Buscar

APRESENTAÇÃO DE GENETICA

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Goiás 
Curso: Biomedicina
Disciplina: genética
Professor: Dr. Rodrigo Roncato Pereira
POLIMORFISMOS GENÉTICOS E IDENTIFICAÇÃO HUMANA 
DNA COMO PROVA FORENSE
Aluna: 
Renata marques 
Polimorfismos (VNTR)
	Os VNTRs (do inglês, Variable Number of Tandem Repeats) são 
seqüência curtas de bases que ocorrem em números variáveis dentro 
do grupo de repetições in tandem (MUNIZ & SILVA, 2010). 
O número de repetições encontradas varia de um local para outro dentro do 
genoma, e também varia entre indivíduos, podendo assim ser diferenciados 
pelo comprimento de sequência VNTR do DNA (DOLINSKY & PEREIRA, 
2006).
As VNTS consiste na sequencia nucleotídicas repetida.
 Região especifica do genoma, alguns indivíduos repetem 5 vezes e outros 6, 7, 8 e 9 conforme o exemplo abaixo sequencia CAG: 
STRs
 
 (Short Tandem Repeats)
 Conceitos
Os STRs ou microssatélites se baseiam em nucleotídeos alinhados de maneira sequencial em diferentes locus de um cromossomo.
É um tipo de polimorfismo ao qual é determinado por arranjos em sequências que apresentam múltiplas repetições de pequenos trechos de nucleotídeos, sendo esses capazes de determinar diferentes variações genéticas pelo número de unidades de STRr repetidas nos genes de cada individuo.
É muito empregado na genética Florence, por trazer resultados satisfatórios mesmo em amostras que apresentem apenas resquícios de DNA.
 STRs ( short Tandem Repeats)
Os microssatélites tendem a mostrar variação nas repetições de nucleotídeos, devido a diversidade observada em diferentes locus de um cromossomo acerca da quantidade de repetições apresentadas por marcadores de STRs.
Os STRs mais informativos podem apresentar mais de uma dezena de alelos diferentes, sendo que cada alelo conterá um número especifico de cópias da unidade de repetição em questão, sendo assim esse fator causará uma maior variação devido ao numero de repetições acarretadas pelas unidades repetidas contidas no DNA. 
 STRs ( Short Tandem Repeats)
Os STRs mais polimórficos grande poder de discriminação (probabilidade de que dois indivíduos selecionados aleatoriamente possuam genótipos distintos), e baixa probabilidade de mach ( probabilidade de que dois indivíduos selecionados aleatoriamente possuam genótipos idênticos).
 STRs na genética Florence
Devido a essas características relacionadas a variabilidade genética de indivíduos, os marcadores se tornaram uma importante arma de investigação na genética Florence por apresentar bons resultados em meio a investigações criminais acerca se resquícios de DNA deixados por um suposto criminoso.
 STRs na genética Florence
O FBI após estudos sobre a variabilidade dos STRs, selecionou um conjunto de 13 STRs que passaram a compor o sistema CODIS, sistema esse que apresenta probabilidade de match de aproximadamente 1,7 x 10-15, e probabilidade de ocorrência acerca de perfis compostos de genótipos frequentes de 1 a cada 160 bilhões, sendo assim esse modelo garante que cada individuo mundial apresente um marcador de genético polimorfo exclusivo.
O sistema CODIS americano é um sistema que conta com um banco de dados de 8 milhões de perfis genéticos.
SNPs (Polimorfismos de nucleotídeo único) 
Disponível em: https://voer.edu.vn/file/20178
 Afeta somente uma base
Adenina (A)
Timina (T)
Citosina (C)
Guanina (G)
Pode ser 
Substituído
Excluído
Adicionado
Pode acarretar 
Mudanças Morfológicas
Influenciar a resposta dos organismos
Disponível em: http://docplayer.com.br/docs-images/32/15620764/images/7-0.png
Obrigada!

Continue navegando