Buscar

Av2 - Avaliação do Impacto Ambiental e Licenciamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 - Avaliação do Impacto Ambiental e Licenciamento
1) De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente é responsabilidade do Estado proceder ao licenciamento ambiental. Sobre o tema analise os itens abaixo:
I. atividades localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em país limítrofe;
II. atividades localizadas ou desenvolvidas em dois ou mais estados;
III. atividades cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais do país ou de um ou mais estados;
IV. atividades destinadas a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor material radioativo.
De acordo com a Resolução CONAMA 237 de 1997, o IBAMA irá atuar em caráter supletivo no licenciamento de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional conforme previsto nos itens:
Alternativas:
e) I, II, III e IV Alternativa assinalada
2) O Estudo de Impacto Ambiental, quando finalizado, deve ser submetido à análise dos órgãos de controle ambiental, responsáveis pela concessão da licença ambiental. Por este motivo apresenta o resultado do estudo na íntegra, em linguagem técnica. E não deverá ser publicamente disponibilizado. Porém para que a população interessada no processo posso acessar a informação é elaborado um documento mais apropriado, escrito em linguagem simples e trazendo apenas as informações principais o EIA, de forma resumida, possibilitando a compreensão do público leigo. Nas alternativas abaixo identifique o documento que é disponibilizado para o público.
Alternativas:
d) Relatório de Impacto Ambiental Alternativa assinalada
3)Vários métodos foram desenvolvidos para se realizar a Avaliação de Impacto Ambiental, o desenvolvimento desses métodos resultou da observação da legislação, das exigências dos órgãos de controle ambiental, dos organismos internacionais de financiamento, dos empreendedores e até da evolução das técnicas disponíveis. Sobre o tema analise as afirmativas abaixo:
I. O tipo e o tamanho do projeto
II. Qual o objetivo da avaliação
III. A natureza dos impactos prováveis
IV. Os recursos disponíveis (custo, informação, tempo, pessoal).
Na escolha do método mais adequado para a realização da Avaliação de impacto ambiental deverão ser considerados:
Alternativas:
e) I, II, III e IV Alternativa assinalada
4) O Estudo de Impacto Ambiental constitui o principal documento do processo de AIA e tem por objetivo subsidiar a tomada decisão a respeito de aprovar ou não uma determinada proposta (empreendimento ou atividade). Sua elaboração deve seguir a orientação dos órgãos de controle ambiental, no que diz respeito ao levantamento mínimo de informações necessárias. Esta orientação é definida pelo documento conhecido como:
Alternativas:
c) Termo de Referência Alternativa assinalada
5)Uma das etapas mais importantes e difíceis de qualquer EIA é a avaliação da importância dos impactos ambientais, uma vez que o grau de importância dado a uma determinada alteração do meio ambiente depende do parecer de um técnico e de seu "bom senso". Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo e verifique se são verdadeiras ou falsas.
I. Uma forma de se reduzir a subjetividade da avaliação da importância dos impactos é apontar com clareza no EIA quais julgamentos foram baseados em apreciação pessoal ou de opinião da equipe e quais as conclusões derivam de um trabalho fundamentado cientificamente.
II. Os atributos que descrevem a origem os classificam como impactos diretos ou indiretos.
III. A reversibilidade de um determinado impacto é definida pelo tempo que leva para se manifestar, podem ser classificados como temporários ou permanentes.
As afirmativas I, II e II são respectivamente
Alternativas:
b) V, V, F Alternativa assinalada

Outros materiais