Buscar

Lipídios

Prévia do material em texto

Vitória Abdalla 
	Medicina Veterinária UFU
	1° período
Lipídios
São gorduras
Questões química: é um grupo muito diverso de biomoléculas não é possível encaixa-los em uma única função, eles são insolúveis em água. 
Os lipídios que estudaremos possuem uma questão em comum: eles possuem ácidos graxos (possuem o grupo carboxílico, no geral possui cadeia longa, mas pode ser curta). 
Nem todos os lipídios possuem ácidos graxos.
A maneira que são sintetizados na natureza, em geral possuem um número par de átomos de carbonos, mas tem alguns em números ímpares.
A estrutura do ácido graxo:
A parte apolar é bem maior que a polar – quanto maior é a cadeia de hidrocarboneto mais apolar é a molécula.
Saturados: ligações simples
Insaturados: ligação dupla
· Duas possibilidades: cis(dois lados de hidrogênio no mesmo lado da dupla) ou trans (em lados opostos da dupla), em geral os ácidos graxos encontrados na natureza possuem uma configuração cis.
· Quando possui uma insaturação há um dobramento nessa cadeia onde está essa ligação dupla.
· Se for trans: não tem o dobramento.
Os ácidos graxos saturados interagem com outras moléculas de ácido graxos = Interações de Van de Wars. 
Eles vão se interagindo um com o outro ´´empacotando´´ cada ácido graxo tem vários ácidos graxos em volta dele, fazendo interações de Van de Wars (dipolo inst. - dipolo induzido)
Na figura d) mostra interações entre ácidos insaturados e saturados, observamos que em decorrência desse dobramento dos ácidos graxos e assim diminuí a superfície de contato de um ácido graxo com outra. 
Diminui assim o número dessas ligações de Van der Wars: nas ligações saturadas tem um número bem maior dessas ligações.
Ao mudar o estado físico de uma molécula, você separa as ligações entre os ácidos graxos. Exemplo: temperatura, você fornece energia e essa energia afasta, passando do estado liquido para o vapor.
Tabelinha ´´Ponto de fusão dos ácidos graxos´´
O número que aparece antes dos dois pontinhos: número de carbono e após dois pontinhos: número de ligações duplas. O delta : fala a posição onde está a insaturação
1° tamanho: se tiver maior número de carbono = maior ponto de fusão por causa do aumento de carbono, aumentando assim a quantidade de ligação de Van der Wals entre uma ligação e outra.
2° insaturações: se tiver insaturações = menor ponto de fusão, por causa dos ´´dobramentos´´ que dificultam a interação com os outros ácidos graxos.

Continue navegando