Buscar

Questões Escrituário Mercado Financeiro - Noções Gerais, Parte1

Prévia do material em texto

A respeito do que se pode entender sobre o disposto no Guia de Conduta Ética do Sistema Financeiro Banestes acerca do Relacionamento com os Concorrentes, deve-se considerar os padrões de conduta que seguem:
I A competitividade não deve, de modo algum, existir, mantendo-se, assim, um relacionamento pautado na civilidade.
II A obtenção de informações não deve, de modo algum, dar-se de maneira ilícita, mas transparente, preservando-se o sigilo dessas informações.
III As informações devem ser fidedignas e disponibilizadas por meio de fontes autorizadas.
Está CORRETO o exposto em:
A
II e III, apenas.
B
I, apenas.
C
II, apenas.
D
I e II, apenas.
E
I, II e III.
A ) II e III APENAS
Em relação ao trade-off entre o risco e o retorno, bem como aos processos decisórios e de gerenciamento de riscos inerentes à teoria das carteiras, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I O retorno esperado sobre o investimento é o valor médio de sua distribuição de probabilidade de retornos.
II Quanto menor a probabilidade de que o retorno atual esteja bem abaixo do retorno esperado, maior o risco isolado associado a um ativo.
III O investidor médio é avesso ao risco, o que significa que ele deve ser compensado por manter ativos com risco.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
A
V, F e F.
B
F, V e V.
C
F, V e F.
D
V, V e F.
E
V, F e V.
Trade off, trade-off ou tradeoff é uma expressão que define uma situação em que há conflito de escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto.
Trade off é uma decisão entre custos e benefícios. O ato de escolher uma coisa em detrimento de outra.
Quando falamos de investimento, o principal trade off que um investidor realiza é o risco x retorno. No geral, quanto
maior o retorno, maior o risco. Quando saímos da renda fixa e entramos na renda variável, estamos enfrentando um trade off. Estamos trocando a menor incerteza (volatilidade) e menor retorno por mais incerteza (volatilidade) em busca de maior retorno. Isto é trade off.
Letra: E
Quando o contratante recebe à vista pela cessão para as empresas de fomento mercantil dos seus direitos creditícios, gerados pelas vendas de seus produtos ou pelos serviços realizados, arca com um diferencial financeiro entre o valor de face e o de aquisição, denominado
A
fator de compra.
B
diferencial de custo.
C
fato gerador.
D
desconto nominal.
E
spread.
Gab. A
Trata-se de operação realizada por factoring, à qual se aplica fator de compra para cálculo do desconto a ser pago pelo título à vista.
 Uma instituição financeira capta recursos a taxas pós-fixadas e aplica-os no mercado financeiro a taxas prefixadas. Esse descasamento entre ativo e passivo atingiu em junho de 2018 o patamar de R$ 100 milhões, sujeitando a instituição a um risco de mercado relacionado a eventuais variações desfavoráveis no valor de mercado das taxas de juros. 
Com referência a essa situação hipotética, julgue o seguinte item.
Uma forma de a instituição financeira proteger-se do risco de mercado gerado pelo descasamento de ativos e passivos é recorrer ao mercado futuro de taxas de juros, que costuma ser operado em bolsas de valores por meio de contratos padronizados sujeitos a mecanismos que se propõem a reduzir os riscos da operação, como a margem de garantia e os ajustes diários.
C
Certo
E
Errado
Certo
1.1. Risco de Variação das Taxas de Juros Uma instituição financeira está exposta ao risco de variação de taxas de juros quando trabalha descasada de prazos entre seus ativos (aplicações) e passivos (captações). Admita, por exemplo, uma instituição financeira que tenha aplicado $ 100 milhões na concessão de créditos com prazo de dois anos. Para financiar estes ativos, o banco captou o mesmo montante de $ 100 milhões com prazo de resgate de um ano.
Em todo processo de tomada de decisão é essencial verificar e analisar o comportamento (valor) do dinheiro ao longo do tempo. Assim, NÃO se pode afirmar que
A
as taxas de juros se referem sempre a uma unidade de tempo e podem ser representadas equivalentemente de duas maneiras: taxa percentual e taxa unitária.
B
na capitalização de juros, simples ou composto, a taxa proporcional é sempre igual à taxa equivalente de juros.
C
o uso de juros simples restringe-se principalmente às operações praticadas no âmbito do curto prazo.
D
a capitalização contínua se processa em intervalos de tempo bastante reduzidos – caracteristicamente em intervalo de tempo infinitesimal.
E
as principais questões básicas que a Matemática Financeira procura responder estão voltadas para a relação dinheiro e tempo.
Resposta: B
Taxa Proporcional: As taxas de juros proporcionais são aquelas aplicadas a capitalização simples (juros simples) onde a divisão de uma taxa por períodos menores irá apresentar dentro da soma dos períodos a mesma soma. Simplificando, para a obtenção de uma taxa mensal de um investimento que rende 10% ao ano, simplesmente dividimos os 10% pelos 12 meses verificando então uma taxa proporcional de 0,833% ao mês.
Taxa Equivalente: As taxas equivalentes irão produzir um mesmo montante que a outra operação, porém com períodos de capitalização diferente da taxa original. o investimento que rende 10% ao ano, tem uma taxa equivalente de 0,797415% a.m.
(No cálculo da taxa equivalente de juros compostos (anual para mensal) tira-se a raiz de 12 (do período de 12 meses), da taxa anual de 10% + 1 ou em termos unitários 10/100 = 0,1 + 1 = 1,1 e desse valor (1,1) a raiz de 12. Com o resultado (1,007974) subtrai-se de 1 (ficando 0,007974) e multiplica-se por 100 para retornar a taxa percentual de 0,7974% a.m.)
Pra calcular a taxa equivalente anual de juros compostos a partir da taxa mensal basta fazer o caminho de volta: divida a taxa percentual mensal por 100, para achar a taxa unitária de 0,00797415. Soma-se 1 dessa taxa ficando igual a 1,00797415 e eleva ela a potência de 12. Nesse caso fica 1,00797415 elevado a 12 = 1,10. Subtrai de 1 novamente ficando igual a 0,10 e multiplica-se por 100 chegando a taxa percentual de 10% a.a.

Mais conteúdos dessa disciplina