigir o máximo de todos os alunos.
C comparar os rendimentos escolares dos alunos e punir aqueles que não acompanham a turma.
D contemplar os alunos que aprenderam o conteúdo.
E aplicar avaliações periódicas para diagnosticar as aquisições dos alunos.

Segundo Perrenoud (2000), enquanto uma situação-problema se organiza em torno de um obstáculo e desaparece quando ele é ultrapassado, um procedimento de pesquisa parece mais ambicioso, pois leva os alunos a construírem, eles próprios, uma teoria. Logo, conceber e administrar situações-problema ajustadas às possibilidades é o mesmo que
ignorar o conhecimento prévio dos alunos.
A ignorar o conhecimento prévio dos alunos.
B intimidar os alunos para que leiam mais.
C favorecer os alunos que correspondem às expectativas.
D propor situações que favoreçam a aprendizagem.
E criar condições que compliquem o aprendizado.

Leia as afirmativas abaixo e assinale cada uma delas como falsa (F) ou como verdadeira (V).
Qual é a sequência correta de afirmativas falsas e verdadeiras?
I – O fenômeno da globalização oferece uma percepção clara sobre as diferenças e as especificidades dos saberes e das práticas que permitem realizar um trabalho coletivo e interdisciplinar. ( )
II – A noção de um ensino competente e de boa qualidade implica a conexão estreita entre as dimensões técnica, política, ética e estética da atividade docente. ( )
III – Investigar a qualidade não implica questionar seus desdobramentos. ( ).
IV – O ensino de qualidade cria condições para a formação de alguém que “LÊ” além, que “LÊ” o mundo. ( )
V – O termo “competência” é usado para designar um único conceito de capacidade. ( )
A V, V, V, F, F
B V, F, V, F, V
C V, F, V, F, V
D V, V, F, V, F
E F, F, V, V, F

Saber escolher e modular atividades de aprendizagem é uma competência profissional fundamental para os mecanismos gerais da aprendizagem e também para:
a modulação da dificuldade da aula.
A a modulação da dificuldade da aula.
B o domínio dos alunos.
C o controle a indisciplina.
D a inibição dos alunos.
E o domínio didático das disciplinas.

De acordo com Rios (2002, p. 107), “O trabalho docente competente é um trabalho que faz bem.” Para abordar o ofício de professor de modo mais concreto, Phillippe Perrenoud faz uso de um inventário de competências para delinear a atividade docente. O autor reconhece que são múltiplos os significados atribuídos à noção de competência e esclarece que ele mesmo se orienta pelo significado de competência como
a capacidade de mobilizar recursos cognitivos para enfrentar qualquer tipo de situação.
A o conjunto dos esquemas lógicos resultantes de um alto nível de abstração.
B a capacidade de implementação racional de conhecimentos procedimentais.
C a capacidade de mobilizar recursos cognitivos para enfrentar qualquer tipo de situação.
D a representação da realidade que construímos ao sabor de nossas experiências.
E o conjunto dos saberes emocionais e cognitivos necessários aos procedimentos.

Rios, Coll e Solè (2001) afirmam que “uma escola de qualidade será capaz de atender à diversidade”. Logo, o grande desafio de uma escola é
A aproximar-se dos grandes centros para facilitar o deslocamento dos alunos.
B aproximar-se de cada aluno e ajudá-lo a progredir.
C ser um lugar de regras e exigências.
D preocupar-se cada vez menos com cada aluno individualmente.
E ser indiferente com aquilo que ocorre na comunidade.

Leia o texto abaixo. Preconceitos, rótulos, discriminação. É inevitável: desde muito cedo, os pequenos entram em contato com discursos negativos. Para que eles saibam lidar com a diferença com sensibilidade e equilíbrio, é preciso que tenham familiaridade com a diversidade – e não apenas participem de projetos com duração definida ou de festividades com datas comemorativas, como ainda é habitual em vários lugares.
Considerando o texto, analise as afirmativas abaixo.
I. A diversidade deve ser tratada apenas como um conteúdo específico pela Educação Infantil.
II. O tema da diversidade deve ser abordado de modo natural e inserido em práticas diárias, como brincadeiras, leitura e música.
III. As obras de Língua Portuguesa já abordam eficazmente o tema da diversidade.
A I, II e III
B II e III
C I e III
D I e II
E II

A respeito da obra Pedagogia da Diversidade (SANTOS, 2005), analise as afirmativas abaixo. O livro
I. discute as pedagogias diferenciadas para refletir sobre o momento que estamos vivendo em relação à Pedagogia da Diversidade.
II. lembra que garantir a Diversidade Cultural deveria ser uma atitude tão simples quanto caminhar ou respirar, para que todos tivessem seus direitos respeitados e pudessem falar e ser ouvidos, com harmonia e integração.
III. constata que na escola podemos encontrar maior diversidade cultural: por isso ela tem o papel principal de assegurar a inclusão racial e o acesso e a permanência de todos na multicultura.
IV. argumenta que o professor deve estar preparado para trabalhar em equipe com as diferenças, enfatizando a sua importância e mostrando aos alunos que a vida não seria interessante se todos fossem iguais. A descoberta de valores como esse deve acontecer desde a infância, na escola e na família, para conduzir a uma sociedade mais humanizada e a um povo cada vez mais diversificado.
A I e III
B II e III
C I e IV
D I, II, III e IV
E III e IV

Sobre as relações entre Filosofia e Educação, considere as seguintes afirmativas:
I - A Filosofia e a Pedagogia não devem relacionar-se.
II - A Pedagogia é uma ciência que prescinde da reflexão filosófica.
III - A Pedagogia não pode abrir mão de uma reflexão filosófica sobre seus fins.
A I
B I e II
C III
D II e III
E I, II e III

Para distinguir a atividade humana da animal usamos a palavra práxis, que significa
A união interdependente e recíproca entre teoria e prática.
B inexistência de relação entre teoria e prática.
C separação dialética entre teoria e prática.
D relação independente entre teoria e prática.
E distinção entre teoria e prática.

Quando Terezinha Rios afirma que “o ensino competente é um ensino de boa qualidade”, ela está defendendo
A ser preciso levar adiante a reflexão sobre os saberes que se encontram em relação na formação e na prática dos professores, que propiciam efetivamente a educação e o ensino.
B a competência só pode ser alcançada com rígidos sistemas de controle da comunidade escolar.
C para atingirmos a qualidade no ensino, tão almejada por todos nós, precisamos aprender com os profissionais da área empresarial, capazes de fazer cumprir qualquer protocolo de qualidade total: ISO 9001, ISO 14.000 etc.
D não há qualidade no ensino brasileiro porque falta competência aos professores.
E as provas de avaliação do ensino aplicadas pelo Governo são as únicas estratégias capazes de resgatar a qualidade na educação.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Segundo Terezinha Rios (2002), “o conceito de qualidade é totalizante, abrangente, multidimensional. É social e historicamente determinado porque emerge em uma realidade específica de um contexto concreto”. Nesse sentido podemos afirmar que uma análise crítica da qualidade do trabalho docente deve considerar os seguintes aspectos:
Está correto o afirmado em
I. Articulação dos aspectos técnicos e pedagógicos aos de caráter político-ideológico.
II. Unificação dos aspectos religiosos e das normas morais.
III. Superação dos aspectos técnicos em detrimento do caráter político-ideológico.
A I e III
B I
C II e III
D III
E II

Leia o texto abaixo. “O discurso competente confunde-se, pois, com a linguagem institucionalmente permitida ou autorizada, isto é, com um discurso no qual os interlocutores já foram previamente reconhecidos como tendo o direito de falar e ouvir, na qual as circunstâncias já foram predeterminadas para que seja permitido falar e ouvir e, enfim, no qual o conteúdo e a forma já foram autorizados segundo os cânones da esfera de sua própria competência”. (CHAUÍ, 2000).
De acordo com Rios (2002), ao considerar o discurso competente como o discurso do conhecimento, podemos afirmar que a competência se reveste de
I. caráter ideológico, cujo papel é dissimular a existência da dominação na sociedade dividida e hierarquizada em que vivemos.
II. uma competência privada, identificada como um modelo sustentado pela “linguagem do especialista, que detém os segredos da realidade vivida”.
III. um caráter democrático, pois procura trazer as ideias e os valores da racionalidade e da neutralidade científicas para os sujeitos sociais e para as suas relações.
A II e III
B I
C I e II
D III
E I e III

Angel Gabilondo (2001) discorre sobre a diversidade: “O outro não é nem uma pura identidade, nem uma mera diferença; não é um outro redutível que o faz transformar-se do indefinível em algo definível (...) a diferença não se reduz à diferença de um consigo mesmo, nem simplesmente à de um com o outro, mas é a experiência viva de uma erupção – da palavra e do olhar que torna possível essas outras formas de alteridade”.
A partir dessa reflexão, analise as afirmativas abaixo.
I. Aprender a apreciar a diversidade é fundamental para o exercício de qualquer ação educativa.
II. Devemos exercer uma atividade docente baseada na prática do ensino tradicional e behaviorista.
III. Precisamos de uma dimensão educativa que busque desenvolver técnicas de ensino baseadas em sistemas de produção educativa tradicional.
A I e III
B I
C I e II
D III
E I, II e III

Ao discutirmos questões relativas às diferenças em sala de aula devemos adotar objetivos que possam garantir uma educação para a diversidade, se adotadas estratégias efetivas para atingir tais objetivos em espaço escolar:
Está correto o afirmado em
I. Promover o desenvolvimento de uma consciência realista sobre a sociedade contemporânea, um sentido de responsabilidade local e um interesse ativo que vá além da família e do grupo de pertença dos indivíduos.
II. Apoiar o desenvolvimento das habilidades educacionais e sociais necessárias para que as crianças se tornem participantes plenas da sociedade, de modo adequado aos estilos e às orientações culturais.
III. Desenvolver atitudes solidárias e não discriminatórias, reconhecendo que todos nós temos direito à educação, apesar de termos tempos e ritmos de aprendizagem distintos.
A I, II e III
B I
C I e II
D III
E I e III

De acordo com Perrenoud (1997), a noção de competência tem múltiplos sentidos. As competências utilizam, integram e mobilizam conhecimentos diferenciados para enfrentar um conjunto de situações complexas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
Está correto o afirmado em
I. Competência e qualidade são noções que se relacionam na medida em que a ação competente se reveste de determinadas práticas, utilizadas como recursos de memorização nos processos de ensino-aprendizagem.
II. Não existe relação entre competência e qualidade, visto que a qualidade pode ser qualquer adjetivo que designe uma característica do sujeito.
III. Competência e qualidade são noções que se relacionam, na medida em que a ação competente se reveste de determinadas propriedades, denominadas “qualidades boas”.
A I, II e III
B I
C I e II
D III
E I e III

Para trabalharmos com a diversidade em sala de aula é importante reconhecermos que as próprias crianças são diferentes umas das outras. Por essa razão, ao trabalhar com diferenças raciais, culturais e familiares devemos
Está correto o afirmado em
I. combater visões classificatórias equivocadas sobre as questões raciais, que geram preconceitos, e construir conhecimentos sobre as características étnicas das crianças que as induzam a ter orgulho de si.
II. classificar a cultura em vários tipos, como o erudito, o popular e o popular individualizado, e trabalhar cotidianamente a cultura de massa com as crianças.
III. ensinar sobre diversas culturas a partir da perspectiva de que todas as pessoas pertencem a grupos culturais e de que todas as culturas são importantes e merecedoras de respeito.
A I, II e III
B I
C I e II
D II e III
E I e III

É importante observarmos que, como ator social, o professor tem um papel importantíssimo na política educativa e, como tal, deve “desenrolar-se” no cruzamento das interações político-pedagógicas, curriculares e administrativas da escola.
Analise os seguintes itens:
I. Rigor metódico, respeito aos saberes do educando e disponibilidade para o diálogo.
II. Respeito aos saberes do educando, convicção de mudança e distanciamento dos métodos de ensino.
III. Disponibilidade para o diálogo, negação do novo e rejeição à discriminação.
A I, II e III
B I
C I e II
D II e III
E I e III

O ensino competente, ou de boa qualidade, implica a conexão estreita entre as dimensões técnica, política, ética e estética da atividade docente. É importante refletir sobre como os saberes se encontram em relação à formação e à prática docente. Nessa perspectiva, o conceito de qualidade
é restrito.
A é restrito.
B é abrangente e multidimensional.
C gera competitividade.
D é particular.
E dá margem a contradições.

Quem desenvolve competências utiliza, integra e mobiliza conhecimentos para enfrentar um conjunto de situações complexas. A competência de envolver os alunos em projetos de pesquisa exige que:
o professor torne acessível e desejável a sua própria relação com o saber e com a pesquisa, encarnado um modelo de aprendiz.
A o professor torne acessível e desejável a sua própria relação com o saber e com a pesquisa, encarnado um modelo de aprendiz.
B os projetos sejam definidos pela direção da escola, evitando que os alunos elejam temas relativos a assuntos de seu interesse.
C o modelo clássico de projeto seja adotado e culmine com uma produção escolar final, sem o envolvimento da comunidade.
D os projetos sejam desenvolvidos independentemente de serem bem aceitos pelos alunos.
E o currículo escolar seja totalmente transformado, extinguindo-se as disciplinas e trabalhando-se apenas com projetos.

Leia a afirmativa abaixo. “Na perspectiva de uma escola mais eficaz para todos, organizar e dirigir situações de aprendizagem deixou de ser uma maneira ao mesmo tempo banal e complicada de designar o que fazem espontaneamente todos os professores”. (PERRENOUD, 2000, p. 24). Para que possamos organizar e gerir a progressão das aprendizagens é necessário
elaborar provas pormenorizadas e complexas.
A elaborar provas pormenorizadas e complexas.
B exigir o máximo de todos os alunos.
C comparar os rendimentos escolares dos alunos e punir aqueles que não acompanham a turma.
D contemplar os alunos que aprenderam o conteúdo.
E aplicar avaliações periódicas para diagnosticar as aquisições dos alunos.

Segundo Perrenoud (2000), enquanto uma situação-problema se organiza em torno de um obstáculo e desaparece quando ele é ultrapassado, um procedimento de pesquisa parece mais ambicioso, pois leva os alunos a construírem, eles próprios, uma teoria. Logo, conceber e administrar situações-problema ajustadas às possibilidades é o mesmo que
ignorar o conhecimento prévio dos alunos.
A ignorar o conhecimento prévio dos alunos.
B intimidar os alunos para que leiam mais.
C favorecer os alunos que correspondem às expectativas.
D propor situações que favoreçam a aprendizagem.
E criar condições que compliquem o aprendizado.

Leia as afirmativas abaixo e assinale cada uma delas como falsa (F) ou como verdadeira (V).
Qual é a sequência correta de afirmativas falsas e verdadeiras?
I – O fenômeno da globalização oferece uma percepção clara sobre as diferenças e as especificidades dos saberes e das práticas que permitem realizar um trabalho coletivo e interdisciplinar. ( )
II – A noção de um ensino competente e de boa qualidade implica a conexão estreita entre as dimensões técnica, política, ética e estética da atividade docente. ( )
III – Investigar a qualidade não implica questionar seus desdobramentos. ( ).
IV – O ensino de qualidade cria condições para a formação de alguém que “LÊ” além, que “LÊ” o mundo. ( )
V – O termo “competência” é usado para designar um único conceito de capacidade. ( )
A V, V, V, F, F
B V, F, V, F, V
C V, F, V, F, V
D V, V, F, V, F
E F, F, V, V, F

Saber escolher e modular atividades de aprendizagem é uma competência profissional fundamental para os mecanismos gerais da aprendizagem e também para:
a modulação da dificuldade da aula.
A a modulação da dificuldade da aula.
B o domínio dos alunos.
C o controle a indisciplina.
D a inibição dos alunos.
E o domínio didático das disciplinas.

De acordo com Rios (2002, p. 107), “O trabalho docente competente é um trabalho que faz bem.” Para abordar o ofício de professor de modo mais concreto, Phillippe Perrenoud faz uso de um inventário de competências para delinear a atividade docente. O autor reconhece que são múltiplos os significados atribuídos à noção de competência e esclarece que ele mesmo se orienta pelo significado de competência como
a capacidade de mobilizar recursos cognitivos para enfrentar qualquer tipo de situação.
A o conjunto dos esquemas lógicos resultantes de um alto nível de abstração.
B a capacidade de implementação racional de conhecimentos procedimentais.
C a capacidade de mobilizar recursos cognitivos para enfrentar qualquer tipo de situação.
D a representação da realidade que construímos ao sabor de nossas experiências.
E o conjunto dos saberes emocionais e cognitivos necessários aos procedimentos.

Rios, Coll e Solè (2001) afirmam que “uma escola de qualidade será capaz de atender à diversidade”. Logo, o grande desafio de uma escola é
A aproximar-se dos grandes centros para facilitar o deslocamento dos alunos.
B aproximar-se de cada aluno e ajudá-lo a progredir.
C ser um lugar de regras e exigências.
D preocupar-se cada vez menos com cada aluno individualmente.
E ser indiferente com aquilo que ocorre na comunidade.

Leia o texto abaixo. Preconceitos, rótulos, discriminação. É inevitável: desde muito cedo, os pequenos entram em contato com discursos negativos. Para que eles saibam lidar com a diferença com sensibilidade e equilíbrio, é preciso que tenham familiaridade com a diversidade – e não apenas participem de projetos com duração definida ou de festividades com datas comemorativas, como ainda é habitual em vários lugares.
Considerando o texto, analise as afirmativas abaixo.
I. A diversidade deve ser tratada apenas como um conteúdo específico pela Educação Infantil.
II. O tema da diversidade deve ser abordado de modo natural e inserido em práticas diárias, como brincadeiras, leitura e música.
III. As obras de Língua Portuguesa já abordam eficazmente o tema da diversidade.
A I, II e III
B II e III
C I e III
D I e II
E II

A respeito da obra Pedagogia da Diversidade (SANTOS, 2005), analise as afirmativas abaixo. O livro
I. discute as pedagogias diferenciadas para refletir sobre o momento que estamos vivendo em relação à Pedagogia da Diversidade.
II. lembra que garantir a Diversidade Cultural deveria ser uma atitude tão simples quanto caminhar ou respirar, para que todos tivessem seus direitos respeitados e pudessem falar e ser ouvidos, com harmonia e integração.
III. constata que na escola podemos encontrar maior diversidade cultural: por isso ela tem o papel principal de assegurar a inclusão racial e o acesso e a permanência de todos na multicultura.
IV. argumenta que o professor deve estar preparado para trabalhar em equipe com as diferenças, enfatizando a sua importância e mostrando aos alunos que a vida não seria interessante se todos fossem iguais. A descoberta de valores como esse deve acontecer desde a infância, na escola e na família, para conduzir a uma sociedade mais humanizada e a um povo cada vez mais diversificado.
A I e III
B II e III
C I e IV
D I, II, III e IV
E III e IV

Sobre as relações entre Filosofia e Educação, considere as seguintes afirmativas:
I - A Filosofia e a Pedagogia não devem relacionar-se.
II - A Pedagogia é uma ciência que prescinde da reflexão filosófica.
III - A Pedagogia não pode abrir mão de uma reflexão filosófica sobre seus fins.
A I
B I e II
C III
D II e III
E I, II e III

Para distinguir a atividade humana da animal usamos a palavra práxis, que significa
A união interdependente e recíproca entre teoria e prática.
B inexistência de relação entre teoria e prática.
C separação dialética entre teoria e prática.
D relação independente entre teoria e prática.
E distinção entre teoria e prática.

Quando Terezinha Rios afirma que “o ensino competente é um ensino de boa qualidade”, ela está defendendo
A ser preciso levar adiante a reflexão sobre os saberes que se encontram em relação na formação e na prática dos professores, que propiciam efetivamente a educação e o ensino.
B a competência só pode ser alcançada com rígidos sistemas de controle da comunidade escolar.
C para atingirmos a qualidade no ensino, tão almejada por todos nós, precisamos aprender com os profissionais da área empresarial, capazes de fazer cumprir qualquer protocolo de qualidade total: ISO 9001, ISO 14.000 etc.
D não há qualidade no ensino brasileiro porque falta competência aos professores.
E as provas de avaliação do ensino aplicadas pelo Governo são as únicas estratégias capazes de resgatar a qualidade na educação.

Prévia do material em texto

O professor Sílvio desenvolve as suas atividades docentes sob perspectiva de uma educação crítica e coletiva e planeja as suas ações de
forma a contribuir para que os seus alunos aprendam a lidar com a diversidade cultural.   (ACAPLAM 2010). Nesse sentido, chama a
atenção para que os estudantes.
A desenvolvam atitudes preconceituosas com relação a determinadas opções sexuais.
B desenvolvam e socializem valores moralistas.
C
acolham as diferentes formas de expressão e de credo religioso e respeitem as escolhas dos colegas e as suas di�culdades de
aprendizagem.
 
D priorizem os fatores sociais e econômicos ao escolherem os seus grupos de estudos e de colegas.
E respeitem as diferenças dos colegas e desenvolvam adesão incondicional aos valores dos outros.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
Segundo Terezinha Rios (2002), “o conceito de qualidade é totalizante, abrangente, multidimensional. É social e historicamente
determinado porque emerge em uma realidade especí�ca de um contexto concreto”. Nesse sentido podemos a�rmar que uma análise
crítica da qualidade do trabalho docente deve considerar os seguintes aspectos:
 
I.             Articulação dos aspectos técnicos e pedagógicos aos de caráter político-ideológico.
 
II.            Uni�cação dos aspectos religiosos e das normas morais.
 
III. Superação dos aspectos técnicos em detrimento do caráter político-ideológico.
 
 
Está correto o a�rmado em
 
Está correto o a�rmado em
A I e III
B I
C II e III
D III
E II
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.
Observe o quadrinho abaixo, leia a questão e responda o que se pede.
 
 
 “Ilustração da História em Quadrinhos "Programa 5s - A Caminho da Qualidade!”(www.gibiosfera.com.br - Acesso em 12.09.2011)
A imagem acima ilustra o Programa de Qualidade Total adotado por empresas nacionais. A noção de qualidade total, desenvolvida no
Japão nos anos de 1950, foi trazida ao Brasil nos anos 80. Esse programa desenvolveu o conceito de organização empresarial a partir das
seguintes palavras de ordem: e�ciência, controle e competitividade. Em relação à educação, podemos observar que esse programa
 
I.                        atingiu primeiramente as escolas particulares, mas ganhou também a atenção de sistemas públicos de ensino, apresentando-se
como uma alternativa para a superação dos problemas enfrentados nas instituições escolares.
 
II.            foi amplamente divulgado e aceito pelos educadores, visto que a ideia de qualidade total passa pela construção do espaço público
da escola e pelo reconhecimento das diferenças e dos direitos iguais nas diferenças.
 
III.                    surtiu efeitos indesejados para alguns educadores, que viram aspectos negativos nesse programa, já que, era “importado do
mundo empresarial” e, portanto, reforçava valores do sistema capitalista.
                                                                
 
Está correto o a�rmado em
A II e III
B I
C I e II
D III 
E I e III
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
 
Leia o texto abaixo.
 
“O discurso competente confunde-se, pois, com a linguagem institucionalmente permitida ou autorizada, isto é, com um discurso no qual
os interlocutores já foram previamente reconhecidos como tendo o direito de falar e ouvir, na qual as circunstâncias já foram
predeterminadas para que seja permitido falar e ouvir e, en�m, no qual o conteúdo e a forma já foram autorizados segundo os cânones
da esfera de sua própria competência”. (CHAUÍ, 2000).
 
De acordo com Rios (2002), ao considerar o discurso competente como o discurso do conhecimento, podemos a�rmar que a competência
se reveste de
 
I.             caráter ideológico, cujo papel é dissimular a existência da dominação na sociedade dividida e hierarquizada em que vivemos.
 
II.                      uma competência privada, identi�cada como um modelo sustentado pela “linguagem do especialista, que detém os segredos da
realidade vivida”.
 
III. um caráter democrático, pois procura trazer as ideias e os valores da racionalidade e da neutralidade cientí�cas para os sujeitos sociais
e para as suas relações.
 
 
Está correto o a�rmado em
A II e III
B I
C  I e II
D III
E I e III
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
Angel Gabilondo (2001) discorre sobre a diversidade:
“O outro não é nem uma pura identidade, nem uma mera diferença; não é um outro redutível que o faz transformar-se do inde�nível em
algo de�nível (...) a diferença não se reduz à diferença de um consigo mesmo, nem simplesmente à de um com o outro, mas é a
experiência viva de uma erupção – da palavra e do olhar que torna possível essas outras formas de alteridade”.
 
A partir dessa re�exão, analise as a�rmativas abaixo.
 
I.             Aprender a apreciar a diversidade é fundamental para o exercício de qualquer ação educativa.
 
II.            Devemos exercer uma atividade docente baseada na prática do ensino tradicional e behaviorista.
 
III.  Precisamos de uma dimensão educativa que busque desenvolver técnicas de ensino baseadas em sistemas de produção educativa
tradicional.
 
 
Está correto o a�rmado em
A I e III
B I
C I e II
D III
E I, II e III
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.
Ao discutirmos questões relativas às diferenças em sala de aula devemos adotar objetivos que possam garantir uma educação para a
diversidade, se adotadas estratégias efetivas para atingir tais objetivos em espaço escolar:
 
I.             Promover o desenvolvimento de uma consciência realista sobre a sociedade contemporânea, um sentido de responsabilidade local e
um interesse ativo que vá além da família e do grupo de pertença dos indivíduos.
 
II.            Apoiar o desenvolvimento das habilidades educacionais e sociais necessárias para que as crianças se tornem participantes plenas da
sociedade, de modo adequado aos estilos e às orientações culturais.
 
III.  Desenvolver atitudes solidárias e não discriminatórias, reconhecendo que todos nós temos direito à educação, apesar de termos
tempos e ritmos de aprendizagem distintos.
 
Está correto o a�rmado emem
A I, II e III
B I
C I e II
D III   
E I e III
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A.
De acordo com Perrenoud (1997), a noção de competência tem múltiplos sentidos. As competências utilizam, integram e mobilizam
conhecimentos diferenciados para enfrentar um conjunto de situações complexas. A esse respeito, analise as a�rmativas abaixo.
 
I.             Competência e qualidade são noções que se relacionam na medida em que a ação competente se reveste de determinadas práticas,
utilizadas como recursos de memorização nos processos de ensino-aprendizagem.
 
II.            Não existe relação entre competência e qualidade, visto que a qualidade pode ser qualquer adjetivo que designe uma característica
do sujeito.
 
III.  Competência e qualidade são noções que se relacionam, na medida em que a ação competente se reveste de determinadas
propriedades, denominadas “qualidades boas”.
 
Está correto o a�rmado em em
A I, II e III
B  I
C
I e II
 
D  III
E I e III
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
Para trabalharmos com a diversidade em sala de aula é importante reconhecermos que as próprias crianças são diferentes umas das
outras. Por essa razão, ao trabalhar com diferenças raciais, culturais e familiares devemos
 
I.             combater visões classi�catórias equivocadas sobre as questões raciais, que geram preconceitos, e construir conhecimentos sobre as
características étnicas das crianças que as induzam a ter orgulho de si.
 
II.            classi�car a cultura em vários tipos, como o erudito, o popular e o popular individualizado, e trabalhar cotidianamente a cultura de
massa com as crianças.
 
III. ensinar sobre diversasculturas a partir da perspectiva de que todas as pessoas pertencem a grupos culturais e de que todas as culturas
são importantes e merecedoras de respeito.
 
Está correto o a�rmado em em
A I, II e III
B I
C I e II
D II e III
E I e III
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
É importante observarmos que, como ator social, o professor tem um papel importantíssimo na política educativa e, como tal, deve
“desenrolar-se” no cruzamento das interações político-pedagógicas, curriculares e administrativas da escola.
 
Analise os seguintes itens:
 
I.             Rigor metódico, respeito aos saberes do educando e disponibilidade para o diálogo.
 
II.            Respeito aos saberes do educando, convicção de mudança e distanciamento dos métodos de ensino.
      
III. Disponibilidade para o diálogo, negação do novo e rejeição à discriminação.
 
Na perspectiva das necessidades da ação pedagógica, estão corretos os itens reunidos emdes da ação pedagógica, estão corretos os itens
reunidos em
A I, II e III
B I
C I e II 
D II e III
E I e III
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.
O ensino competente, ou de boa qualidade, implica a conexão estreita entre as dimensões técnica, política, ética e estética da atividade
docente. É importante re�etir sobre como os saberes se encontram em relação à formação e à prática docente. Nessa perspectiva, o
conceito de qualidade
A é restrito.
B é abrangente e multidimensional.
C gera competitividade.
D é particular.
E
dá margem a contradições.
 
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.
Quem desenvolve competências utiliza, integra e mobiliza conhecimentos para enfrentar um conjunto de situações complexas. A
competência de envolver os alunos em projetos de pesquisa exige que:
A
o professor torne acessível e desejável a sua própria relação com o saber e com a pesquisa, encarnado um modelo de aprendiz.
 
 
B os projetos sejam de�nidos pela direção da escola, evitando que os alunos elejam temas relativos a assuntos de seu interesse.
C o modelo clássico de projeto seja adotado e culmine com uma produção escolar �nal, sem o envolvimento da comunidade.
D os projetos sejam desenvolvidos independentemente de serem bem aceitos pelos alunos.
E o currículo escolar seja totalmente transformado, extinguindo-se as disciplinas e trabalhando-se apenas com projetos.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A.
Leia a a�rmativa abaixo.
“Na perspectiva de uma escola mais e�caz para todos, organizar e dirigir situações de aprendizagem deixou de ser uma maneira ao
mesmo tempo banal e complicada de designar o que fazem espontaneamente todos os professores”. (PERRENOUD, 2000, p. 24).
Para que possamos organizar e gerir a progressão das aprendizagens é necessário
 
 
A elaborar provas pormenorizadas e complexas.
B
exigir o máximo de todos os alunos.
 
 
C comparar os rendimentos escolares dos alunos e punir aqueles que não acompanham a turma.
D contemplar os alunos que aprenderam o conteúdo.
E aplicar avaliações periódicas para diagnosticar as aquisições dos alunos.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
Segundo Perrenoud (2000), enquanto uma situação-problema se organiza em torno de um obstáculo e desaparece quando ele é
ultrapassado, um procedimento de pesquisa parece mais ambicioso, pois leva os alunos a construírem, eles próprios, uma teoria. Logo,
conceber e administrar situações-problema ajustadas às possibilidades é o mesmo que
A  ignorar o conhecimento prévio dos alunos.
B intimidar os alunos para que leiam mais.
C favorecer os alunos que correspondem às expectativas.
D propor situações que favoreçam a aprendizagem.
E criar condições que compliquem o aprendizado.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
Leia as a�rmativas abaixo e assinale cada uma delas como falsa (F) ou como verdadeira (V).
 
I – O fenômeno da globalização oferece uma percepção clara sobre as diferenças e as especi�cidades dos saberes e das práticas que
permitem realizar um trabalho coletivo e interdisciplinar. (  )
 
II – A noção de um ensino competente e de boa qualidade implica a conexão estreita entre as dimensões técnica, política, ética e estética
da atividade docente. (  )
 
III – Investigar a qualidade não implica questionar seus desdobramentos. (  ).
 
IV – O ensino de qualidade cria condições para a formação de alguém que “LÊ” além, que “LÊ” o mundo. (  )
 
V – O termo “competência” é usado para designar um único conceito de capacidade. (  )
 
Qual é a sequência correta de a�rmativas falsas e verdadeiras?
 
 
A V, V, V, F, F
B V, F, V, F, V
C V, F, V, F, V
D V, V, F, V, F
E
F, F, V, V, F
 
 
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
Saber escolher e modular atividades de aprendizagem é uma competência pro�ssional fundamental para os mecanismos gerais da
aprendizagem e também para:
A
a modulação da di�culdade da aula.
 
 
 
 
B
o domínio dos alunos.
 
C o controle a indisciplina.
D
a inibição dos alunos.
 
E
o domínio didático das disciplinas.
 
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
De acordo com Rios (2002, p. 107), “O trabalho docente competente é um trabalho que faz bem.” Para abordar o ofício de professor de
modo mais concreto, Phillippe Perrenoud faz uso de um inventário de competências para delinear a atividade docente. O autor reconhece
que são múltiplos os signi�cados  atribuídos à noção de competência e esclarece que ele mesmo se orienta pelo signi�cado de
competência como
A
o conjunto dos esquemas lógicos resultantes de um alto nível de abstração.
 
B a capacidade de implementação racional de conhecimentos procedimentais.
C a capacidade de mobilizar recursos cognitivos para enfrentar qualquer tipo de situação.
D a representação da realidade que construímos ao sabor de nossas experiências.
E o conjunto dos saberes emocionais e cognitivos necessários aos procedimentos.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
"Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas de ensino mútuo" é uma competência especí�ca que
A promove a autonomia do professor, que não precisa mais preocupar-se em dar atenção individualizada aos alunos.
B incentiva os alunos mais fracos a serem dependentes dos mais fortes.
C apela para a autonomia e para a responsabilidade dos alunos, provocando con�itos cognitivos e estimulando a metacognição.
D
promove a invenção de tarefas grupais mais adequadas do que as individuais, independentemente do tipo de conteúdo a ser
transmitido.
 
 
E promove a autonomia dos alunos, o que só ocorre mediante o exercício de tarefas grupais.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
O valor da aprendizagem escolar com a ajuda pedagógica do professor está justamente na sua capacidade de introduzir os alunos aos
signi�cados da cultura e da ciência por meio de
A atividades repetitivas.
B mediações com o meio.
C cópias.
D livros didáticos.
E mediações cognitivas e interacionais.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
Rios, Coll e Solè (2001) a�rmam que “uma escola de qualidade será capaz de atender à diversidade”. Logo, o grande desa�o de uma
escola é
A
aproximar-se dos grandes centros para facilitar o deslocamento dos alunos.
 
B aproximar-se de cada aluno e ajudá-lo a progredir.
C ser um lugar de regras e exigências.
D preocupar-se cada vez menos com cada aluno individualmente.
E ser indiferente com aquilo que ocorre na comunidade.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.
Leia o texto abaixo.
 
Preconceitos, rótulos, discriminação. É inevitável: desde muito cedo, os pequenos entram em contato com discursos negativos. Para que
eles saibam lidar com a diferença com sensibilidadee equilíbrio, é preciso que tenham familiaridade com a diversidade – e não apenas
participem de projetos com duração de�nida ou de festividades com datas comemorativas, como ainda é habitual em vários lugares.
Outra recomendação importante é que a questão não seja tratada como um conteúdo especí�co (o que invalida propostas do tipo “bom,
turminha, agora vamos todos entender por que é importante respeitar as diferenças”).
 
Melhor que isso é abordar o tema de jeito natural, inserindo-o em práticas diárias, como brincadeiras, leitura e música (leia o projeto
institucional na página seguinte). “O convívio cotidiano é a forma mais e�caz de trabalhar comportamentos e atitudes”, diz Daniela
Alonso, psicopedagoga e selecionadora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10.
 
Para conseguir isso, uma providência essencial é adquirir materiais didáticos que valorizem as diferentes raças, pessoas com de�ciências
físicas e mental e mostrem meninos e meninas em posição de igualdade. Ao comprar instrumentos musicais, contemple os de diversas
culturas. No caso de brinquedos como bonecas, já existem lojas que se preocupam especialmente em privilegiar a diversidade. A compra
de livros pode ser mais difícil: uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas que analisou 33 obras de Língua Portuguesa só encontrou duas
meninas não brancas nas ilustrações. Entretanto, a busca criteriosa e a leitura prévia costumam resolver o problema. Se a turma já estiver
em fase de alfabetização, o Guia Nacional de Livros Didáticos, do Ministério da Educação, é a melhor referência – ele garante que as obras
recomendadas não contêm situações de discriminação. Não se pode esquecer que os pequenos aprendem com o exemplo dos adultos.
Pensando nisso, a direção da EMEI Aricanduva, em São Paulo, capacitou a equipe para lidar com a diversidade. Antes, só algumas
professoras trabalhavam a questão, por meio de projetos especí�cos. Hoje a diversidade é contemplada em todo o currículo. “Um
resultado prático é que, agora, crianças negras que se retratavam como brancas nos desenhos passaram a usar lápis marrom e preto”,
comemora a coordenadora Cleide Andrade Silva.   (MARTINS, Ana Rita. Revista Nova Escola, 01/01/2009).
 
Considerando o texto, analise as a�rmativas abaixo.
 
I.             A diversidade deve ser tratada apenas como um conteúdo especí�co pela Educação Infantil.
 
II.            O tema da diversidade deve ser abordado de modo natural e inserido em práticas diárias, como brincadeiras, leitura e música.
 
III.           As obras de Língua Portuguesa já abordam e�cazmente o tema da diversidade.
 
 
Está correto o a�rmado em
A I, II e III
B II e III
C I e III
D I e II
E II
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
A respeito da obra Pedagogia da Diversidade (SANTOS, 2005), analise as a�rmativas abaixo. O livro
 
I.                        discute as pedagogias diferenciadas para re�etir sobre o momento que estamos vivendo em relação à Pedagogia da Diversidade.
Para isso, levanta questões relativas à diversidade na educação, à multiculturalidade e à interculturalidade.
 
II.                      lembra que garantir a Diversidade Cultural deveria ser uma atitude tão simples quanto caminhar ou respirar, para que todos
tivessem seus direitos respeitados e pudessem falar e ser ouvidos, com harmonia e integração.
 
III.                    constata que na escola podemos encontrar maior diversidade cultural: por isso ela tem o papel principal de assegurar a inclusão
racial e o acesso e a permanência de todos na multicultura.
 
IV.                  argumenta que o professor deve estar preparado para trabalhar em equipe com as diferenças, enfatizando a sua importância e
mostrando aos alunos que a vida não seria interessante se todos fossem iguais. A descoberta de valores como esse deve acontecer desde a
infância, na escola e na família, para conduzir a uma sociedade mais humanizada e a um povo cada vez mais diversi�cado.
 
 
Está correto o a�rmado em
A I e III
B II e III
C I e IV
D I, II, III e IV
E III e IV
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
Todas as alternativas abaixo reproduzem aspectos contemporâneos da falta de articulação entre Filoso�a e Didática presentes na obra de
Teresinha Rios, EXCETO
 
 
 
A a consideração apenas do momento presente, também chamada de “presenteísmo”.
B  o apelo ao pragmatismo e a valorização do imediato.
C
  o amplo crescimento da in�uência da mídia sobre a sociedade.
 
D a valorização da re�exão �losó�ca e dos momentos de aprendizagem.
E as embalagens, os produtos e as ideologias sedutoras em substituição ao exercício de �losofar.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
A respeito das re�exões de Teresinha Rios sobre o mundo contemporâneo, analise as a�rmativas abaixo.
I – Enfrentamos uma crise de signi�cados que abala a vida humana e as relações entre pessoas, instituições e comunidades.
 
II – Vivemos em um mundo conquistado, desenraizado e transformado pelo titânico processo econômico e tecnocientí�co do
desenvolvimento do capitalismo, que dominou os dois ou três últimos séculos.
 
III – A crise na qual nos encontramos atualmente aponta para duas perspectivas: a do perigo e a da oportunidade.
 
IV – A globalização pode ser considerada o fenômeno mais apontado quando se trata do mundo contemporâneo.
 
Está correto o a�rmado em
 
 
A I, II e III
B II, III e IV
C I, II, IV
D III e IV
E I, II, III e IV
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
Teresinha Rios aponta as demandas que o mundo contemporâneo apresenta tanto à Filoso�a quanto à Didática. Para dar conta desse
tema, a autora propõe a seguinte relação:
CARACTERÍSTICAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO DEMANDAS À FILOSOFIA E À DIDÁTICA
1. Mundo fragmentado a – trabalho interdisciplinar, por meio de uma percepção clara
de diferenças e desigualdades
2. Mundo globalizado b – valorização da razão articulada ao sentimento, no sentido da
reapropriação do afeto no espaço pedagógico
3. Razão instrumental ou irracionalismo c – visão de totalidade, olhar abrangente e articulação de
saberes e capacidades
   
 
A partir da compreensão do quadro acima e da correspondência lógica entre as proposições, assinale a alternativa que apresenta a
associação correta entre as duas colunas:
A    1-a, 2-b, 3-c.
B 1-b, 2-a, 3-c.
C  1-b, 2-c, 3-a.
D 1-c, 2-b, 3-a.
E   1-c, 2-a, 3-b.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
 Sobre as relações entre Filoso�a e Educação, considere as seguintes a�rmativas:
I - A Filoso�a e a Pedagogia não devem relacionar-se.
 
II - A Pedagogia é uma ciência que prescinde da re�exão �losó�ca.
 
III - A Pedagogia não pode abrir mão de uma re�exão �losó�ca sobre seus �ns.
 
Está correto o a�rmado em
A I
B I e II
C III
D II e III
E I, II e III
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
Para distinguir a atividade humana da animal usamos a palavra práxis, que signi�ca
A união interdependente e recíproca entre teoria e prática.
B inexistência de relação entre teoria e prática.
C separação dialética entre teoria e prática.
D relação independente entre teoria e prática.
E
distinção entre teoria e prática.
 
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A.
Sobre a conceituação que Terezinha Rios faz da Didática, analise as a�rmativas abaixo.
I – A Didática liga-se ao termo docência, que signi�ca “exercício do magistério”.
 
II – O professor é um pro�ssional que está em exercício, desenvolvendo um processo de ensino.
 
III – O ensino se caracteriza como uma ação articulada com a aprendizagem.
 
IV – A Didática é composta exclusivamente pelo conjunto de técnicas especí�cas relativas ao ensinar.
 
V – O aprendizado acontece quando o conteúdo programático é transmitido pelo professor.
 
 
Está correto o a�rmado em 
A II, III,IV e V
B I, II e III
C  I, II e IV
D II, IV e V
E  I, II, III, IV e V
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.
Quando Terezinha Rios a�rma que “o ensino competente é um ensino de boa qualidade”, ela está defendendo 
A
ser preciso levar adiante a re�exão sobre os saberes que se encontram em relação na formação e na prática dos professores, que
propiciam efetivamente a educação e o ensino.
B  a competência só pode ser alcançada com rígidos sistemas de controle da comunidade escolar.
C
para atingirmos a qualidade no ensino, tão almejada por todos nós, precisamos aprender com os pro�ssionais da área empresarial,
capazes de fazer cumprir qualquer protocolo de qualidade total: ISO 9001, ISO 14.000 etc.
D não há qualidade no ensino brasileiro porque falta competência aos professores.
E as provas de avaliação do ensino aplicadas pelo Governo são as únicas estratégias capazes de resgatar a qualidade na educação.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A.
Quando Terezinha Rios a�rma em seu segundo capítulo que “o ensino competente é um ensino de boa qualidade”, ela está defendendo que:
A
a re�exão sobre os saberes necessários à formação e à prática dos professores, que propiciam efetivamente a educação e o ensino,
deve ser levada adiante.
B a competência só pode ser alcançada com rígidos sistemas de controle da comunidade escolar.
C
a qualidade do ensino, tão almejada por todos nós, pode ser conquistada pelos pro�ssionais da área empresarial, capazes de fazer
cumprir qualquer protocolo de qualidade total, como o ISO 9001 e o ISO 14.000.
 
 
D  a falta de competência dos professores resulta na má qualidade do ensino brasileiro.
E as provas de avaliação do ensino aplicadas pelo Governo são as únicas estratégias capazes de resgatar a qualidade na educação.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A.
Analise a seguinte a�rmativa:
“A qualidade transformou-se (...) em uma nova estratégia competitiva de acordo com um mercado cada vez mais diversi�cado e
diferenciado. A retórica empresarial nem sempre enfatiza essa razão, pretendendo explicar sua euforia com outros motivos – quem sabe
– de caráter mais �lantrópico: reconhecimento do valor humano implícito nos produtos de qualidade, aceitação da importância da
qualidade de vida do consumidor, revalorização do meio ambiente”. (GENTILI, 1995, apud RIOS, 2010, p. 72).
 
 
Essa a�rmativa está relacionada
A à necessidade de implantação de Programas de Qualidade Total nas escolas brasileiras.
B à defesa de Rios da a�rmativa “o que é bom para a empresa, é bom para a escola”.
C à crítica à associação imprópria entre a educação e o lucro.
D
  à tendência inevitável e irreversível de o Movimento da Qualidade Total adentrar em nossas escolas.
 
E
à necessidade de gerarmos lucros no interior de nossas escolas.
 
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
Analise a seguinte a�rmativa:
Descrever uma ________________ equivale, na maioria das vezes, a evocar três elementos complementares: (1) os tipos de
situações sobre as quais confere um certo domínio; (2) os recursos que mobiliza, os conhecimentos teóricos ou metodológicos, as
atitudes, (...) os esquemas motores, os esquemas de percepção, de avaliação, de antecipação e de decisão e a natureza dos esquemas de
pensamento que permitem a solicitação, a mobilização e a orquestração dos recursos pertinentes em situação complexa e tempo real.
(PERRENOUD, 2000, apud RIOS, 2010, p 77).
 
A palavra que completa adequadamente a lacuna da a�rmativa acima é
 
 
A habilidade
B qualidade
C  técnica
D  competência
E pro�ssão
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
Perrenoud (2000, apud RIOS, 2010, p. 78) apresenta dez competências cujo desenvolvimento é necessário na escola. As alternativas
abaixo apresentam algumas delas, exceto:
A conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.
B trabalhar sozinho, quando possível, para a concretização das estratégias de aprendizagem.
C informar e envolver os pais.
D utilizar as novas tecnologias.
E organizar e dirigir situações de aprendizagem.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.
1ª QUESTÃO: Historicamente, os projetos foram construídos com o intuito de inovar e de quebrar o marasmo da escola
tradicional. Seus criadores tinham a convicção de pioneiros, isto é, o compromisso com a transformação da realidade, o
desejo e a coragem de assumir o risco de inovar e a convicção de que era preciso criar uma nova postura pro�ssional
(BARBOSA E HORN, 2008, p. 19).
ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
A
O paradigma da fragmentação do conhecimento presente na Pedagogia Tradicional tem na interdisciplinaridade, a possibilidade
de revisão, com vistas a possibilidade de melhor aprendizado dos alunos, se este for realizado a partir da realidade complexa e
abrangente na qual vivem.
 
B
O foco do Projeto Interdisciplinar é a vida em comunidade e a resolução de problemas emergentes da mesma, sendo que a sala
de aula, deve se constituir em um espaço arti�cial de representação do mundo.
 
C
O trabalho com projetos teve início na Escola Experimental da Universidade de Chicago, expandindo-se depois na América do
Norte, como uma escola ativa, onde meninos e meninas aprendem, sobretudo, ao partilhar diferentes experiências de trabalho
em comunidade.
 
D
A função principal da escola seria, então, a de auxiliar a criança e o adolescente a compreenderem o mundo por meio da
pesquisa, do debate e da solução de problemas.
 
E
A compreensão do mundo deve ocorrer pela constante interrelação entre as atividades escolares e os interesses dos educandos e das
comunidades.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.
PIAGET (1988) explica que se fala muito de interdisciplinaridade, porém o que mais se encontra são experiências de simples
multidisciplinaridade. Para ele a via interdisciplinar multiplica os ensinamentos, de tal forma que cada uma das especialidades é
abordada dentro de um espírito permanentemente interdisciplinar, ou seja, sabendo cada qual generalizar as estruturas que emprega e
redistribuí-las em um sistema de conjunto que englobe as outras disciplinas.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A
Na atualidade ao menos devemos continuar transmitindo informações nos processos de ensinar-aprender com a visão simplista
limitada do conhecimento.
 
B
A via interdisciplinar multiplica os ensinamentos por meio da criação de uma rede de conhecimentos sendo estes
originários do cruzamento dos temas estudados.
 
C
A interdisciplinaridade, sem dúvida, pressupõe uma discussão mais aprofundada dos aspectos metodológicos da
educação, que necessita voltar ao rigor da pedagogia tradicional.
 
D
Tais práticas educativas curriculares favorecem o surgimento da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, embora se
aponte que somente alguns conteúdos, das disciplinas sociais, possam ser contemplados.
 
E
Os diálogos viabilizam o trabalho a partir de um projeto comum que ajuda na superação das fronteiras, porém, não necessariamente
melhora a qualidade do processo pedagógico e do conhecimento nele inserido.
 Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.

Mais conteúdos dessa disciplina