Buscar

Farmacotécnica e Formas Farmacêuticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Farmacotécnica:
Estuda a transformação dos produtos naturais ou de síntese em medicamentos nas várias formas farmacêuticas, utilizadas na prevenção, diagnóstico e cura das doenças. Esta transformação torna os fármacos susceptíveis de serem administrados, assegurando uma perfeita eficácia terapêutica e conservação.
Formas Farmacêuticas: 
É a forma na qual o medicamento é apresentado podendo ser líquida (ex.: gotas, xarope, elixir), sólida (ex.: comprimidos, cápsulas), semi-sólida (ex.: creme, gel, pomada) ou gasosa (spray, aerossol). É o estado final apresentado pelos medicamentos após operações farmacotécnicas executadas sobre o fármaco e os adjuvantes apropriados.
É a composição do medicamento, considerando todas as substâncias ativas ou inativas que são empregadas na produção de produtos farmacêuticos.
Exemplo:
Ácido salicílico.......................1,0% Ureia.......................................3,0% Lactato de amônio.................1,5% Creme base.................q.s.p...100%
 
DROGAS:
Matérias primas (ativa ou inativa) de várias origens, que tenha ou não finalidade medicamentosa ou sanitária
FÁRMACOS:
É uma substância ativa, droga, insumo farmacêutico ou matéria-prima empregada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos em benefício da pessoa a qual se administra o medicamento.
 
REMÉDIOS:
A palavra remédio é empregada num sentido amplo e geral, sendo aplicada a todos os meios utilizados com o fim de prevenir ou de curar as doenças. Deste modo, são remédios não só os medicamentos, mas também os agentes de natureza física ou psíquica a que se recorre na terapêutica.
 MEDICAMENTOS:
Produto farmacêutico tecnicamente obtido ou elaborado, que contém um ou mais fármacos juntamente com outras substâncias, com a finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
MEDICAMENTO OFICINAL OU FARMACOPÉICO:
É uma preparação realizada na farmácia, cuja fórmula esteja inscrita no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela ANVISA.
 
 MEDICAMENTO MAGISTRAL:
Medicamento preparado na farmácia cuja prescrição estabelece a composição, a forma farmacêutica e a posologia de acordo com a necessidade clínica de cada paciente. Não está descrito nos códigos oficiais.
ESPECIALIDADE FARMACÊUTICA:
Produto industrializado e comercializado em suas embalagens originais, podendo ser classificados em genéricos, similares e de marca, sempre com registro no MS.
DCB:
Denominação Comum Brasileira do fármaco ou princípio ativo aprovada pelo órgão federal responsável.
DCI:
Denominação Comum Internacional do fármaco ou princípio ativo aprovada pela organização Mundial de Saúde.
 
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO – POP:
É a descrição de técnicas e operações a serem utilizadas na farmácia, visando proteger e garantir a preservação da qualidade das preparações manipuladas e a segurança dos manipuladores.
QUARENTENA:
Retenção temporária de insumos, preparações básicas ou preparações manipuladas isoladas fisicamente ou por meios que impeçam a sua utilização, enquanto esperam decisão quanto à sua liberação rejeição.
 
TERMOS USADOS EM FARMACOTÉCNICA:
q.s.p: quantidade suficiente para... (se preparar uma formulação). Pode-se dizer que o q.s.p representa o peso ou volume total da formulação, e não necessariamente o peso ou volume de um determinado item.
q.s: quantidade suficiente
 fsa: faça segundo a art
 bm: banho-maria
caps: cápsulas
USP: United States Pharmacopeia – Farmacopeia
Americana
Farm. Bras.: Farmacopeia Brasileira
BASES GALÊNICAS:
Preparações compostos de uma ou mais matérias-primas, com fórmula definida destinada a serem utilizadas como veículos/excipiente de preparações farmacêuticas.
INSUMO INERTE:
Substância complementar, de natureza definida, desprovida de propriedades farmacológicas ou terapêuticas, nas concentrações utilizadas, e empregada como veículo ou excipiente, na composição do produto final.
PRINCÍPIO ATIVO (P.A.):
Os princípios ativos ou fármacos são os elementos- chave responsáveis pela ação terapêutica de um medicamento alopático ou fitoterápico.
PREPARAÇÃO:
Procedimento farmacotécnico para obtenção do produto manipulado, compreendendo a avaliação farmacêutica da prescrição, a manipulação, fracionamento de substâncias ou produtos industrializados, envase, rotulagem e conservação das preparações.

Outros materiais