Buscar

AV 02 PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A TV Cultura, conhecida como C2 Cultura em sua fundação que ocorreu em 1960 e reinaugurada no final da mesma década, teve como missão desde o seu início a veiculação de programas educativo, sendo, portanto, um marco histórico na educação a distância em território nacional. Atualmente, a TV Cultura é considerada um dos canais de TV de maior qualidade do mundo. O seu surgimento pode ser classificado em qual geração da educação a distância?
A- Na 3ª geração da educação a distância.
B- Na 4ª geração da educação a distância.
C- Na 1ª geração da educação a distância.
D- Na 2ª geração da educação a distância.
2. A educação a distância teve seu início propriamente dito no século XVIII. Mais especificamente em 1728, por um curso que foi divulgado pela Gazeta de Boston. O tutor responsável pelo curso oferecido era o Prof. Caleb Philipps. Qual era o meio de comunicação utilizado neste primeiro curso na modalidade de ensino a distância?
A- Foi utilizado o meio de comunicação via correspondência.
B- Foi utilizado o meio de comunicação via telefônica.
C- Foi utilizado o meio de comunicação via programa radiofônico.
D- Foi utilizado o meio de comunicação via programa televisivo.
3. A educação a distância é uma modalidade de ensino que faz uso das tecnologias para auxiliar os acadêmicos no processo de ensino e aprendizagem, separados pela distância, o uso das tecnologias facilita a aproximação entre professor e acadêmico. Durante sua consolidação, passou por cinco gerações: ensino por correspondência, tele-ensino, multimídia, e-learning e m-learning. Acerca da educação a distância na segunda geração - período compreendido entre 1960 e 1985 - qual foi a designação recebida e como ocorreu o suporte tecnológico de distribuição de conteúdos?
A- E-learning - internet e web.
B- Ensino por correspondência - imprensa.
C- Tele-ensino - emissões radiofônicas e televisivas.
D- Multimídia - CDs e DVDs.
4. Para que o aluno consiga se desenvolver na educação a distância, ele necessita de um tripé fundamental que gere as competências necessárias para o decorrer do curso escolhido. A junção de todas as partes do tripé é chamada de competência, na qual o aluno é capaz de assumir a responsabilidade, tomar iniciativas, agregar valor diante de situações diversas. Sobre as palavras que formam o tripé que ao centro possibilita as competências do nosso aluno de educação a distância, assinale a alternativa CORRETA:
A- Atividade - Administração de tempo - Disponibilidade.
B Dinamismo - Bom Humor - Reflexão.
C Conhecimento - Habilidade - Atitude.
D Conhecimento - Bom Humor - Motivação.
5. A educação a distância, modalidade em plena ascensão, é conhecida por fazer uso das tecnologias de informação e comunicação, permitindo a interação entre docentes e acadêmicos em diferentes espaços e tempo. A partir do século XXI, alguns autores conceituaram o ensino a distância conforme seus estudos e entendimentos, apresentando algumas especificidades que os diferenciam, mas sobretudo mantendo um padrão semelhante de pensamento. De forma geral, essa metodologia de ensino utiliza recursos tecnológicos de informação e comunicação. Sobre as características do conceito geral que define o ensino a distância, assinale a alternativa CORRETA:
A A educação a distância vem ganhando mercado por se destacar como algo inovador, em que aluno e professor estão conectados, estudando, porém ambos encontram-se separados em tempo e espaço.
B Educação a distância é uma forma de ensino na qual o estudo individualizado não faz parte de sua formatação, tendo em vista que o estudo em grupo amplia os horizontes e facilita a aprendizagem.
C É a modalidade de ensino idêntica ao presencial, existe um professor para tirar dúvidas e abordar o conteúdo de forma clara e objetiva.
D É a modalidade de ensino que ganhou mercado por apresentar algo inovador, onde professor e aluno estão no mesmo local, interagindo e tirando dúvidas acerca do conteúdo estudado.
6. O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), como a internet, classificadas como tecnologias conectadas, altera radicalmente o mundo atual em que vivemos. Basta olhar a nossa volta e perceber que a cada dia as pessoas estão mais e mais conectadas pelo uso destas tecnologias. O impacto disso na sociedade como um todo também se faz intensamente nas escolas e nos processos educativos em geral. Sobre estes impactos da inserção e desenvolvimento de novas TIC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Novas linguagens surgiram com os recursos digitais, tornando a sociedade mais complexa, fato que indica a necessidade de preparação das pessoas para este mundo atual.
(    ) Na educação faz-se necessário primeiro equacionar os problemas presentes para posteriormente focar no ingresso nas redes de conexões digitais.
(    ) Ocorre uma exclusão do estudante que não tem acesso contínuo às redes digitais, o que certamente acarreta em consequências negativas para a sua aprendizagem no mundo atual.
(    ) Pesquisas em bases de dados on-line, bibliotecas digitais, portais educacionais, publicações, compartilhamentos e discussões on-line, são alguns exemplos de serviços digitais que integram a educação no mundo atual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B V - F - V - V.
C F - F - V - V.
D F - V - V - F.
7. Em um mundo em que cada vez mais o público que frequenta a educação básica e que frequentará a educação superior é composto por pessoas que conhecem e usam as novas tecnologias de informação e comunicação, faz-se necessário conhecer seu perfil. Assim, quando observamos as pessoas que já nasceram em um mundo onde as tecnologias digitais, as TIC, já faziam parte do cotidiano, podemos identificar algumas características específicas que compõem seu perfil. Sobre estas características, assinale a alternativa INCORRETA:
A Aqueles nascidos em um mundo digital são digitalmente alfabetizados.
B Aqueles nascidos em um mundo digital são mais auditivos em seu estilo de aprendizagem.
C Aqueles nascidos em um mundo digital são mais imediatistas e conectados.
D Aqueles nascidos em um mundo digital são mais orientados para resultados.
8. O docente João Pereira e o tutor Alberto Magno começaram a trabalhar no Ensino Superior na modalidade a distância. Eles já tinham experiências lecionando no Ensino Superior presencial. Entretanto, quando foram contratados para trabalhar com EAD foi-lhes dito que teriam que aprimorar algumas capacidades específicas para obter resultados efetivos, lecionando nesta modalidade a distância. A respeito das características necessárias ao professor EAD, como no caso de João Pereira e Alberto Magno, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Uma das capacidades centrais que João e Alberto precisam desenvolver é obter o conhecimento dos perfis dos estudantes e, assim, mapear as suas características.
PORQUE
II- O conhecimento do perfil dos estudantes, associado ao planejamento pedagógico especializado para a educação on-line, permite personalização e interatividade, oferecendo aos alunos maior flexibilidade e autonomia.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
9. O estudante tem que fazer um planejamento, criar uma rotina de estudos, estabelecer metas diárias, priorizar as tarefas mais urgentes e organizar o material a ser estudado. Todo curso EAD tem uma programação e um cronograma para a entrega de trabalhos e provas presenciais. Com relação a essa definição, assinale a alternativa CORRETA:
A Flexibilidade.
B Organização.
C Motivação.
D Administração de tempo.
10. No ensino presencial ou na educação a distância, é importanteque o aluno tenha determinação e disciplina, pois estão entre os fatores motivacionais do aluno, afinal, não compreender o assunto abordado e a perda na sequência da disciplina possibilitam que o aluno desista de seus estudos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta três características do aluno de educação a distância:
A Extrovertido, alegre e feliz.
B Tranquilo, organizado e sem ritmo de estudo.
C Comprometido, feliz e líder da turma.
D Colaborador, organizado e dinâmico.

Outros materiais