Buscar

História do Conceito de Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

História do Conceito de Saúde
Moacyr Scliar – Resumo
Heloísa Gonzaga Menezes de Moras – 2021.1
SAÚDE: reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural. Depende da época, lugar, classe social, valores, concepções científicas, religiosas e filosóficas.
Concepção mágico-religiosa
- doenças são resultantes da ação de força alheias ao organismo e são introduzidas devido a pecados ou maldições. - são sinais da cólera divina diante dos pecados humanos e da desobediência ao mandamento divino. - as causas das doenças infecciosas eram desconhecidas e a prevenção era feita inconscientemente. - na cultura tribal, destaca-se a figura do xamã, encarregado de expulsar maus espíritos que se apoderavam do corpo da pessoa e causando a doença, sendo esse responsável por erradicar o mal. - a morte era vista como resultante da maldição de um inimigo.
Medicina Grega
- nova reflexão na maneira de encarar a doença - Panacea: tudo pode ser curado - a cura era obtida por meio de plantas e de métodos naturais
· HIPÓCRATES DE CÓS/ CORPUS HIPOCRATICUS
- visão racional da medicina - a doença tem uma causa natural e sua origem supostamente divina reflete a ignorância humana – existência de quatro fluidos, os humores, (bile amarela, bile negra, fleuma e sangue) e o equilíbrio desses fluidos era a base da saúde. – o homem passou a ser visto como uma unidade organizada e a doença como uma desorganização desse estado. – valorização da observação empírica, observando o paciente e seu ambiente. – conceito ecológico de saúde-enfermidade (fatores ambientais relacionados às doenças) 
· GALENO
- a causa da doenças estaria dentro do próprio homem, seja em sua constituição física, seja sem hábitos de vida que levasse ao desequilíbrio.
Oriente
- existência de forças vitais que refletiam saúde quando funcionavam de forma harmoniosa e refletiam doença na situação contrária. – emprego de medidas terapêuticas
Idade Média europeia 
- concepção da doença como resultado do pecado e a cura como questão de fé. – cuidado de doentes entregue a ordens religiosas
Ocidente
· PARACELSO
- doenças eram provocadas por agentes externos. – desenvolvimento da química, que passou a exercer influência sobre a medicina. – tese de que se os processos que ocorrem no corpo são químicos, os remédios mais eficazes para tratar doenças seriam químicos. – administração de pequenas doses de minerais e metais.
· RENÉ DESCASTES (sec. XVII)
- dualismo mente e corpo - desenvolvimento da anatomia - doenças passaram a ser localizadas nos órgãos
· PASCAL
- doenças ainda aceitas com resignação - enfermidade seria um caminho para o entendimento do que é a vida
· VISÃO DOS ROMÂNTICOS
- aceitação e desejo das doenças
· LOUIS PASTEUR
- existência de micro-organismos causadores de doenças. – introdução de soros e vacinas - doenças poderiam ser prevenidas e curadas
Medicina Tropical
- nascimento da epidemiologia - a saúde da sociedade teria indicadores - olhar contábil sobre a população e nascimento da estatística
· JOHN GRAUNT
- primeiros estudos analíticos de estatística vital. – diferenças na mortalidade de diferentes grupos populacionais foram identificadas, correlacionando sexo e lugar de residência.
· LOUIS RENÉ VILLERMÉ
- mortalidade condicionada sobretudo pelo nível de renda.
· WILLIAN FARR
- desigualdades entre distritos “sadios” e “não sadios”
Desenvolvimento de programas de saúde pública
- 1848, Public Health Act, Grã-Bretanha: propunha medidas de saúde pública e recrutar médicos sanitaristas
- 1883, criação de um sistema de seguridade social e de saúde na Alemanha de Bismarck
- depois da Alemanha, o sistema foi implantado na França e em vários outros países.
- Em 1941 foi fundado na Grã-Bretanha, o Welfare System, Serviço Nacional de Saúde, destinado a fornecer atenção integral à saúde para toda a população, com recurso dos cofres públicos.
Criação da ONU e da OMS
- Conceito de Saúde (1948): saúde é o estado mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade. Deveria expressa o direito a uma vida plena e sem privações.
· CAMPO DA SAÚDE
- Biologia humana: herança genética, processos biológicos e fatores de envelhecimento. – Meio ambiente: solo, água, ar, moradia e local de trabalho. – Estilo de vida: decisões que afetam a saúde. – Assistência à saúde: assistência médica, serviços ambulatoriais, hospitalares, medicamentos, água potável e alimentos saudáveis.
· AMPLIAÇÃO DOS OBJETIVOS
- percepção das enormes desigualdades na situação de saúde entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. – responsabilidade governamental na provisão da saúde. – participação de pessoas e comunidades no planejamento e implementação dos cuidados à saúde - ações de saúde devem ser práticas, exequíveis e socialmente aceitáveis, devem estar ao alcance de todos, a comunidade deve participar ativamente na implantação e na atuação do sistema de saúde, e o custo dos serviços deve ser compatível com a situação econômica da região e do país. – o sistema nacional de saúde deve estar inteiramente integrado no processo de desenvolvimento social e econômico do país. 
· CUIDADOS PRIMÁRIOS DE SAÚDE
- educação em saúde, nutrição adequada, saneamento básico, cuidados materno-infantis, planejamento familiar, imunizações, prevenção e controle de doenças endêmicas e de outros agravos à saúde, provisão de medicamentos e integração entre o setor de saúde e os demais setores.
Constituição Federal de 1988 – Brasil
- a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação. – princípios que norteiam o SUS

Outros materiais