Buscar

Av1 - Ciências Ambientais

Prévia do material em texto

Av1 - Ciências Ambientais
1) Uma pesquisa desenvolvida pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) mostra que o surgimento de lixões – depósitos ilegais de lixo em que não há controle dos materiais, cuidados com o solo e o meio ambiente – está ligado aos municípios com maior dependência de transferências de recursos intergovernamentais, densidade populacional reduzida, menor valor per capita de investimento em limpeza urbana, e com baixos níveis educacionais. De acordo com o estudo, divulgado hoje (15), a questão econômica é o que apresenta maior impacto nos resultados. Cidades com lixões têm, em média, 90,8% de dependência financeira de repasses dos governos estaduais e federais, enquanto as que destinam os resíduos corretamente para aterros sanitários apresentam dependência menor, 79,1%, em média (Disponível em: <https://bit.ly/2IzF7JP>. Acesso em: 29 jul. 2019). Assinale a alternativa que informa corretamente o assunto apresentado no texto e o dispositivo legal que trata deste assunto, no Brasil:
Alternativas:
b) Resíduos; Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Alternativa assinalada
2) No Brasil, os dispositivos legais destinados a promover a preservação do meio ambiente ganharam força a partir da década de 80, com a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81). Estes dispositivos formam um complexo sistema de proteção ambiental e contempla direitos e deveres para o cidadão, as empresas, instituições, Poder Público, enfim, para todos os setores da sociedade. Considerando tais informações, é correto definir legislação ambiental como:
Alternativas:
a) Conjunto de normas jurídicas destinadas a disciplinar a atividade humana, para torná-la compatível com a preservação do meio ambiente. Alternativa assinalada
3)A Conferência de Estocolmo, em 1972, discutiu o ambiente humano, a crise ambiental então identificada e os mecanismos capazes de reverter tal crise, sendo introduzido o conceito de ecodesenvolvimento, como uma possibilidade de conter a poluição e promover a proteção do ambiente utilizado pelo ser humano. Sobre o ecodesenvolvimento, é correto afirmar que:
Alternativas:
e) É um desenvolvimento endógeno e dependente de suas próprias forças, cujo objetivo é harmonizar os objetivos sociais e econômicos do desenvolvimento (necessários para melhorar a qualidade de vida da população) com a gestão ecologicamente prudente dos recursos naturais. Alternativa assinalada
4)Nos países em desenvolvimento, a maioria dos problemas ambientais estão motivados pelo subdesenvolvimento. Milhões de pessoas seguem vivendo muito abaixo dos níveis mínimos necessários para uma existência humana digna, privada de alimentação e vestuário, de habitação e educação, de condições de saúde e de higiene adequadas. Assim, os países em desenvolvimento devem dirigir seus esforços para o desenvolvimento, tendo presente suas prioridades e a necessidade de salvaguardar e melhorar o meio ambiente. Com o mesmo fim, os países industrializados devem esforçar-se para reduzir a distância que os separa dos países em desenvolvimento. Nos países industrializados, os problemas ambientais estão geralmente relacionados com a industrialização e o desenvolvimento tecnológico (Disponível em: <https://bit.ly/1DUgQ9k>. Acesso em: 29 jul. 2019). Este texto faz parte de um dos primeiros documentos produzidos pela ONU, no início das discussões sobre os efeitos das atividades antrópicas sobre o ambiente, e é conhecido como:
Alternativas:
d) Declaração sobre o Ambiente Humano. Alternativa assinalada
5)Considerando que a Constituição Brasileira afirma que "todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (Disponível em: https://bit.ly/1bJYlGL. Acesso em: 25 jul. 2019), assinale a alternativa correta:
Alternativas:
b) Além de garantir os direitos individuais, a Constituição Brasileira afirma interesses e direitos difusos e coletivos, entre eles um ambiente sadio, o que indica que não interessa mais, apenas, o cidadão isolado, e sim a coletividade, o bem comum. Alternativa assinalada

Continue navegando